Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-03"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Alteração das circunstâncias no âmbito de uma oferta pública de aquisição obrigatóriaPublication . Carrapita, Marcos Alexandre Gonçalves; Duarte, Rui Manuel PintoA presente dissertação centra-se no âmbito das ofertas públicas de aquisição, começando por analisar o processo de uma oferta pública de aquisição voluntária, referindo os seus princípios e relacionando o Direito Europeu e Nacional. De seguida procede-se a análise das ofertas públicas de aquisição obrigatórias, delimitando os pressupostos do seu dever e a imputação dos direitos de voto utilizada pelo legislador nacional para o concretizar. Posteriormente, procede-se à análise do regime da alteração das circunstâncias no âmbito de uma oferta pública de aquisição. Conclui-se com a verificação e análise dos pressupostos do regime na situação da pandemia Covid-19.
- O impacto dos proxy advisors no governo societárioPublication . Miranda, Catarina Raquel Andrade; Oliveira, Ana da Paz Ferreira da Câmara Perestrelo deOs proxy advisors são empresas que se dedicam à prestação de serviços de consultoria societária aos acionistas e às próprias sociedades através de emissão de recomendações de voto a ser exercido pelos acionistas em sede de assembleia geral, recolhendo e analisando toda a informação necessária para o efeito, podendo inclusive em certos casos exercer materialmente o direito de voto por conta e em representação do acionista. A influência dos consultores em matéria de voto tem crescido apesar das repetidas críticas quanto ao seu desempenho e à influência excessiva que estes exercem no governo das sociedades, porém, os investidores parecem considerar estes consultores como uma ferramenta útil no cumprimento dos seus deveres fiduciários, sendo o exercício do voto um deles. Assim, propomo-nos a analisar o impacto que os proxy advisors têm no governo das sociedades nas diferentes vertentes, analisando e discutindo as vantagens e desvantagens no recurso a esta forma de outsourcing de corporate governance.
- Franca : uma proposta de plano de negócio para uma marca de roupa baseada na economia circularPublication . Roboredo, Carolina Franco Lopes Schepers e; Teixeira, Luís Miguel Lopes; Gonçalves, Helena Maria da Silva Maia de CastroA indústria da moda produz benefícios substanciais para a economia a nível de comércio, empregabilidade, investimentos e renda em todo o mundo (López, Iglesias e Puente, 2021), no entanto, por outro lado, sofre atualmente um escrutínio global derivado às suas operações ao longo da cadeia de valor que se revelam devastadoras para o meio ambiente. A indústria têxtil e do vestuário (ITV) são consideradas a segunda indústria mais poluente e insustentável do mundo (seguida da indústria petrolífera) e tem um impacto desmoralizante sobre o meio ambiente durante todos os processos - produção, venda e consumo (Kim, Jung e Lee; 2021). Segundo Kalambura, Pedro e Paixão (2020) é necessário desacelerar e preconizar uma alternativa à produção em massa procurando métodos mais sustentáveis de produção e consumo. A ITV carece de inovação, isto é, de novas práticas, estratégias e modelos de negócio mais sustentáveis que visem a diminuição das externalidades provocadas pelo setor. Deste modo, para dar resposta a esta problemática e contribuir para o desenvolvimento sustentável, propõe-se a transição de uma economia linear para uma economia circular (EC). O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de negócio de uma marca de vestuário feminino baseado na economia circular, a Franca. A capacidade de uma marca de acompanhar a mudança pode significar vantagem competitiva e ser um fator distintivo, bem como assegurar a melhoria de sistemas de produção, a diminuição de externalidades, contribuir para a consciencialização e melhores hábitos de consumo, que combinados, cooperam para o alcance de desenvolvimento sustentável.
- Estúdio Cedofeita : plano de negócios um estudo sobre os estúdios de gravação e a indústria discográfica em PortugalPublication . Tomé, Henrique Oliveira Arantes; Teixeira, Luís Miguel LopesA Indústria Discográfica, também conhecida por Indústria Fonográfica, é um ramo da Indústria Musical em constante mutação, motivada pela mudança nos hábitos e formas de consumo dos seus produtos e no avanço tecnológico que democratiza os processos de produção. Com as novas morfologias que aproximam os artistas aos seus fãs sem recurso a intermediários, impõe¬se a questão do papel dos estúdios de gravação assumem nesta indústria, ou se tal papel ainda existe. Nesse sentido, o projeto pretende abordar através de um caso particular, o Estúdio Cedofeita, o setor discográfico atual e as características dos estúdios de gravação em Portugal. Através da construção de um plano de negócios baseado na investigação deste setor em Portugal e a nível global, pretende¬se comprovar a possibilidade de negócios como os estúdios de gravação apresentarem, no panorama atual, propostas de valor que justifiquem a sua relevância na indústria discográfica. Assim, o projeto inicia com uma componente de exploração de novas tendências e morfologias nesta indústria, seguindo modelos de análise qualitativa baseada em literatura atual, assim como reflexões de diversos autores acerca da necessidade de existência dos estúdios. Esta base alicerça as investigações realizadas sobre os estúdios de gravação no contexto português, desde um mapeamento dos mesmos ao desempenho económico e financeiro do setor. Os resultados permitem uma melhor compreensão de um setor informal e pouco abordado das indústrias criativas em Portugal. O projeto culmina, através da componente investigativa, na redação de um plano de negócios fundamentado e adaptado ao Estúdio Cedofeita.
