Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Crianças com asma e a intervenção de enfermagem na comunidadePublication . Santos, Matilde Batista e; Amado, João Daniel NevesAs doenças crónicas em particular as Doenças Respiratórias Crónicas (DRC), continuam a ser, em Portugal, uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, verificando se uma tendência crescente da sua prevalência. Sendo a asma uma doença crónica frequente na criança e na população adulta, a sua prevalência é a mais elevada entre a população infantil e juvenil. Assim, cabe ao Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública realizar a avaliação do estado de saúde da população, elaborar projetos adequados às necessidades reais identificadas, implementar intervenções e consequentemente, monitorizar e avaliar, cooperando na vigilância epidemiológica, de modo a produzir indicadores pertinentes à tomada de decisão. O presente documento consiste no culminar da unidade curricular de Estágio Final e na aquisição de competências de Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Assim, foi realizado um diagnóstico de situação assente na metodologia de planeamento em saúde, com o intuito de dar resposta ao objetivo definido: identificar as necessidades sensíveis aos cuidados de enfermagem dos utentes com diagnóstico de asma sem intervenção da UCC. Com aplicação e análise do formulário realizado de recolha de dados, identificaram-se 6 problemas e, após priorização, destacam-se dois deles: “Capacidade para gerir regime medicamentoso comprometida” e “Falta de conhecimento sobre a doença”. Tendo em conta os diagnósticos identificados, foram implementadas e sugeridas intervenções e produzidos indicadores para posterior avaliação das estratégias de ação. Este estudo veio realçar a necessidade de intervir de forma contínua nos utentes com doença crónica, com o intuito de melhorar a qualidade de vida destes utentes o, que, por sua vez deverá gerar ganhos na saúde da população.
- O papel moderador da idade na perceção de cumprimento do contrato psicológico, work engagement e satisfação geral com a vida : estudo no setor público portuguêsPublication . Gonçalves, Ângela Andreia Vieira; Lopes, Sílvia PereiraO presente estudo tem como objetivo testar a relação entre o cumprimento do contrato psicológico, o work engagement e a satisfação geral com a vida dos profissionais do setor público português. Adicionalmente, pretende-se verificar se existem diferenças nas variáveis em estudo em função da faixa etária. O presente estudo utilizou um desenho de pesquisa transversal de natureza quantitativa e uma amostragem não probabilística. A amostra foi constituída por 218 indivíduos, trabalhadores em organizações públicas portuguesas de diferentes setores. Os resultados obtidos permitem identificar que tanto a perceção de cumprimento do contrato psicológico, como o work engagement parecem variar em função da idade. Na perceção de cumprimento do contrato psicológico, foram encontrados níveis mais elevados no grupo etário dos mais jovens e mais baixos no grupo etário dos mais velhos. Quanto ao work engagement, os resultados indicam que são as pessoas com mais idade, as que apresentam maior engagement relativamente ao seu trabalho. Os resultados do estudo apontam também para a existência de uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre o cumprimento do contrato psicológico, o work engagement e a satisfação geral com a vida, o que nos indica que quanto maior a perceção do cumprimento do contrato psicológico, mais engagement no trabalho e mais satisfação geral com a vida. O mesmo se verifica com a variável work engagement, quanto mais engagement mais satisfação geral com a vida. As implicações destes resultados serão discutidas e as limitações do estudo são apresentadas.
