Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-09"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Tomada de decisão alimentar : estudo exploratório com fNIRSPublication . Costa, Joana Maria Teixeira Pereira da; Batista, Patrícia Sofia Pinhanços; Silva, Clédna Patrícia de OliveiraO estudo do impacto dos contextos académicos na saúde e bem-estar dos estudantes universitários, particularmente no que diz respeito aos seus hábitos alimentares e estados emocionais, tem cada vez mais, vindo a ser objeto de investigação, devido às preocupações com a saúde física e mental desta futura geração. O presente estudo teve como objetivo compreender o processo de tomada de decisão alimentar de estudantes universitários, perante a seleção alimentar de snacks saudáveis/não saudáveis, utilizando uma metodologia inovadora e imagiologia cerebral, o fNIRS - functional Near Infrared Spectroscopy. A técnica de fNIRS, que permite medir a concentração de hemoglobina oxigenada e desoxigenada no cérebro, mapeando em tempo real a ativação cerebral. A amostra foi composta por 28 participantes com uma idade de média 22.07 anos. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes apresentou uma preferência por escolhas alimentares não saudáveis em comparação com escolhas saudáveis, numa condição de stress. No entanto, o stress não pareceu afetar a rapidez das escolhas alimentares. A análise de ativação cerebral indicou que as regiões do córtex pré-frontal dorsolateral, ventromedial e ventrolateral foram particularmente ativadas na avaliação e seleção de alimentos. Também foi observado que a ingestão emocional, embora elevada, não apresentou correlação significativa entre o stress induzido e o aumento das escolhas alimentares não-saudáveis. Assim como, a perceção de saúde e os hábitos de sono não demonstrou associações claras com os padrões alimentares. Concluímos que estudos como este oferecem uma visão abrangente das complexidades envolvidas na tomada de decisão alimentar, sublinhando a necessidade de estratégias integradas para promover escolhas alimentares saudáveis, nomeadamente perante situações de stress, de modo a favorecer a saúde física e mental, e a qualidade de vida e performance cognitiva desta nova geração.
- Relação pedagógica e aprendizagens significativas no ensino superior : as perspetivas dos estudantesPublication . Thomé, Isabella Macedo; Soares, Diana Rafaela LopesÉ objetivo geral deste estudo explorar as perspetivas dos estudantes de Ensino Superior sobre a relação pedagógica estabelecida com os seus professores, bem como sobre os efeitos que esta pode ter na sua aprendizagem significativa. Utilizando uma metodologia qualitativa, recorreu-se a um questionário elaborado para o efeito, composto por 7 questões de resposta aberta, visando captar as perceções dos estudantes sobre a relação pedagógica e a aprendizagem significativa. A recolha de dados decorreu em duas etapas: na primeira, com 2 estudantes, na qual se realizou uma reflexão falada sobre as dimensões mais relevantes a considerar na identificação dos efeitos percebidos entre a relação pedagógica e a aprendizagem significativa, o que possibilitou a criação do questionário de recolha de dados; a segunda, envolveu a aplicação online do questionário de perguntas abertas a 40 estudantes. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes destacou aspetos positivos na relação pedagógica com seus professores, como a disponibilidade, comunicação aberta e uma aprendizagem individualizada. Esta relação foi vista como promotora de um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz. A discussão sugere que a qualidade da relação pedagógica tem um impacto direto na motivação, envolvimento e compreensão dos conteúdos por parte dos estudantes.
