DEGCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DEGCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Subject "1º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da animação sociocultural para o desenvolvimento pessoal e social de alunos com Necessidades Educativas Especiais no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Vilardouro, Catarina Ferreira; Ribeiro, Célia; Simões, CristinaO presente estudo tem como objetivo analisar o contributo da animação sociocultural (ASC) para o desenvolvimento pessoal e social de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), no 1º ciclo do ensino básico. A ASC está dotada de um conjunto de fundamentos teóricos, de métodos e de práticas, aplicados a objetivos da realidade social, potenciando momentos de recreação e lazer junto de alunos com estas características. Nesta investigação pretendemos, também, realçar o papel do animador sociocultural na intervenção com estes alunos, no 1º ciclo do ensino básico. Neste sentido adaptamos um questionário dirigido a docentes de educação especial (EE), total de 100, que se encontravam a lecionar em escolas do mesmo nível de ensino, de forma a analisar o seu contributo. Com base nos dados obtidos é possível concluir que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social dos alunos com NEE, pois é o local onde se adquirem regras, responsabilidades, formas de executar as tarefas do dia-a-dia, a ler, a escrever e a preparar-se para a inserção no mundo profissional, podendo a ASC dar o seu contributo. Verificamos que o papel do animador sociocultural é considerado importante, tendo estes técnicos uma influência na motivação, no desenvolvimento das potencialidades criativas e da socialização, apoiando na promoção do sucesso na escola e na vida social.