CITER - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CITER - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Crise da educação como crise da razão públicaPublication . Bartolomei, TeresaO texto questiona se a crise da educação (isto é, do Pacto Educativo, na formulação dada pelo magistério pontifício) deve ser considerada como um aspeto constitutivo da crise da tradição que caracteriza, em geral, as sociedades de massa contemporâneas. Nenhuma resposta setorial de carácter exclusivamente pedagógico, por mais bem intencionada e reflexivamente bem elaborada que seja, pode ultrapassar o impasse no processo de transmissão transgeracional de códigos culturais - éticos e simbólicos - que se tem vindo a registar, cada vez mais, em todo o mundo. Para encontrar uma solução é antes necessário identificar as causas da atual crise generalizada da razão pública, isto é, as causas da desconfiança no poder normativo da racionalidade, e trabalhar no sentido da sua reconstrução, procurando evidenciar e corrigir o papel culturalmente distorcivo do primado funcional da racionalidade técnico-produtiva, inerente à própria modernidade enquanto tradição ainda preponderante a nível global. A descontinuidade com as autocontradições da modernidade torna-se assim a condição para salvar o seu núcleo normativo e, a partir da esfera educativa, reabilitar uma razão pública, uma razão intersubjetivamente vinculante de sentido, sem a qual não pode haver convivência livre, justa e pacífica.
- Resources and dynamic capabilities as pillars of sustainability in the social economyPublication . Abalroado, TiagoThe relevance of resources and dynamic capabilities in social economy organizations is fundamental for promoting their sustainability in an environment characterized by volatility and uncertainty. This paper presents a theoretical and critical analysis of how these organizations, dedicated to generating economic and social benefits, can integrate, build, and reconfigure internal and external competencies to effectively respond to contextual changes. The research highlights the necessity of a macro analysis of the political, economic, social, technological, environmental, and legal contexts as a basis for successful social intervention. The interrelations between perception, apprehension, transformation, and strategic integration are explored, emphasizing that the effectiveness of these organizations lies in their ability to continuously adapt their resources and capabilities. It concludes that the effective application of dynamic capabilities is crucial for strategic formulation and viability over the long-term, promoting a holistic management approach that values innovation, continuous learning, and collaboration.