R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Subject "16th century"
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- Vasco Fernandes : do mito à realidade material : estudo da técnica pictórica para a conservaçãoPublication . Soares, Bárbara Sofia Campos Maia e Carvalhinho; Calvo, Ana; Candeias, António; Frade, José CarlosEste trabalho analisa os materiais, caracterizando as técnicas de execução de quarenta e nove pinturas sobre madeira associadas ao mestre da Escola de Viseu, Vasco Fernandes, pintor que viveu e trabalhou durante, pelo menos, quarenta anos (1501-1542) associado a essa cidade. Num total de cinquenta e três obras consideradas – analisadas e amostradas -, distribuídas pelos distritos de Viseu, Coimbra, Porto, Braga, Bragança e Évora, este núcleo aqui em estudo foi analisado in situ sob vários tipos de radiação, entre as quais reflectografia de infravermelho e radiografia. Recolheram-se micro-amostras que foram, por um lado, montadas em cortes estratigráficos e examinadas com microscopia óptica, por outro lado, analisadas por μ-FTIR, SEM-EDS, HPLC, Py-GC-MS e μ-Raman. Identificaram-se cargas, aglutinantes, pigmentos e corantes das camadas de preparação, do desenho subjacente e dos estratos de cor, caracterizando-se a técnica de execução, a nível dos estratos pictóricos, destas pinturas. Os materiais usados inserem-se na prática nacional coetânea. As preparações, ora em carbonato de cálcio, ora em sulfato de cálcio, aglutinadas em adesivo proteico foram, recorrentemente, sobrepostas por uma imprimitura sob a qual (na sua existência) tinha sido realizado o desenho subjacente, executado com carvão vegetal. Analisou-se um aglutinante de base oleosa nos estratos de cor, distinguido como sendo óleo de linho, e identificaram-se os pigmentos branco de chumbo, o amarelo de chumbo e estanho, ocres, o vermelhão, a azurite, carvão vegetal e, nas lacas vermelhas, os corantes extraídos da cochinilha e garança, detectados em algumas velaturas, essencialmente. Os resultados obtidos veiculam um novo conhecimento sobre a oficina de Grão Vasco, possibilitando futuras comparações, evidenciando os materiais e as técnicas da execução pictórica do seu processo criativo e construtivo, que determinam os pontos de contacto e de diferenciação entre estas pinturas.