Escola das Artes
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Browsing Escola das Artes by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Estudo de caso sobre o uso do movimento corporal como auxílio à aprendizagem da técnica vocal através da libertação de tensão muscularPublication . Lindade, Ana Beatriz Telheiro; Serra, Ana Sofia Almeida SáO Relatório final vigente expressa os processos e percursos realizados durante a minha Prática Profissional (PP) e o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). Encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte descreve o percurso realizado no estágio profissional no ano letivo 2022/2023, na Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC). Nela se incluem todas as atividades realizadas, no âmbito da docência. Na segunda parte apresento sob a forma de artigo científico a descrição e o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) com o tema: “O movimento corporal como auxílio à aprendizagem da Técnica Vocal através de libertação de tensão muscular.”. Neste relatório estive sob a orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra, e orientação pedagógica do Professor Victor Lima. O PIP, com o tema, “O movimento corporal como auxílio à aprendizagem da Técnica vocal através da libertação de tensão muscular” vai incidir na influência do movimento do corpo no canto. Este estudo teve como objetivo que os alunos aprendessem a controlar, técnicas de movimento corporal que lhes pudessem desfazer tensões (que prejudicam o desempenho vocal), o desenvolver de uma expressão vocal mais fluida e a ativação dos músculos e da respiração para uma correta colocação de voz. A motivação pela escolha deste tema, deveu-se ao facto de enquanto estudante de canto sentir necessidade de encontrar técnicas que auxiliassem a solucionar problemas de tensões, respiração e fluidez de voz, assim como por ter encontrado o mesmo problema nos estudantes com quem estagiei. Esta intervenção irá abordar principalmente duas técnicas: a Técnica Alexander (TA) e a Técnica de Cheng (TC), que incidem no movimento corporal como fonte de ajuda para os problemas descritos anteriormente. A investigação contou com a participação de quatro alunos de canto, que frequentavam o terceiro grau de ensino básico de música e o primeiro e segundo ano de ensino secundário de música. A intervenção foi composta por uma série de dez aulas para cada aluno com a duração de quarenta e cinco minutos cada uma, sendo que na primeira e última aula foi realizada uma gravação dos alunos a cantarem uma peça que estavam a estudar. Durante as aulas foram feitos exercícios de vocalização onde foi implementado as TA e TC. Com os alunos já conscientes das técnicas, as mesmas foram aplicadas para as peças que se encontravam a estudar. Esta investigação teve uma natureza essencialmente qualitativa, e seguiu uma estratégia metodológica de investigação-ação, onde usou como técnica de recolha de dados, a pesquisa documental, a observação direta, o registo de notas de campo no diário de bordo durante as aulas, o registo audiovisual e as entrevistas aos alunos participantes. Os resultados foram obtidos através da observação direta, das notas de campo registadas no diário de bordo e das entrevistas evidenciando uma melhoria vocal dos alunos, com o melhoramento da colocação de voz, respiração e tensões, confirmando assim que estes métodos de movimento corporal podem contribuir ou auxiliar a técnica vocal de cada aluno.
- In vitroPublication . Correia, Mafalda Isabel Amores; Coutinho, Vânia Maria; Morais, Laetitia CatherineEsta tese explora a experiência vivida da endometriose através de uma lente fotográfica, combinando a prática artística com uma abordagem investigativa de uma condição muitas vezes marcada pela invisibilidade e erros de diagnóstico. Recorrendo a filme a preto e branco de 35 mm desenvolvido através de cianótipia, este trabalho articula visualmente as dimensões físicas e emocionais da endometriose. As imagens, apresentadas numa instalação site-specific, evocam a dor interna e a resiliência associadas à doença, com o objetivo de preencher a lacuna entre a experiência privada da doença crónica e a consciência pública. Este projeto envolve o espectador não só através da sua narrativa visual, mas também contextualizando os desafios históricos e sociais que rodeiam o diagnóstico e tratamento da endometriose. Ao fundir a expressão artística com a crítica sociocultural, este trabalho procura fomentar a empatia e a consciencialização, contribuindo para diálogos mais amplos sobre a saúde da mulher, pessoas com útero e as doenças invisíveis.
- Isto não é a minha casa...Publication . Reis, Ricardo da Silva; Bento, Bernardo Maria de Bourbon Martinho MeirelesEste relatório de Projeto Final tem como objetivo apresentar a obra intitulada Isto não é a minha casa... no âmbito do Mestrado em Som e Imagem com especialização em Design de Som. O projeto consiste na criação de um filme sonoro experimental, sem componente visual, que explora as potencialidades do som como meio principal de contar uma história. O filme é reproduzido numa sala de cinema totalmente escura, utilizando o sistema de som surround 5.1 para amplificar a imersão do ouvinte. A história acompanha um rapaz que acorda na sua casa, e esta transforma-se progressivamente em algo irreconhecível, levando a personagem a vaguear entre o sonho e o pesadelo. A perda pessoal de parte da audição do autor influenciou a direção criativa, levando à investigação de temas como a neuroplasticidade na perda de sentidos, as funções do sono e dos sonhos e a biologia do medo. A exploração de teorias do design de som, das artes sonoras, de filmes e de várias formas de arte ajudou a progredir o projeto. Neste relatório é descrito quais foram as fases de produção, como se desenvolveram e quais foram os seus objetivos e resultados.