FT - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
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- «Abrir o livro da experiência»: afetividade, sexualidade, géneroPublication . Martins, António
- Adoração e liturgia: a centralidade do agir de DeusPublication . Costa, Bernardino
- Adorar (a) Deus em Espírito e VerdadePublication . Couto, António
- Algumas reflexões sobre a dor: Santo AgostinhoPublication . Martins, Maria Manuela Brito
- Alguns aspectos heuríticos relativos à obra Frei Manuel do cenáculo de Francisco da Gama CaeiroPublication . Martins, Maria Manuela Brito
- A Aliança do Sinai como núcleo lógico-teológico central do Antigo TestamentoPublication . Couto, António José da Rocha
- Ângelo Ribeiro (1886-1939) e a escola do PortoPublication . Martins, Manuela Brito
- Antropologia e estética no pensamento português (1850-1960)Publication . Castro, José Acácio
- Aos jovens, sobre como tirar proveito da literaturaPublication . Cesareia, São Basílio de; Vasconcelo, Miguel Cabedo eO grande São Basílio de Cesareia mostra bem que quanto mais nos aproximamos das origens do cristianismo melhor percebemos o que pode ser o seu futuro. Por isso, este livro, que Miguel Cabedo e Vasconcelos cuidadosamente traduziu, é uma preciosa bússola ao nosso alcance. José Tolentino Mendonça A teologia habita o território da palavra. Ela é diálogo e tradução. Eis porque, neste seu estudo, Miguel Cabedo e Vasconcelos nos conduz ao âmago do que é teologar: ao diálogo com a atualidade do passado da tradição cristã e à tradução que permite coisa rara entre nós escutar Basílio de Cesareia em português; mas também ao decisivo diálogo teológico e cristão com todas as literaturas e culturas e à tradução do humano que nestas também superiormente se diz. Um estudo que é, verdadeiramente, um contributo. Alexandre Palma Podemos, finalmente, ler em versão e edição portuguesas, o Discurso aos jovens de São Basílio que, sem ser a sua opera magna, é uma das mais importantes da literatura patrística. Tal relevância advém sobretudo do facto de assinalar um momento decisivo no diálogo do Cristianismo com a cultura antiga e no acolhimento definitivo dos saberes que dizem respeito à humanidade (studia humanitatis) ou saberes com que é costume formar os jovens para serem homens (Cícero, Pro Archia, 4, 5-6), no seio do cristianismo e, por esta via, na posterior tradição humanista. Não admira, pois, que, cada vez que a humanidade atravessou períodos críticos, a obra Ad Adolescentes foi mais lida e estudada. E merece sê-lo, de novo. Isidro Pereira Lamelas Num tempo em que a cultura helénica chegava ao seu termo, já longe dos tempos áureos de Atenas, Basílio de Cesareia nota que os jovens cristãos de então são chamados, na sua formação escolar, a tomar uma posição ética diante dos clássicos da literatura grega. Apercebendo-se, por outro lado, de que o cristianismo não tem ainda a envergadura cultural necessária para se afirmar num tal contexto, propõe o discurso que esta obra apresenta e estuda, focando-se na questão do discernimento, noção indispensável para tirar proveito da literatura profana. Numa das suas mais geniais intuições, Basílio torna-se, com este discurso, um dos protagonistas da incorporação da cultura helénica no cristianismo, nomeadamente da paideia grega, e da correspondente cristianização do helenismo.
- As aparições de Fátima na recomposição do catolicismo português – Do contexto ao reconhecimento eclesialPublication . Abreu, Adélio Fernando