- Finance and artificial intelligence : the effect of AI on ethics in the financial sectorPublication . Ferreira, Marta Kirsch Moreira; Gouveia, Luís Borges; Alves, Paulo Alexandre PimentaThis dissertation aims to investigate the impact of implementing Artificial Intelligence (AI) in Finance, with emphasis on areas that are likely to be profoundly affected by this technology. Through the study of the implications of AI, an explanation is presented about the changes and advances that are already underway in the implementation of these tools in the financial sector. After carrying out the literature review, the presence of a gap in the literature became noticeable. Based on the Scopus platform, research was carried out on the interdisciplinarity between finance, AI and ethics, verifying that there was almost no work for analysis. To respond to this gap, four relevant areas in finance were investigated: trading; portfolio management; fraud detection and prevention; and risk management; mainly in credit risk management and the occurrences and issues associated with the use and exploitation of AI. Next, we analysed the challenges that AI imposed on the financial industry, such as the costs of implementing systems and liquidity challenges. Such issues highlight the interdisciplinarity between finance, ethics and AI. These challenges raise ethical questions, for example, the potential loss of jobs, the difficulty of transparency and ease of explanation of AI models implemented in organizations, as well as information security and privacy of data used by AI models. The discussion held focused in greater detail on credit risk management. The results reveal that the benefits of AI are numerous, but it also adds many challenges to financial institutions. To ensure that the implementation of these tools is successful, both in the short and medium term, it is crucial to find a balance between technology, regulators and finance. It is essential to apply a multidisciplinary approach that encompasses the different areas involved in the development, implementation, use and supervision of these systems. Only in this way will it be possible to maintain trust, a value that is the basis of finance and financial markets. In particular, the offer of AI tools associated with Finance introduces a potential for disintermediation and change in relationships between the customer, financial institutions and even the role of specialists, through the use and exploitation of AI – which entails additional risks for the sector.
- Experiências de elevada adversidade e o coping : um estudo com estudantes do ensino superiorPublication . Passos, Débora Catarina Lima; Ribeiro, Catarina João Capela; Costa, Diogo André Neto Mendes daDurante o processo de desenvolvimento, os seres humanos vêm-se obrigados a enfrentar uma variedade de desafios e situações de elevada adversidade. Todavia, cada indivíduo apresenta diferentes perspetivas na perceção dessas experiências e na adoção de estratégias de coping para enfrentar as consequências negativas de tais situações. A presente investigação tem como objetivo averiguar quais as experiências que os estudantes do ensino superior portugueses identificam como sendo de elevada adversidade e conhecer as estratégias de coping que tendencialmente adotam para lidar com estas experiências. A amostra foi recolhida através de um questionário online, disseminado durante os meses de Maio e Junho de 2024, tendo como alvo, indivíduos de qualquer género, com idades entre 18 e 30 anos, estudantes do ensino superior que não estivessem a cursar Psicologia. Um total de 154 participantes acederam ao questionário, no entanto, para análise descritiva das variáveis sociodemográfica apenas 57 participantes foram incluídos. Por não cumprirem os critérios de inclusão e por termos obtido um número considerável de valores omissos, a amostra analítica totalizou 36 participantes. Como método de recolha de dados, utilizamos um questionário realizado pela equipa de investigação, desenvolvido na plataforma Qualtrics, que integra os questionários Check List de Experiências de Elevada Adversidade e Brief COPE. A informação quantitativa foi analisada com recurso ao SPSS (Versão 28.0), realizando-se análises descritivas das variáveis e averiguando-se a relação entre estas com diferentes testes estatísticos não paramétricos: Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Teste Exato de Fisher. Neste âmbito, as experiências mais frequentemente reportadas pelos estudantes incidiram no término de relações amorosas (16.7%), exposição a violência intrafamiliar (13.9%) e pandemia de Covid-19 (13.9%). Com relação às estratégias de coping, verificamos que a autodistração é a estratégia mais utilizada pelos estudantes para lidar com as experiências mais frequentemente vivenciadas em detrimento da negação. Porém, a adoção da estratégia Humor evidenciou uma média superior para a experiência adversa Covid-19, por comparação com a experiência Término de relações amorosas e Exposição a violência intrafamiliar, constituindo-se esta, como a única diferença estatisticamente significativa (p=.032). Apuramos ainda que, os estudantes percecionam as estratégias que adotam como eficazes, destacando-se adoção das estratégias reinterpretação positiva (Mediana=4.00), humor (Mediana=3.00) e autoculpabilização (Mediana= 2.50). E que, cerca de 86.1% dos participantes consideraram que o fator idade influenciou a adoção de estratégias de coping. Em conclusão, os resultados deste estudo indicam que as estratégias de coping adotadas pelos estudantes variam em função do tipo de experiência adversa vivida, mas não variam significativamente entre géneros ou faixas etárias. Ao que consideramos que, os estudantes demonstram flexibilidade ao adaptar as suas estratégias de coping em função da adversidade enfrentada, podendo este ser interpretado como um indicador positivo de resiliência e capacidade de adaptação.
