R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Subject "1st year of higher education"
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- O (in)sucesso escolar no 1º ano dos cursos de licenciatura em Engenharia em Angola : realidades, complexidades e possibilidades segundo a perceção de professores e alunosPublication . Tumbula, Samuel Helena; Azevedo, Manuel Joaquim Pinho Moreira de; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraA democratização das sociedades e do ensino no século XX trouxe como consequência a massificação do ensino nos vários níveis do sistema escolar. No ensino superior esta realidade manifesta-se através da presença de um público cada vez mais crescente e heterogéneo e duma universidade que se mostra algo desadaptada para acompanhar alunos com perfis socioeconómicos, culturais e académicos diferenciados, com diferentes ritmos de aprendizagem, e muitos deles com percursos escolares marcados pelo insucesso escolar. Nesta conformidade a presente investigação visou analisar os fatores determinantes do insucesso e sucesso escolar no 1º ano dos cursos de engenharia segundo a perceção dos professores e alunos de instituições do ensino superior de Angola. Foi utilizada uma metodologia mista. Destarte, foi aplicado um questionário sobre o sucesso e insucesso escolar a 23 professores de vários cursos de engenharia (91% homens e 9% mulheres) e a 491 alunos (76% homens e 24% mulheres) do 1º ano de engenharia. Para gerar informações de natureza qualitativa e favorecer a triangulação de dados, entrevistaram-se também 10 professores (70% homens e 30% mulheres) que lecionavam no 1º ano dos cursos de engenharia, sobretudo professores que lecionavam unidades curriculares com elevados índices de insucesso escolar, e foram organizados 6 focus group com 64 estudantes (63% homens e 37% mulheres) que estavam na condição de repetentes de uma ou mais unidades curriculares do 1º ano dos cursos de engenharia em Angola. Os fatores de insucesso e sucesso escolar no 1º ano de engenharia identificadas pelos professores e alunos estão relacionados com os professores, os alunos, a instituição de ensino e as políticas educativas. Os resultados deste estudo apontam para discordâncias significativas entre professores e alunos sobre os fatores de insucesso escolar no 1º ano dos cursos de engenharia, sendo que os professores tendem a externalizar as causas do insucesso escolar atribuindo a grande parte da responsabilidade aos alunos. Os alunos, por seu turno, parecem identificar como responsáveis do insucesso escolar os dois atores do processo de ensino-aprendizagem, o aluno e o professor. Segundo as perceções dos professores e alunos, as causas do insucesso escolar na esfera dos professores prendem-se essencialmente com as estratégias ineficazes de ensino, a avaliação de cariz sumativa, o distanciamento do professor em relação aos alunos, a inflexibilidade curricular e o défice de formação dos professores; na esfera dos alunos, as causas do insucesso estão relacionadas com o rendimento académico prévio, a falta de motivação intrínseca, o baixo envolvimento do estudante, a transição e adaptação ao ensino superior e as dificuldades sociais e económicas dos alunos; na esfera da instituição de ensino e políticas educativas, temos a falta de visão da liderança, os desajustes curriculares, a língua de ensino, o desajuste entre o curso frequentado no ensino superior e o projeto vocacional do estudante e a superlotação das turmas. Quanto aos fatores de sucesso escolar dos alunos no 1º ano dos cursos de engenharia os dados apontam para uma aproximação de perceções entre professores e alunos. Na esfera dos professores, os fatores de sucesso escolar estão relacionados essencialmente com o facto de ter professores que podem inspirar os alunos e as competências pedagógicas dos professores; na esfera dos alunos, os fatores de sucesso escolar prendem-se com um maior envolvimento do estudante (independentemente das bases que ele possa ter no início do curso superior), a motivação intrínseca, a maturidade, a orientação vocacional e a capacidade de raciocinar logicamente. Contudo, uma preparação académica anterior consistente e ligada à área ou curso de formação superior parece influenciar bastante na aprendizagem e no desempenho académico dos alunos no 1º ano dos cursos de engenharia; na esfera da instituição de ensino e das políticas educativas a promoção do sucesso escolar requer uma maior atenção na flexibilização curricular (diferenciação pedagógica), a tutoria, a formação dos professores e o apoio social. Foram analisadas e discutidas as implicações destes resultados nas práticas educativas e sugeridas pistas de reflexão para investigações futuras no âmbito da promoção do sucesso escolar no 1º ano do ensino superior.