DEGCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing DEGCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Subject "Abandono escolar"
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- Os alunos nos cursos vocacionais : interpretações, motivações e expetativasPublication . Gamboa, Sandra Marisa Trindade Marques; Ribeiro, Célia dos PrazeresPassadas cerca de quatro décadas da democratização da escola o insucesso e o abandono escolar precoce assumem um lugar de destaque na preocupação de todo o sistema educativo. Em resposta, e para diferentes níveis de ensino, os atores políticos delinearam para o sistema de ensino português os Cursos Vocacionais. Estes, assentes numa modalidade formativa que complementa o domínio teórico com o domínio prático em contexto escolar e, simultaneamente, empresarial dão cumprimento à escolaridade obrigatória, permitem o prosseguimento de estudos e capacitam os jovens nos níveis científico, cultural e de natureza técnica, prática e profissional. A presente investigação, centrada no aluno, procura, no âmbito dos cursos vocacionais de 3º ciclo, conhecer as interpretações, identificar as motivações e caracterizar as expetativas dos cursos vocacionais de 3º ciclo. Desenvolve-se, utilizando uma metodologia quantitativa, em duas escolas portuguesas de diferente tipologia, mas com a caraterística comum de integrarem cursos vocacionais, não para comparação das duas escolas mas para um processo de complementaridade. O instrumento de recolha de dados foi um questionário construído para o efeito e aplicado a uma amostra constituída por 60 alunos. Os resultados obtidos, revelam a retenção, resultante de múltiplos fatores, como elemento chave para o ingresso em cursos vocacionais. Identificam os amigos, colegas, vizinhos e familiares como determinantes, quer na divulgação quer na influência pela escolha desta oferta formativa em detrimento dos agentes educativos, psicólogos, diretores de turma e professores. Caraterizam as atuais práticas e comportamentos, evidenciando melhorias, quer nos domínios sociais quer nos domínios cognitivos, e traduzem elevados índices de satisfação com a frequência do curso. Assinalam a recuperação escolar dos jovens evidenciando como projetos de futuro a continuação do seu desenvolvimento formativo.
- Os cursos profissionais nas escolas públicas : o perfil dos alunos e as práticas pedagógicasPublication . Esteves, Susete Maria Soares; Ribeiro, Célia dos PrazeresA expansão significativa, na última década, dos cursos profissionais como oferta educativa nas escolas públicas tem suscitado algum desconforto. Por um lado, os alunos que frequentam esta modalidade de ensino apresentam, na sua maioria, baixos índices de interesse e motivação pelo estudo. Por outro, os docentes mostram-se resistentes em adequar as práticas pedagógicas a este grupo de jovens. A investigação desenvolvida teve como objetivo principal analisar o perfil e a trajetória escolar dos alunos, assim como as práticas pedagógicas docentes desenvolvidas em dois contextos escolares geográficos distintos, numa zona rural e num grande centro urbano. Utilizámos uma metodologia de natureza mista, com questionários aplicados a 117 alunos e entrevistas semiestruturadas efetuadas a 4 docentes. As conclusões obtidas evidenciam que o perfil dos alunos é influenciado pelo ambiente social onde estão inseridos, nomeadamente pelas caraterísticas económicas, culturais e sociais da família. As caraterísticas individuais dos jovens, o grau de empenhamento e interesse, são também fatores passíveis de influenciar as suas atitudes perante a escola. De um modo geral, os alunos que frequentam cursos profissionais descendem de famílias com baixos níveis económicos e culturais, evidenciam um percurso escolar marcado pelo insucesso e mostram-se pouco motivados para o estudo. Quanto às práticas pedagógicas, constatámos que os docentes ainda desenvolvem um trabalho muito voltado para si próprios. Contudo, reconheceram que um trabalho reflexivo e colaborativo influencia positivamente as práticas docentes. Para reverter o panorama atual nesta modalidade de ensino, é imperativo a renovação e adequação das práticas pedagógicas ao perfil de cada aluno e, ao mesmo tempo, o incentivo e reforço das suas aptidões, para a obtenção do sucesso escolar.