FCH - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Filosofia, Ética e Religião"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Por um ethos do cuidar em contexto escolarPublication . Silva, Eveline Maria de Filomena Azevedo Monteiro; Barbosa, Adérito Gomes; Baptista, Isabel CarvalhoEste trabalho corresponde ao relatório de um projecto de investigação e centra-se nas questões do ethos escolar, procurando evidenciar indicadores pedagógicos associados a uma cultura de cuidado. Partindo da convicção de que as escolas que agem como comunidades cuidadoras vão ao encontro das necessidades de todos os seus membros, em particular dos alunos, o nosso estudo pretendeu saber em que medida é que as escolas portuguesas podem ser identificadas como comunidades cuidadoras. Na tentativa de desvelamento de um ethos tecido no quotidiano escolar, conducente à compreensão do modo como se trabalha o valor do cuidado, este trabalho insere-se no quadro teórico das Ciências da Educação com especial enfoque na Pedagogia Social. Este enquadramento conceptual remete para uma perspectiva ampla de educação e para a regulação da acção educativa, numa lógica de articulação entre a aprendizagem, o laço social e a vida comunitária. Para efeitos de estudo empírico, recorremos a uma metodologia de cariz quantitativo, indexada a uma perspectiva pontuada por uma complexidade paradigmática, e analisámos a situação de uma escola secundária com 3º ciclo, identificando as percepções dos membros da comunidade escolar sobre a escola como comunidade cuidadora. Aplicámos o questionário intitulado ECCPII – Perfil- Escola como Comunidade Cuidadora II – Perfil) e um questionário sócio- demográfico a uma amostra probabilística estratificada de 327 pessoas (alunos, docentes e não docentes, pais e encarregados de educação e fornecedores). Da análise factorial exploratória do ECCPII- Perfil (α=.90) e da análise factorial confirmatória, resultou uma versão com 30 itens, permitindo a extracção de cinco sub-escalas, tal como no questionário original (School as a caring community Profile II- SCCPII-Profile de Lickona e Davidson, 2003). Todavia, os itens obedeceram a uma distribuição diferente em cada sub-escala, em comparação com o SCCPII-Profile, por razões de ordem cultural. A participação em actividades na escola foi a variável que revelou maior capacidade explicativa do conceito de escola como comunidade cuidadora. O respeito foi o valor a que a maior parte dos membros desta comunidade aludiram com maior realce. Foi ainda tida em atenção a percepção que os membros da comunidade tinham sobre os conceitos de cuidado e de hospitalidade em meio escolar. A triangulação dos dados contribuiu para caracterizar o perfil de escola como comunidade cuidadora, evidenciando a sua matriz axiológica.
- O possível e o necessário na ontologia de Tomás de Aquino : do ente contingente ao ser necessárioPublication . Bolinhas, Maria Inês da Graça; Xavier, Maria Leonor Lamas de OliveiraEsta tese tem por objectivo a compreensão o estatuto ontológico do possível e do necessário em São Tomás de Aquino, tal como eles se encontram presentes na terceira via para a demonstração da existência de Deus da Suma de Teologia. A investigação divide-se em duas partes, ordenando-se a primeira à segunda. A primeira parte investiga o estatuto do possível e do necessário do ponto de vista da contingência, quer física quer metafísica. Aborda, assim, a simplicidade e a composição do ente concreto enquanto raiz da sua possibilidade ou necessidade, distinguindo contingência de dependência. A segunda parte consiste numa análise da terceira via. Procede-se a uma contextualização desta no conjunto das cinco, defendendo-se que a sua posterior inclusão na Suma de Teologia (pois na Suma contra os Gentios não fora incluída nos argumentos demonstrativos da existência de Deus) obedeceu à necessidade de incluir uma demonstração específica para a causa essendi. Inserida precisamente no meio das cinco vias, a terceira torna-se no culminar das duas primeiras, assumindo-se as duas restantes, na leitura proposta, como o seu desdobramento. Propõe-se como interpretação global, tanto da primeira como da segunda parte, a seguinte perspectiva: o possível, como contingente físico, e o necessário, seja por outro seja por si, são apenas inteligíveis à luz da teoria platónica da participação, implicada na teoria da causalidade que São Tomás recebe de Aristóteles.