Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Efeito da preparação para o tratamento das comunidades terapêuticas no consumo e psicopatologia : contributos da adaptação do instrumento Circumstances, Motivation and Readiness Scales (CMRS)Publication . Mendes, Matilde da Costa; Dias, Paulo César AzevedoO consumo abusivo de substâncias e o tratamento em Comunidades Terapêuticas (CT) continua a ser um tema bastante relevante atualmente. Este estudo teve como objetivo explorar o efeito na preparação para o tratamento das CT na psicopatologia e no consumo, além de adaptar a escala Circumstances, Motivation and Readiness Scales (CMR), De Leon e colaboradores (1994), para o contexto português. Tratase de um estudo quantitativo, descritivocorrelacional, com 208 indivíduos, entre os 15 e os 68 anos (M = 44.23, DP = 11.77), maioritariamente do sexo masculino (79.3%). Os instrumentos aplicados foram, um questionário sociodemográfico, a escala CMR, a escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS21) e o SOCRATES 8D. Os resultados mostraram que a versão portuguesa do CMR necessita de alguns ajustes, apesar de ter apresentado resultados satisfatórios. Houve relações positivas entre o CMR e o SOCRATES 8D, assim como entre as dimensões de circunstâncias e motivação com os níveis de ansiedade, depressão e stress. Contudo, não foram encontradas diferenças significativas em relação às substâncias primárias e as variáveis sociodemográficas. Estes resultados contribuíram para a validação e adaptação do instrumento CMR para a população portuguesa, além de fornecerem uma compreensão mais profunda sobre a preparação para o tratamento, a psicopatologia e o consumo de substâncias. Para estudos futuros, seria relevante incluir metodologias mais diversificadas, para explorar melhor as dimensões, a validade do instrumento em diferentes contextos e grupos étnicos, bem como o impacto de fatores psicossociais na motivação para a mudança.
- Behaviors and strategies in clinical leadership in nursing: scoping reviewPublication . Ramos, Olga Moura; Gomes, Jacinta; Jesus, Élvio; Araújo, BeatrizIntroduction: Clinical leadership in nursing refers to the demonstration of informal leadership skills and behaviors by nurses in clinical practice. It contributes to the construction of innovative and structured healthcare models, which result in the continuous improvement of the quality of care and the satisfaction of health needs. Objective: Mapping the scientific evidence on the behaviors of clinical nurse leaders and the strategies that promote clinical nursing leadership in healthcare organizations. Methods: Scoping review according to the guidelines of the Joanna Briggs Institute. The search was completed in MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Scopus, Web of Science, ProQuest and Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Primary studies published in Portuguese, English or Spanish were included. Results: A total of 2407 records were identified, of which 24 were included in the review. 47 clinical leadership behaviors in nursing and 18 strategies to promote these behaviors were identified (strategies related to the nurse (n=3), the multi-professional team (n=5), the healthcare organization (n=8) and entities external to the healthcare organization (n=2)). Most of the behaviors are task-oriented (n=25), with behaviors related to clinical practice prevailing (n=18). Conclusion: Leadership behaviors are associated with effective communication skills, decision making, clinical experience, support, mentoring, education and team building. Strategies should be defined to facilitate the development and enhancement of leadership behaviors in clinical practice.
- Música e humor na ficção audiovisual : um estudo de caso da série Pôr do SolPublication . Guimarães, Joana Farrajota Caldeira; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffCom o mercado do entretenimento em constante crescimento, ramos como a ficção têm-se vindo a reinventar, explorando novas formas de ir ao encontro das preferências das audiências. É neste contexto que a música surge como um instrumento capaz de moldar o tom das narrativas e despertar emoções. Ainda assim, o seu papel vai além da intensificação de cenas dramáticas, sendo também uma ferramenta bastante utilizada na produção de uma das mais apreciadas formas de entretenimento: o humor. O presente estudo surge, assim, da necessidade de compreender o papel da música na produção de humor no contexto da ficção, recorrendo, para tal, a uma das mais recentes e bem-sucedidas séries da estação pública RTP, Pôr do Sol, e à sua banda original, os Jesus Quisto. Ao definir este objeto de estudo procura-se responder à questão de partida “Qual o papel das canções da banda Jesus Quisto na construção da narrativa humorística da série de ficção Pôr do Sol?”. Para tal, na parte teórica são abordados conceitos como entretenimento, ficção, humor e comédia musical, que servem de base à parte metodológica do estudo. Ao realizar duas entrevistas a membros da série e dois grupos de foco para analisar as reações e perspetivas das diferentes audiências em relação aos Jesus Quisto e à sua introdução na série, é possível compreender que um dos mais importantes elementos para despertar humor através da música na ficção é precisamente o contexto da narrativa. Concluise também que a vertente musical pode efetivamente adicionar valor à produção, podendo mesmo transcendê-la e chegar a novos públicos. A produção de humor através da música não depende, ainda assim, apenas das canções, mas também de um vasto conjunto de elementos, tais como o contexto, as letras, os elementos visuais ou as próprias preferências musicais da audiência. Embora ao desenvolver o Pôr do Sol os criadores tenham visto os Jesus Quisto como um complemento natural da narrativa, para o público - e especialmente para os fãs - foram mesmo um elemento indispensável que se tornou um fenómeno da cultura pop portuguesa.
- O papel do humor e das celebridades no programa extremamente desagradávelPublication . Câmara, Gonçalo Nuno Coelho Bispo; Fonseca, Isadora de AtaídeA presente dissertação tem como objetivo analisar a interação entre o humor, a liberdade de expressão e o politicamente correto, centrando-se no programa Extremamente Desagradável da Rádio Renascença. O foco recai sobre a forma como o humor de Joana Marques, ao satirizar celebridades mediáticas, questiona normas sociais sem incorrer em movimentos de cancel culture. O estudo propõe-se também explorar como o humor radiofónico pode ser uma plataforma crítica para a reflexão pública sobre o papel das celebridades e dos media na sociedade portuguesa. Metodologicamente, foi utilizada uma análise de conteúdo qualitativa, incidindo em 15 episódios selecionados com base na sua relevância e impacto mediático. A análise considerou a interação entre humor e celebridades, abordando como o humor desafia o politicamente correto e explora a liberdade de expressão no contexto mediático contemporâneo. Em conclusão, o estudo revela que Extremamente Desagradável utiliza o humor de forma eficaz para promover uma reflexão crítica sobre o papel das celebridades mediáticas e a influência dos media na sociedade contemporânea portuguesa. Ao explorar os limites do politicamente correto e a liberdade de expressão, o programa vai além do entretenimento, enriquecendo o debate público. A sátira de Joana Marques permite questionar as dinâmicas de poder e o impacto social das figuras mediáticas, demonstrando a relevância do humor como ferramenta de intervenção cultural e social.