FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Subject "1º Ciclo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O trabalho colaborativo assente na utilização de ferramentas TICPublication . Gomes, Toni da Silva; Lagarto, José ReisNa actual sociedade da informação e da comunicação, cheia de mudanças tecnológicas capazes de afectar as mais distintas áreas sociais e profissionais, é essencial aprender continuamente e durante toda a vida para se poderem aproveitar as oportunidades que essas mudanças acarretam. Visando ultrapassar as barreiras espácio-temporais, actualmente e cada vez mais no futuro, a aprendizagem ao longo da vida basear-se-á na pesquisa e na partilha de conteúdos online. De um estudo individualista e solitário caminha-se para um paradigma de colaboração entre indivíduos com interesses comuns. Nesta nova forma de construção do conhecimento, as novas ferramentas tecnológicas desempenham um papel fundamental ao permitirem a utilização, recombinação e armazenamento de grandes quantidades de informação. No entanto é interessante saber se existem vantagens na introdução das tecnologias informáticas ao nível da aprendizagem e da colaboração entre alunos nos primeiros anos da aprendizagem formal e de que modo é que essas vantagens se processam. Por outro lado, é fundamental a percepção que os intervenientes no processo educativo têm acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de sala de aula. Neste trabalho de investigação qualitativa, inserido no Mestrado de Ciências da Educação – Especialização em Informática Educacional, abordando-se temas como a aprendizagem, as TIC e o trabalho colaborativo, procurou averiguar-se acerca das potencialidades das ferramentas informáticas enquanto promotoras de aprendizagens colaborativas no 1.º Ciclo. Após a revisão da literatura e com o objectivo de responder à questão de investigação pré-estabelecida, reuniram-se informações através da observação directa dos alunos em contexto de sala de aula e da aplicação de entrevistas aos discentes e às professoras. Analisados e relacionados os dados recolhidos, este estudo evidencia que as TIC influenciam positivamente a motivação para a aprendizagem, promovem o trabalho colaborativo em grupo e contribuem para a apreensão de regras sociais.