FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Sustainable Development Goals (SDG) "13:Ação Climática"
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- Como se faz uma geração Laudato si’? : contributo para a unidade letiva quatro do 8.º ano de «ecologia e valores», do programa de educação moral e religiosa católicaPublication . Lopes, Paula Cristina Filipe; Boas, Alex Vicentim Villas; Ambrosio, Juan Francisco GarciaTendo em conta a Encíclica Laudato si’ do Papa Francisco e a sua categoria de ecologia integral, expõe-se uma reflexão sobre o desafio de lançar em ambiente escolar as sementes de uma Geração Laudato si’. A reflexão tem origem na lecionação e análise crítica da unidade letiva quatro do 8.º ano de escolaridade – «Ecologia e Valores»1 da unidade curricular de Educação Moral e Religiosa Católica, realizada no âmbito da Prática de Estágio Supervisionada desenvolvida na Escola Básica, 1.º, 2.º e 3.º ciclo de Santo António, do Agrupamento de Escolas da Parede, no ano letivo de 2019/2020, no concelho de Cascais. Como azimute propõe-se para a escola um habitat no qual nos possamos rever como pessoas em relação, interligadas pela ideia de pertença a uma «casa comum», orientadas para o bem de cada uma e de todos, numa ótica de desenvolvimento sustentável e de abertura a um futuro comum. A unidade curricular de Educação Moral e Religiosa Católica de cariz opcional, mas integrada na matriz curricular do sistema de ensino português pode ser um dos acessos à construção de uma sociedade mais humanista, mais colaborativa e cuidadora, e que mantenha, por sua vez, a capacidade humana de se deslumbrar consigo mesma, com o outro e com a natureza da qual faz também parte. Por isso, como forma de responder a este desafio seguindo o repto da Unesco de que «a escola transforma vidas», apresento uma proposta pedagógica aplicada na escola para incentivar a transformação do sentir e do saber em ordem à construção de uma «ética com a terra». Ética essa ligada à realidade factual de interdependência entre todos os seres vivos e à afirmação, ao mesmo tempo, da vida, e do desenvolvimento sustentável e integral da pessoa humana.