FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Subject "3rd cycle basic education"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino BásicoPublication . Magalhães, Andreia Maria Beça; Alves, José Joaquim Ferreira Matias; Andrade, António Manuel Valente deImpulsionada pelas inovações tecnológicas que emergem diariamente, a sociedade tem-se tornado cada vez mais digital e interligada, fazendo com que as tarefas diárias sejam mais fáceis, rápidase progressivamente mais automáticas. A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitandoações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Estes cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento das aprendizagens. Neste contexto, reconhecendo na Internet das Coisas uma mais valia para fazer evoluir o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige do aluno um papel mais ativo, a escola poderátirar partido das possibilidades que esta oferece, pois torna a sala de aula um espaço “aberto” onde as limitações físicas não são relevantes para a interpretação do meio envolvente. Logo, dá suporte a uma aprendizagem ativa baseada em casos, Case-Based Learning(CBL), do mundo real, através da exploração de assuntos que vão ao encontro dos interesses e ao contexto dos alunos e da sua comunidade. Para tal, o meio/objeto em estudo será monitorizado e os alunos poderão, depois de analisar os dadosintegrando saberes multidisciplinares, atuarem sobre o meio/objeto no controlo das variáveis, em tempo real e com constante atualização. Como resultado do exposto, recorreu-sea uma metodologia mista para se estudar se a Internet das Coisas tem efeitos na organização do ensino, na consecução das aprendizagens e na promoção de abordagens interdisciplinares na área de ciências no 3.º ciclo do ensino básico.Para tal, utilizou-se como instrumentos para recolha de dados, inquéritos aos alunos e entrevistas focus groupaos professores, baseados na metodologia TAMe no trabalho de alguns autores, questionários aos alunos sobre conteúdos e observação contínua dos participantes, registada em diário de bordo.O que permitiu verificarquea Internet das Coisas foi aceite por alunos e professores, pois consideram que esta proporciona uma aprendizagemativa, interativa, motivadora, centrada no aluno, na qual este terá de aplicar os seus conhecimentos para resolver problemas do mundo real. Mostra-se ainda como um ambiente de aprendizagem significativa, que desenvolve o pensamento analítico e valoriza asdiferentes disciplinastraz benefícios ao desenvolvimento dos alunos e conduz a maior autonomia na aquisição de conhecimentos.