R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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- Peer feedback : modelo de avaliação e desenvolvimento de competências metacognitivas nos estudantes de enfermagem : contributos para a supervisão clínicaPublication . Ferreira, António Manuel dos Santos; Araújo, Beatriz Rodrigues de; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasEm resposta às elevadas expectativas da sociedade, as Instituições de Ensino Superior (IES) deparam-se com a necessidade permanente de desenvolverem mecanismos que garantam a aquisição pelos estudantes de competências que permitam uma adequada integração na vida ativa, em resposta aos contextos profissionais em permanente mudança. Sendo o estudante o elemento central e nuclear no processo de ensino, aprendizagem e avaliação, torna-se necessário e fundamental refletir e analisar os processos educativos ao nível do ensino superior com vista a desenvolver e implementar um conjunto de métodos e estratégias que favoreçam o papel ativo do estudante para que possa autorregular o processo de aprendizagem. Neste sentido, o peer feedback no ensino superior tem sido definido como um dos métodos colaborativos onde o estudante assume um papel dinâmico, quer nos processos de ensino, aprendizagem, quer de avaliação, favorecendo o desenvolvimento de competências. Neste estudo, pretende-se aprender e analisar um modelo pedagógico com recurso ao peer feedback, pedagogicamente sustentado e que potencie a participação ativa do estudante quer na aprendizagem, quer na avaliação, identificando os contributos no desenvolvimento de competências metacognitivas nos estudantes de enfermagem em ensino clínico. Trata-se de um estudo de caso construtivista com recurso a multi- métodos em duas fases distintas: Fase 1 (F1) – Desenvolver e Modelar, relativos aos resultantes do 1o e 2o ciclos da Pesquisa-ação Participativa - PaP, seguida da Fase 2 (F2) – Validade/Viabilidade, relativos ao estudo quasi-experimental (Antes e Depois) de forma a validar os requisitos do modelo, a recetividade e possível compliance ao modelo pelos docentes e estudantes. Este estudo realizou-se nos anos de 2018 a 2021, numa Escola Superior de Saúde da Região Norte de Portugal Continental, integrando as unidades curriculares de Ensino Clínico dos 3o e 4o anos, do 1o Ciclo de Estudos do Curso de Licencatura em Enfermagem. O estudo integra os estudantes e docentes/supervisores clínicos das unidades curriculares em análise. Os resultados obtidos permitem apresentar um modelo de avaliação dos estudantes de enfermagem em ensino clínico, com recurso ao peer feedback, relevantes para o seu exercício profissional futuro, com foco nos mecanismos de autoconhecimento, autorreflexão e autorregulação, de comunicação e relação interpessoal promotores do trabalho em equipa. Foram identificadas características requeridas na implementação do peer feedback das quais se destacam a capacitação de estudantes e docentes/supervisores clínicos, e a “Guideline de Implementação: Peer feedback” enquanto recurso de suporte e apoio. Foi ainda evidente o envolvimento das estruturas cientifico-pedagógicas na orientação para políticas educativas alinhadas com o paradigma de ensino centrado no estudante, através de um elevado grau de compromisso da comunidade académica na implementação do modelo. Em síntese, evidencia-se que a adoção de um modelo centrado no estudante e no seu processo de aprendizagem e avaliação na formação de enfermagem em contexto clínico, favorece um percurso académico de sucesso, possibilita o alinhamento das metodologias pedagógicas com os referenciais nacionais e internacionais na garantia da qualidade do ensino superior, e contribui de forma significativa para o conhecimento em enfermagem.