Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-24"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Zau, Vaneza Ester Bamóquina; Barbosa, Constança Maria Silva FestasO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular "Estágio Final e Relatório" do 16° Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O objetivo primário deste relatório é evidenciar o percurso concretizado ao longo do estágio para o desenvolvimento de competências no âmbito da prestação de cuidados especializados na área da Saúde Infantil e Pediatria. O estágio decorreu em diferentes contextos, incluindo o Serviço de Urgência Pediátrica, a Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia e o Serviço de Internamento Pediátrico, que permitiu desenvolver competências especializadas à criança e família. No presente relatório são descritas as diversas atividades realizadas para a concretização das diferentes competências, bem como uma reflexão crítica apoiada na evidência científica. Ao longo do estágio, foram analisadas e trabalhadas as diferentes competências conforme a unidade curricular de Relatório Final e Estágio, destacando-se a importância do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica na gestão de cuidados e recursos fundamentais à prestação de cuidados à criança e à família. Também foram abordados temas como a gestão da dor na criança, parentalidade, parceria de cuidados, assistência em situações de complexidade, entre outros. Foi analisada a importância da formação pessoal e profissional, com a oportunidade de realizar formação a pares e desenvolver habilidades do domínio da investigação, de forma particular dar relevo à importância de desenvolver uma prática baseado na evidência. As competências adquiridas durante o estágio e a elaboração deste relatório permitiram o desenvolvimento de novas habilidades. Com isso, consegui perceber a importância do enfermeiro na prestação de cuidados que a criança necessita. Aprendi a realizar diagnósticos de enfermagem e aprofundei meu conhecimento sobre doenças agudas e crónicas em crianças. Além disso, desenvolvi um pensamento crítico essencial para um enfermeiro especialista. Adquiri competências, crescimento pessoal e a capacidade de identificar as necessidades da criança e da família, prestando cuidados baseados em evidências científicas. Este aprendizado permitirá uma prática eficaz e fundamentada na prestação de cuidados como futuro Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, garantindo sempre a busca por conhecimento atualizado e a excelência no atendimento.
- A invalidade superveniente do ato administrativoPublication . Neves, Miguel Dias das; Fábrica, Luís Manuel da Costa Sousa da
- A transformação antropológica e a educação da fé: a amizade como critério de autenticidadePublication . Rodrigues, Luís M. FigueiredoA partir do desafio constatado no Diretório da Catequese de 2020, segundo o qual as redes sociais digitais estão a promover uma alteração não só cultural, mas antropológica, este texto discute o modo como a educação da fé pode realizar a sua missão, sem esquecer que a fé é sobretudo uma relação de amizade com Deus. Reconhece-se que graças à plasticidade do cérebro, este deixa-se influenciar e moldar pelos comportamentos e ambientes em que se vive. Com isso, surgem alterações cognitivas que se manifestam nas modificações na perceção, na atenção, na memória e no pensamento. Aliás, o papa Francisco já o tinha denunciado ao dizer que, «não favorecem o desenvolvimento da capacidade de viver com sabedoria, de pensar profundamente, de amar generosamente» (Laudato Si’, 47). Para que a educação da fé possa dar uma resposta cabal, importa assumir alguns desafios e recursos da tradição cristã: deixar de se concentrar nas respostas e fixar-se nas perguntas; centrar-se mais nas pessoas que nos conteúdos; e, por fim, privilegiar a narração mais que a explicação das ideias.
- Verdade ou ilusão? : uma análise crítica do sportswashing nas finançasPublication . Silva, Júlia Eduarda Pinto; Alves, Paulo Alexandre PimentaO uso do desporto como uma ferramenta para a gestão e aprimoramento da reputação e imagem de países tem-se tornado um fenómeno crescentemente observado. Ora, esta tendência tem despertado globalmente um interesse significativo, resultando na popularização do termo sportswashing. Essa prática é definida como a utilização estratégica do desporto para desviar a atenção de questões controversas, o que suscita profundas reflexões nas esferas ética, social e económica. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, esta tese investigará a relação entre o investimento desportivo e indicadores económicos-chave: Produto Interno Bruto (PIB), métricas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) e Índice de Desporto. Ao desenvolver um modelo de regressão que incorpore essas variáveis, o estudo visa quantificar o quanto considerações económicas e éticas influenciam as decisões de investimento em desporto, lançando luz sobre possíveis casos de sportswashing. Os resultados revelaram que o PIB é o fator mais significativo no investimento desportivo. Contudo, o Índice de Desporto emerge como relevante na Europa e no Médio Oriente. Isso leva à conclusão de que o investimento desportivo pode estar ligado à imagem pública, possivelmente suscitando questões sobre a integridade desses investimentos. São, assim, suscitadas possíveis práticas de sportswashing. No entanto, é reconhecida a complexidade do tema e a necessidade contínua de investigação.