- A liderança feminina no futebol profissionalPublication . Santos, Marta Alexandrino Patrício dos; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA liderança é um tema amplamente discutido e estudado. Sem uma definição consensual, a liderança foi, durante largos anos, associada a uma figura masculina. No entanto, com as alterações sociais, nos métodos e nas práticas organizacionais, as mulheres foram ganhando espaço, ainda que continuem a enfrentar preconceitos. As organizações contemporâneas perceberam que os valores e práticas que caracterizam o género feminino podem ser muito relevantes para a eficácia da liderança e, por isso, a prática da liderança vai quebrando as barreiras de género impostas às mulheres, que as dificultavam no desempenho funções de liderança de alto nível. O foco desta investigação será o setor do futebol profissional, que tem vindo a apresentar desigualdades de género na liderança, nas administrações e direções de topo. Com o objetivo de estudar e perceber que aspetos podem ser, ou não, caraterísticos da liderança feminina em cargos de direção organizacional no futebol profissional optou-se por um método de investigação misto. Foram assim realizadas 5 entrevistas a responsáveis de organizações desportivas diferentes e o inquérito por questionário a 67 colaboradores destas mesmas organizações. Em primeiro lugar pretendia-se, com as entrevistas aos responsáveis, fazer uma segmentação prévia das entidades abordadas, entre entidades com e sem influência feminina na liderança, enquanto os questionários aos colaboradores pretendiam identificar os tipos de liderança predominantes em cada uma das tipologia previamente segmentadas, partindo do pressuposto defendido por alguma teoria de as organizações com influência feminina na liderança adotariam estilos de liderança predominantemente de apoio enquanto as organizações com liderança masculina tenderiam a adotar estilos de liderança predominantemente instrumentais. Os principais resultados obtidos das hipóteses testadas no presente estudo parecem indicar que os estilos de liderança não são significativamente diferentes entre as organizações ligadas ao futebol profissional com ou sem influência feminina na liderança ou que, pelo menos, não existe uma influência predominante do género no estilo de liderança nestas organizações, mas que a inexistência de diferenças significativas de género na liderança das organizações desportivas se deve principalmente à evolução, verificada na generalidade das organizações estudadas.
- Perceção de risco, regulação emocional e motivos para o consumo de cocaínaPublication . Brito, Mónica Raquel da Silva; Dias, Paulo César AzevedoEm Portugal, à semelhança de outros países, os números oficiais, apontam para um aumento no consumo de substâncias ilícitas, sendo que a cocaína se destaca como a segunda substância ilícita mais consumida, originando graves repercussões na saúde pública em geral (Salvado, 2021). Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal a caracterização da perceção de risco, da regulação emocional e os motivos associados ao consumo de cocaína. A ausência de estudos, em Portugal, especificamente centrados neste domínio e o crescente aumento da prevalência desta problemática na sociedade, fundamenta o interesse na investigação do consumo de cocaína numa amostra de população portuguesa e a sua relação com a regulação emocional, a perceção de risco e os motivos para o consumo, de modo a contribuir para um maior conhecimento da problemática e para o desenvolvimento de programas de prevenção e intervenção. A amostra, não probabilística de conveniência, foi constituída por 418 jovens e adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos que preencheram os seguintes questionários: questionário Sociodemográfico, o Questionário de Regulação Emocional, o Questionário de Perceção de Risco e, ainda, o Questionário dos Motivos para o Consumo. Os resultados obtidos permitiram perceber que os consumidores têm níveis de perceção de risco inferiores aos consumidores. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas em função do género, tendo o género masculino obtido maior nível de consumo, possuindo menor perceção de risco comparativamente ao género feminino. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas na perceção de risco entre consumidores e não consumidores, tendo os consumidores menor perceção de risco. Foi também possível compreender a importância de desenvolver programas de prevenção nesta área.
- Análisis de la práctica de conservación y restauración en sitios arqueológicos portugueses entre 1950 y el presente: contribuciones a la historia del perfil del conservador-restaurador en PortugalPublication . Durana, Mariana; d'Encarnação, José; Vieira, Eduarda