- Peer feedback : modelo de avaliação e desenvolvimento de competências metacognitivas nos estudantes de enfermagem : contributos para a supervisão clínicaPublication . Ferreira, António Manuel dos Santos; Araújo, Beatriz Rodrigues de; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasEm resposta às elevadas expectativas da sociedade, as Instituições de Ensino Superior (IES) deparam-se com a necessidade permanente de desenvolverem mecanismos que garantam a aquisição pelos estudantes de competências que permitam uma adequada integração na vida ativa, em resposta aos contextos profissionais em permanente mudança. Sendo o estudante o elemento central e nuclear no processo de ensino, aprendizagem e avaliação, torna-se necessário e fundamental refletir e analisar os processos educativos ao nível do ensino superior com vista a desenvolver e implementar um conjunto de métodos e estratégias que favoreçam o papel ativo do estudante para que possa autorregular o processo de aprendizagem. Neste sentido, o peer feedback no ensino superior tem sido definido como um dos métodos colaborativos onde o estudante assume um papel dinâmico, quer nos processos de ensino, aprendizagem, quer de avaliação, favorecendo o desenvolvimento de competências. Neste estudo, pretende-se aprender e analisar um modelo pedagógico com recurso ao peer feedback, pedagogicamente sustentado e que potencie a participação ativa do estudante quer na aprendizagem, quer na avaliação, identificando os contributos no desenvolvimento de competências metacognitivas nos estudantes de enfermagem em ensino clínico. Trata-se de um estudo de caso construtivista com recurso a multi- métodos em duas fases distintas: Fase 1 (F1) – Desenvolver e Modelar, relativos aos resultantes do 1o e 2o ciclos da Pesquisa-ação Participativa - PaP, seguida da Fase 2 (F2) – Validade/Viabilidade, relativos ao estudo quasi-experimental (Antes e Depois) de forma a validar os requisitos do modelo, a recetividade e possível compliance ao modelo pelos docentes e estudantes. Este estudo realizou-se nos anos de 2018 a 2021, numa Escola Superior de Saúde da Região Norte de Portugal Continental, integrando as unidades curriculares de Ensino Clínico dos 3o e 4o anos, do 1o Ciclo de Estudos do Curso de Licencatura em Enfermagem. O estudo integra os estudantes e docentes/supervisores clínicos das unidades curriculares em análise. Os resultados obtidos permitem apresentar um modelo de avaliação dos estudantes de enfermagem em ensino clínico, com recurso ao peer feedback, relevantes para o seu exercício profissional futuro, com foco nos mecanismos de autoconhecimento, autorreflexão e autorregulação, de comunicação e relação interpessoal promotores do trabalho em equipa. Foram identificadas características requeridas na implementação do peer feedback das quais se destacam a capacitação de estudantes e docentes/supervisores clínicos, e a “Guideline de Implementação: Peer feedback” enquanto recurso de suporte e apoio. Foi ainda evidente o envolvimento das estruturas cientifico-pedagógicas na orientação para políticas educativas alinhadas com o paradigma de ensino centrado no estudante, através de um elevado grau de compromisso da comunidade académica na implementação do modelo. Em síntese, evidencia-se que a adoção de um modelo centrado no estudante e no seu processo de aprendizagem e avaliação na formação de enfermagem em contexto clínico, favorece um percurso académico de sucesso, possibilita o alinhamento das metodologias pedagógicas com os referenciais nacionais e internacionais na garantia da qualidade do ensino superior, e contribui de forma significativa para o conhecimento em enfermagem.
- As valências e a satisfação dentro e fora do trabalho : estudo exploratório com trabalhadores por conta de outrémPublication . Silva, Adriana Isabel Azevedo da; Lopes, Sílvia PereiraA satisfação com o trabalho, bem como a satisfação geral com a vida têm sido alvo de investigação, existindo literatura que explora essa relação. No entanto, até agora, não existem estudos que se tenham debruçado sobre a relação destas variáveis com as valências de trabalho. Desta forma, a presente investigação teve como objetivo perceber como as valências de trabalho, tanto positivas como negativas, se relacionam com a satisfação com o trabalho e, por sua vez, como estas afetam a satisfação geral com a vida em colaboradores por conta de outrem em empresas privadas. Tratou-se assim de um estudo exploratório, quantitativo e transversal, no qual participaram 246 indivíduos maioritariamente portugueses e com idade superior a 18 anos. A recolha de dados foi efetuada através de um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico e com as seguintes escalas: Work Valence Scale (WVS), a Brief Index of Affective Job Satisfaction e a Satisfaction With Life Scale. Os resultados sugerem que quanto mais valências de trabalho positivas mais satisfeitas as pessoas estão com o seu trabalho e em contrapartida quando mais valências negativas menos satisfeitas as pessoas estão com o seu trabalho. O mesmo sucede com a satisfação geral com a vida, as valências positivas parecem contribuir para aumentar a satisfação geral com a vida e as valências negativas parecem contribuir para diminuir a satisfação geral com a vida. Relativamente à relação entre satisfação com o trabalho e a satisfação geral com a vida, quando se analisa a relação direta entre estas variáveis, verificou-se a existência de uma relação positiva e significativa. Contudo, quando a relação entre estas variáveis é analisada num modelo mais complexo, em que se insere as valências positivas, deixa de existir uma relação entre a satisfação no trabalho e a satisfação geral com a vida. Por sua vez, quando se insere as valências negativas a relação entre a satisfação no trabalho e a satisfação geral com a vida é positiva e significativa.