R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Subject "16th -18th centuries"
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- Relicma : o conjunto de relicários do santuário do convento da Madre de Deus (Lisboa). História, tecnologia, conservação e valorizaçãoPublication . Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Pais, Alexandre; Barata, Carolina; Camarneiro, NunoEsta trabalho debruça-se sobre uma coleção de 42 bustos-relicários provenientes do coro-alto da Igreja do Convento da Madre de Deus, em Xabregas, Lisboa, que se destaca pela sua qualidade artística, e por estar preservada, aparentemente na totalidade, por bustos produzidos entre os séc. XVI e XVIII. A nossa investigação procurou conhecer a coleção através de uma metodologia multidisciplinar que englobou a análise histórico-artística, o estudo iconográfico e a análise técnica e material. O estudo técnico e analítico teve como objetivo compreender se a esta tipologia escultórica estaria associada uma técnica própria, ou se seguiria as recomendações da época para esculturas sobre madeira dourada e policromada, e pretendeu balizar cronologicamente a produção das obras. O que os resultados sugerem é que as técnicas e materiais utilizados são os mesmos das recomendações dos tratados artísticos da época e de obras do mesmo período. De uma forma sucinta e geral, as camadas cromáticas são constituídas por preparações à base de sulfato de cálcio aglutinadas em adesivos proteicos, bolos constituídos por minerais argilosos como a caulinite, também aglutinados em adesivos proteicos e folhas de ouro de elevada quilatagem. Nas camadas cromáticas foi identificada uma ampla paleta constituída por branco de chumbo, vermelhão, azurite, mínio, hematite, auripigmento, massicote, amarelo de chumbo e estanho, malaquite, verdigris, azurite, índigo, esmalte, umbra, negro de carvão, realgar. auripigmento e azul da Prússia. O estudo hagiográfico e iconográfico permitiu a divisão por grupos iconográficos, associados à prática devocional própria do convento, no qual o culto das relíquias foi de grande relevância. Foram identificados seis grupos: o da “Primeira Família”, o das virgens mártires, dos santos inocentes, dos franciscanos, o grupo dos 40 Mártires de Sebaste, o grupo dos Papas, e um outro grupo, no qual foram incluídos os bustos que não se enquadravam em nenhum dos restantes. A análise permitiu apoiar um levantamento de hipóteses para aquele que terá sido a narrativa original da coleção e que se perdeu com o tempo, fruto não só das várias remodelações que o convento sofreu ao longo dos anos, mas também da própria movimentação de peças dentro de um mesmo espaço religioso. Finalmente, com o objetivo de a preservar, mas também devolver o destaque que a mesma merece e aproximá-la daquele que seria o estado e brilho mais próximos do original, foi efetuado o tratamento de conservação e restauro da coleção, detalhado nesta tese.