FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- A meritocracia escolar no 1º ciclo : interpelações às aprendizagens, bem-estar e justiçaPublication . Moreira, Agostinho Coelho; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA sociedade de hoje vive numa contínua busca de melhor e dos melhores. As escolas, enquanto ecossistemas da sociedade, também apresentam um dinamismo onde o mérito é valorizado e premiado. O ensino privado tende a fomentar ainda mais este culto do mérito. No entanto, onde há a valorização daqueles que se distinguem pela excelência, há também um “esquecer” de muitos outros que não conseguem atingir esse nível meritório, segundo os padrões pré-definidos. A pedagogia salesiana considera que “A Educação é assunto do Coração” e propõe uma educação integral que vai para além do conhecimento académico que resulta numa relação afetiva entre educador e educando. A presente investigação procurou perceber, praticamente desde o início do percurso escolar, se a cultura do mérito é promotora de mais e melhores aprendizagens para todos os alunos e se também tem efeitos na perceção do bem-estar e da justiça. A investigação foi realizada num contexto concreto (grande colégio privado, habitualmente no top 10 do ranking nacional de escolas do secundário) e numa faixa etária determinada (alunos do 3º e 4º anos de escolaridade). Além da perspetiva dos alunos sobre os quadros de mérito, o presente trabalho procurou, também, a perceção dos pais sobre este assunto, uma vez que eles são um elemento muito importante em todo este processo e, não esquecendo a centralidade o professor, procurou-se perceber o que estes pensam sobre a temática. Por fim procurou-se perceber como esta prática se articula com a Proposta Educativa das Escolas Salesianas. Tratou-se de um estudo de caso intrínseco com uma abordagem qualitativa combinada com uma abordagem quantitativa. A abordagem qualitativa, através de focus group, foi usada com os alunos e professores e a abordagem quantitativa, através de inquérito, foi aplicada aos alunos e pais. A recolha de todos estes dados decorreu no 3º período do ano letivo 2023-24 e abrangeu um universo de 176 alunos (88 alunos do 3º ano e 88 alunos do 4º ano), os seus pais e professores. Os resultados mostram que, tal como na sociedade, a cultura meritocrática divide as pessoas. São muitos os que a valorizam (porque beneficiários dela), outros muito críticos pelas consequências. Para as escolas e em concreto para a Escola Salesiana onde o estudo foi realizado, são propostas medidas que têm como objetivo minimizar as consequências negativas desta cultura meritocrática, em especial na pedagogia, na relação pedagógica e na classificação/avaliação dos alunos. Esta dissertação é constituída por dois volumes, a dissertação em si e um segundo volume com os anexos.