IGOS - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IGOS - Documentos de Conferências / Conference Objects by Subject "Avaliação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveisPublication . Figueira, Ana Paula Couceiro; Ribeiro, Célia; Campos, Sofia; Pinto, Maria AntoniettaA consciência metalinguística é caracterizada por muitos autores como uma capacidade cognitiva de refletir e analisar intencionalmente os componentes estruturais da linguagem, sua natureza e funções. A evidência de correlações positivas entre a consciência metalinguística e as habilidades de leitura e escrita fez com que essa questão fosse objeto de numerosas investigações, dada sua relevância pedagógica e implicações educacionais. Nesta linha de pensamento, houve a necessidade de encontrar estratégias válidas para avaliação e intervenção. Pretendemos operacionalizar o constructo consciência metalinguística e apresentar três testes (Testes de Habilidades Metalinguísticas), testes ou recursos que permitam analisar essa competência. Dado que consideramos esta capacidade importante e passível de promoção desde a infância, a proposta oferece ferramentas para três grupos etários diferentes: para crianças, THAM1 (de 4-6 anos jardim para a transição de crianças para a escola o 1º ciclo da educação básica) para adolescentes, THAM-2 (para crianças dos 9 aos 13 anos de idade 1 transição para o 3º ciclo) e para adultos, THAM-3 (para adolescentes e adultos, na transição do ensino secundário para o superior). Esses recursos são adaptações para o português europeu do MAT (Teste de Habilidade Metalinguística), original na versão italiana, de autores internacionalmente reconhecidos, com versões em várias línguas, disseminadas em todo o mundo, inclusive por meio de um projeto europeu, o MATEL. Ao nível nacional, eles já estão em circulação, pela publicação de um livro, e há várias investigações.
- Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveisPublication . Figueira, Ana Paula Couceiro; Ribeiro, Célia; Pinto, Maria Antonietta; Campos, SofiaWe intend to operationalize the construct metalinguistic awareness and present three tests (THAMs, tests of metalinguistic abilities), tests or resources that allow to analyze this competence. Given that we consider this capacity important and amenable to promotion from childhood, the proposal offers tools for three different age groups: for children, THAM-1, for adolescents, THAM- 2 and for adults, THAM-3. These resources are adaptations to the European Portuguese of MAT's, original in Italian version, of internationally recognized authors, with versions in several languages, worldwide disseminated, even by way of a project European, MATEL. At the national level, they are already in circulation, by the publication of a book, and there are several investigations.