Católica Porto Business School
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Católica Porto Business School por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "02:Erradicar a Fome"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Eficácia do lean thinking na gestão do desperdício alimentar doméstico : menos desperdício, mais sustentabilidade através do lean thinkingPublication . Medeiros, João Nuno Sousa Pina Lencastre; Julião, Jorge Manuel SoaresEsta investigação teve como objetivo compreender como as metodologias Lean Thinking podem ser adaptadas e aplicadas à gestão doméstica dos alimentos, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar nos lares das famílias portuguesas. O desperdício alimentar é considerado um problema global com impactos negativos nos aspetos económicos, sociais e ambientais. Torna-se, assim, necessário estudar e aplicar soluções para o reduzir. De facto, para uma melhor análise do comportamento do consumidor foi utilizado o método quantitativo, através da aplicação de um questionário estruturado online, abrangendo uma amostra de 257 indivíduos de várias regiões de Portugal. Posteriormente, os dados foram analisados com métodos descritivos e estatísticos, como o teste qui-quadrado, para validar hipóteses propostas. Os resultados mostraram que a perceção do impacto económico do desperdício alimentar, a verificação regular dos alimentos disponíveis em casa e as competências culinárias mais desenvolvidas estão associadas à adoção de práticas eficazes contra o desperdício. Por outro lado, fatores isolados como o planeamento das refeições e restrições financeiras não são determinantes absolutos na prevenção do desperdício. Destacou-se a importância da sensibilização para as questões económicas, do desenvolvimento de competências culinárias e da organização eficiente das compras. A metodologia Lean Thinking mostra ser uma ferramenta adaptável e importante para promover uma gestão alimentar mais sustentável, eficiente e económica nas famílias portuguesas.
- Mintzberg e estratégia : a realidade dos viveiros agrícolas em PortugalPublication . Carvalho, Liliana Sofia Marques; Madsen, Ana Margarida Lima Ferreira C. O. JunckerEste estudo analisa as estratégias adotadas pelos viveiristas agrícolas portugueses, com base no modelo dos 5 P’s de Mintzberg — plano, padrão, posição, perspetiva e manobra — e na distinção entre estratégias deliberadas e emergentes. Num setor agrícola tradicional, mas em transformação, procura-se compreender como estes empresários ajustam as suas decisões perante desafios como a escassez de mão de obra, alterações climáticas, volatilidade da procura, pressão regulatória e falta de apoios específicos. A investigação assenta numa abordagem qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas a seis viveiristas e à presidente da Associação de Viveiristas do Distrito de Coimbra. A análise evidencia a existência de pensamento estratégico, mesmo sem recurso a terminologia técnica. Empresas mais consolidadas revelam práticas mais deliberadas, enquanto estruturas recentes demonstram estratégias emergentes, com forte capacidade de adaptação. O modelo dos cinco P’s revelou-se útil para mapear dimensões como planeamento, fidelização, qualidade e colaboração. As estratégias observadas resultam, na maioria dos casos, de uma combinação entre intenção e resposta a fatores imprevistos. Este estudo contribui para a valorização de um setor pouco explorado na literatura de gestão, destacando a relevância da experiência prática na formulação estratégica.
- A sustentabilidade nas cadeias de abastecimento do setor alimentar e o impacto da tecnologiaPublication . Silva, Mariana Domingues Oliveira da; Trindade, Maria Alice MoreiraAs cadeias de abastecimento do setor alimentar enfrentam desafios constantes devido à evolução das necessidades dos consumidores. Para responder de forma segura e sustentável, é essencial implementar estratégias de sustentabilidade ambiental e social que garantam a eficiência das operações. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a implementação de práticas de sustentabilidade ao longo da cadeia de abastecimento do setor alimentar e de que forma a tecnologia apoia esse processo. Os objetivos específicos incluem a identificação dos compromissos assumidos pelas empresas, a implementação das iniciativas e o papel da tecnologia na promoção da sustentabilidade. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade de empresas do setor alimentar. A dissertação, destaca a importância da sustentabilidade nas cadeias de abastecimento do setor e como a tecnologia pode auxiliar a implementação de estratégias ao longo do tempo. A sustentabilidade assume um papel cada vez mais central nas empresas, o que faz com que seja essencial a integração de objetivos sociais e ambientais, a mitigação de riscos e a promoção de uma cultura organizacional colaborativa e inovadora. Por fim, as limitações do estudo são: a diversidade de formatos das informações e a falta de transparência sobre o uso de tecnologia nas cadeias de abastecimento. Para investigações futuras, sugere-se uma análise aprofundada do papel das tecnologias na sustentabilidade, estudos sobre a evolução das estratégias sustentáveis a longo-prazo e a perceção dos stakeholders sobre a transparência e eficácia das cadeias de abastecimento sustentáveis e tecnológicas.