- A exposição do menor nas redes sociais como violação dos seus direitos de personalidadePublication . Rodrigues, Maria Luís Martins Oliveira; Ferreira, Maria Elisabete da CostaA chegada das redes sociais veio transformar a nossa sociedade. Hoje em dia, há uma vontade incontrolável de partilhar a parentalidade no feed, criando-se um verdadeiro álbum digital, muitas vezes, de acesso a um vasto público. Esta partilha exaustiva de fotografias, vídeos ou informações por parte dos progenitores, através dos meios digitais, denominada de sharenting, além de comportar uma série de riscos e perigos, apresenta-se como um novo desafio para os direitos de personalidade do menor, assim como afeta o seu gradual espaço de autonomia. Acredita-se que os progenitores praticam estas condutas com a melhor das intenções, mas contornando o propósito das responsabilidades parentais, isto é, o superior interesse da criança. As redes sociais não podem ser um lugar à margem do Direito. Assim sendo, necessitamos de compreender em que termos estas condutas são ilícitas e, em caso afirmativo, quais as respostas no nosso ordenamento jurídico para proteger a posição do menor.
- Unveiling the impact of lactic acid bacteria on blood lipid regulation for cardiovascular healthPublication . Yilmaz, Birsen; Arslan, Neslihan; Şahin, Teslime Özge; Ağadündüz, Duygu; Ozogul, Fatih; Rocha, João Miguel F.Lactic acid bacteria (LAB) are a group of microorganisms which are beneficial and well-characterized with respect to the flavor and texture of food products via fermentation. The accumulated literature has suggested that dietary intake of fermented foods rich in LAB is related to different health-promoting benefits; however, in recent years, emerging evidence suggests a contribution of LAB to blood lipid regulation and cardiovascular health via certain mechanisms. Different potential mechanisms for the lipid regulatory effects of LAB may include the interaction of hydroxymethylglutaryl-CoA (HMG-CoA) reductase and bile salt hydrolase activity and bile salt metabolism; gut microbiome modulation; and regulation of mRNA expression of genes related to fat metabolism in animal models and human studies. This review comprehensively aims to answer whether/how LAB influence blood lipids in both animal models and human studies while also uncovering the underlying mechanisms linking LAB to lipid metabolism.
- Social support and happiness among Portuguese students and teachers : exploring the role of family, peers/colleagues, and teachers/studentsPublication . Pinheiro, Vanessa Barreto; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraThis study aimed to analyse the association between social support (family, peers/colleagues, and teachers/students) and happiness among Portugues students and teachers. The literature related to these social supports and happiness among students and teachers has shed light on how these different social supports influence student and teacher happiness; however, there is scarce literature comparing which of these social supports has the most influence on student and teacher happiness, nor about who displays more happiness between students and teachers. The sample consisted of 3130 students, between the ages of 9-20 years old (M= 31.31, SD= 2.41), that attended between 5th to 12th grade, and were from many regions in Portugal. It also consisted of 5038 teachers, between the ages of 20-70 years old (M= 53.02, SD= 7.49), from many regions in Portugal. These samples answered questionnaires consisting of various scales. The results indicated that there is a significant positive correlation between social support from family, peers/colleagues, and teachers/students and Portuguese students’ and teachers’ happiness; as well as familial support having the strongest association with student happiness, and student support having the strongest association with the teacher happiness. These results highlight the importance of Portuguese students and teachers having this type of social support.
