Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-26"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Fatores que predispõem a ocorrência de eventos adversos no transporte intrahospitalar da pessoa em situação crítica – scoping reviewPublication . Roseira, Sara; Guerreiro, Mónica; Martins, Lurdes; Deodato, Sérgio
- Caminho para a mestria e desenvolvimento de competências no cuidado à pessoa em situação críticaPublication . Soares, Fábio Miguel Pinto; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO presente relatório assume-se como um retrato do caminho para a aquisição de competências no Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, durante a realização dos estágios no Serviço de Nefrologia e no Serviço de Medicina Intensiva de dois Hospitais da zona Norte de Portugal. Este documento foi elaborado tomando como referencial as Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, representado um reporte formal do desenvolvimento de atividades e experiências que permitiram a aquisição de competências na área de especialização da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Do caminho percorrido para a mestria e desenvolvimento de competências especializadas no cuidado à pessoa em situação crítica, são descritas as principais atividades desenvolvidas, destacando-se neste relatório: a construção de um referencial teórico relativamente à Best Practice na colheita de hemoculturas à pessoa com suspeita de infeção da corrente sanguínea associada ao Cateter Venoso Central, que culminou na atualização de uma instrução de trabalho para a colheita de hemoculturas para o Serviço de Nefrologia; a criação do Projeto ID-SMI, projeto de investigação piloto que visa estabelecer sinergias, numa abordagem colaborativa, entre a Universidade Católica Portuguesa e um contexto da prática de cuidados (Serviço de Medicina Intensiva); e a adaptação e validação de um instrumento de colheita de dados que permite a avaliação do conhecimento dos Enfermeiros relativamente ao Feixe de Intervenções para Prevenção da Infeção associada ao Cateter Vascular Central. Destacam-se, neste relatório, as aprendizagens no âmbito do cuidado à pessoa em situação crítica e família/cuidador, da promoção da humanização dos cuidados, dos processos de prevenção e controlo da infeção e de resistência aos antimicrobianos, e do desenvolvimento dos cuidados à luz das conceções da prática baseada em evidência, com destaque para a diferenciação destas temáticas no scope de intervenção do Enfermeiro Especialista.
- Appearance comparisons, affect, body dissatisfaction and eating pathology in Portuguese female university studentsPublication . Coelho, Carol; Machado, Paulo; Machado, Bárbara César; Gonçalves, SóniaPhysical appearance comparisons have been theorized to be associated with negative indicators of body image. This study aimed to study appearance comparisons and their association to affect, body dissatisfaction, and eating pathology. Three hundred and ten female university students with ages between 17 and 25 years (M = 20.2, SD = 1.9) completed sociodemographic and clinical data, self-reported questionnaires, and questions about appearance comparisons. Among the participants, 98.71% reported making appearance comparisons, and 42.15% of these reported making them frequently or always. Higher reported frequencies of appearance comparisons were related to higher levels of body dissatisfaction, negative affect, and eating pathology. Appearance comparisons to acquaintances were the most frequent. Comparisons in person and through media were reported in similar proportions. Upward comparisons were more frequent than lateral and downward comparisons and were related to higher levels of body dissatisfaction than downward comparisons and to higher levels of body dissatisfaction, negative affect, and eating pathology than lateral comparisons. Upward comparisons to close peers were associated with higher body dissatisfaction as opposed to models/celebrities. Results, limitations, and implications are discussed.
- Impacto político-económico da gestão da floresta nacional pelo setor empresarial do EstadoPublication . Antunes, Nélia Lopes; Neves, Rui Pedro de OliveiraA visão holística das problemáticas ambientais afirma-se exponencialmente imperiosa1 dado que é ponto assente que todo e qualquer ato internacionalmente ilícito perpetrado por um Estado gera a sua responsabilidade ambiental, sendo que o mesmo princípio se aplica a outras entidades tais como organizações internacionais.2 Pelo que inicialmente foi “na perspetiva das relações bilaterais que se abordou a questão da responsabilidade por danos ao ambiente”.3 Desse modo, no prisma da União Europeia, um dos principais aspetos em voga na discussão é, inevitavelmente, o ambiental. Assim sendo, foi celebrado o Acordo de Paris, adotado a 12 de dezembro de 2015 por todos os seus Estados-Membros, sendo “uma concertação global em torno do combate às alterações climáticas” 4 , onde foram estabelecidas metas de carbono a atingir até ao ano de 2050. Movidos pelo espírito de sacrifício de conciliação entre o princípio da livre economia, do direito ao trabalho e da liberdade com os princípios de índole ambiental, princípios de cooperação, de solidariedade inter-geracional, cada país preconiza e molda a sua atuação com empenho para atingir os objetivos. No caso de Portugal, a presente dissertação inova no sentido de apostar principalmente na gestão eficaz dos sumidouros, mormente, florestas nacionais, com vista a colmatar os efeitos nefastos da indústria e permitindo o alcance da neutralidade carbónica sem comprometer o investimento que deve ser feito pelas empresas em meios de produção menos poluentes, evitando o défice no crescimento do tecido empresarial caso fosse somente essa a solução.