- O papel da comunicação emocional na felicidade de alunos e professores de escolas portuguesasPublication . Lopes, Inês Félix de Sousa; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraO presente estudo centra-se no impacto da comunicação emocional nas suas dimensões de escuta e expressão, na felicidade de alunos e professores. Os objetivos consistiram em caracterizar a comunicação emocional e a felicidade na amostra e analisar o impacto de algumas variáveis (idade, género, tipo de escola, valorização da aprendizagem, escuta e expressão) na felicidade dos alunos e dos professores. Foi administrado um questionário online a uma amostra de 3130 alunos e 5038 professores do 2.º e 3.º do Ciclo de Ensino Básico (CEB) e do Ensino Secundário, de escolas públicas e privadas de todo o país e a análise de dados foi efetuada utilizando o IBM SPSS Statistics 28. Os resultados revelaram que a escuta e a expressão impactam positivamente a felicidade dos alunos e dos professores e que essa felicidade pode ser determinada por diferentes variáveis. No caso dos alunos, a variável que apresentou valores mais elevados foi a valorização da aprendizagem e no caso dos professores, foi a expressão. Serão ainda apresentadas algumas implicações do estudo.
- O IVA na reabilitação urbana : análise da verba 2.23 da lista I anexa ao código do IVAPublication . Abrantes, Maria Francisca Amaral de Sousa; Tavares, Tomás Maria Cantista de CastroComo é de conhecimento geral, a temática do Imposto sobre o Valor Acrescentado na Reabilitação Urbana e todos os conceitos envolvidos nesta problemática têm sido alvo de várias discussões e alterações ao longo dos anos. Como iremos analisar ao longo desta dissertação, foram várias as posições adotadas por parte da autoridade fiscal portuguesa e dos tribunais arbitrais, o que originou preocupação e incompreensão por parte dos fiscalistas e algum descontentamento e insegurança dos sujeitos passivos sob quem recai a possibilidade (ou não) de usufruir do benefício fiscal previsto pela verba 2.23 da Lista I anexa ao Código do IVA que, em muitos casos, ascende a milhares de euros, sendo certo que, sem confianças nas políticas, o mercado imobiliário não irá responder positivamente às necessidades dos cidadãos. A preocupação tornou-se ainda maior para todos aquando da proposta de alteração da aludida verba 2.23, a qual se encontra inserida no Programa “Mais Habitação” – tendo sido várias as questões pertinentes suscitadas por parte dos fiscalistas sobre o possível retrocesso e limitação que esta alteração poderá causar na vida dos sujeitos passivos com reflexo acentuado na diminuição de casas disponíveis no mercado habitacional, não se olvidando que o direito à habitação de todos os cidadãos encontra consagração constitucional. Posto isto, temos como objetivo analisar o impacto do Programa “Mais Habitação”, com a atenção centrada na nova redação da referida verba 2.23, propondo-nos clarificar quais as incidências que a mesma terá nos casos pendentes e futuros.
- O IVA no setor imobiliário : a renúncia à isenção do IVA : uma mudança de paradigma?Publication . Fernandes, Sofia Machado; Correia, Miguel Nuno GonçalvesO tratamento das operações imobiliárias em sede de IVA tem sido, de forma recorrente, objeto de acesa discussão no nosso país, atenta a incerteza e a insegurança que muitos dos conceitos e condições ínsitos ao regime do IVA aplicável ao setor comportam. O status quo normativo tem-se refletido em decisões administrativas e jurisprudenciais que são alvo de críticas e alterações constantes. Nesse sentido, e em face, também, da dimensão de custos que este tipo de realidades envolve, impõe-se realizar um estudo aprofundado de um dos componentes do regime que se tem demonstrado particularmente controverso, nomeadamente, o da renúncia à isenção do IVA, com o objetivo de salvaguardar, tanto quanto possível, as legítimas aspirações dos sujeitos envolvidos nestas operações e, concomitantemente, a saúde do erário público. Deste modo, propomo-nos a identificar os elementos do regime que consideramos dever ser alvo de alterações, procurando, tanto quanto possível, fornecer recomendações nesse sentido.