Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O Diário : diálogos entre a fotografia e a músicaPublication . Vargas, Ana Madalena Leite de Castro Pinho; Lobo, Carlos Afonso de OliveiraA tese procura investigar possíveis relações entre o universo da fotografia e da música, através de um posicionamento da imagem fotográfica num contexto de uma presença musical. Considerando que é um trabalho sobre a representação fotográfica, esta investigação procura desconstruir o pensamento teórico sobre a fotografia na sociedade contemporânea. O estudo, centrado na prática fotográfica, procurará refletir sobre as diversas narrativas, a visual, a estética e a musical, inerentes a um espaço particular e a uma realidade próxima, e deste modo, contribuir, a partir das imagens do corpo de trabalho autoral, para um novo discurso que reflita e considere a possível existência de musicalidade numa imagem. A investigação apresenta como temática central, por um lado, uma análise da importância do objeto físico do diário e do arquivo enquanto objeto fotográfico e artístico no trabalho do diário. Por outro, uma abordagem particular da relação entre a imagem e a música, com um enquadramento teórico e prático, na qual se procura encontrar indícios da presença de música, ainda que subjetiva, na imagem. Paralelamente, e com o intuito de fundamentar as ideologias e conceitos teóricos do trabalho fotográfico, é feita uma contextualização e reflexão da prática fotográfica autoral, em particular dos trabalhos Silêncio (2019-2020) e O Diário (2020-2021).
- O impacto do marketing de influência nos hábitos de consumo de fast fashion em PortugalPublication . Ramalho, Sara Martins dos Santos; Ribeiro, Nelson CostaO desenvolvimento da Internet e consequentemente dos Media Digitais acarretou diversas mudanças nas estratégias de marketing, surgindo, com estas, novas abordagens entre as quais se destaca o marketing de influência, bem como os líderes de opinião online, também conhecidos como influenciadores digitais, que, através das suas plataformas e com base nas suas experiências, sugestões e dicas sobre moda são capazes de interferir nos hábitos de compra dos consumidores. A presente dissertação incide sobre a compreensão da relação existente entre influenciadores digitais e a promoção de marcas ou produtos de Fast Fashion, focando-se substancialmente nas estratégias utilizadas pelos influenciadores para a divulgação deste tipo de indústria. A investigação divide-se em duas partes. A primeira apresenta o enquadramento teórico, sustentado na revisão de literatura e a segunda parte refere-se ao trabalho empírico que consistiu numa análise de conteúdo aos perfis de Instragram e YouTube de três influenciadoras digitais portuguesas consideradas mid-tier, que partilham diariamente conteúdos relacionadas com moda entre outras temáticas. As principais conclusões revelam que as influenciadoras digitais incitam alterações nos hábitos de compra dos seguidores, ao partilharem quer de forma orgânica quer de forma comercial marcas e produtos, nomeadamente os de Fast Fashion, o que demonstra que os influenciadores provocam profundas mudanças na maneira como a moda passou a ser partilhada e consumida.
- O contributo da comunicação interna para o bem-estar dos colaboradores : estudo de caso standard Bank AngolaPublication . Brigham, Neusa Filomena Amaro da Cruz; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVivemos num ambiente cada vez mais competitivo e em contínua evolução, onde as pessoas representam a principal mais-valia para as organizações. Por esta razão, as organizações precisam de concentrar especial atenção nos seus colaboradores, em particular no seu bem-estar. A comunicação interna, a fim de fortalecer as suas interrelações bidirecionais e enquanto facilitadora de bem-estar, visa assegurar uma maior valorização do seu capital humano, destacando a humanização como requisito das organizações. Neste contexto, o conceito de bem-estar associado à comunicação interna, tem sido cada vez mais objeto de estudo por ser um diferencial relevante para a satisfação e retenção de colaboradores. Assim, de forma a perceber como a comunicação pode influenciar o bem-estar de cada organização, esta investigação visou identificar os fatores de comunicação interna que podem contribuir para o desenvolvimento do bem-estar dos colaboradores de uma determinada organização. Para a realização do estudo, seguiu-se, por um lado, uma metodologia qualitativa no apuramento de dados exploratórios através de análise documental e entrevistas exploratórias junto dos órgãos decisores da organização. Por outro lado, utilizou-se uma metodologia quantitativa no apuramento dos dados primários da presente investigação, na aplicação do instrumento inquérito por questionário junto dos colaboradores da organização em estudo. Esta investigação incidiu sobre o contexto do Standard Bank Angola, no qual os principais resultados obtidos permitiram apurar seis principais fatores-chave identificados pelos colaboradores: i) Condições de trabalho; ii) Integração organizacional; iii) Sentido de propósito; iv) Relacionamento no trabalho; v) Qualidade dos média; vi) Feedback pessoal.
- A responsabilidade civil dos administradores perante credores na insolvência da sociedade comercial : a qualificação da insolvência entre as vias para a responsabilização dos administradoresPublication . Araújo, Luís António Ramos Correia; Ribeiro, Maria de Fátima da SilvaO tema da presente tese é a responsabilidade civil dos administradores perante os credores na insolvência da sociedade comercial. Pretende-se descortinar as diferentes vias que os credores sociais têm à sua disposição para obter indemnização dos administradores quando se dá a insolvência da sociedade comercial. Numa primeira parte da tese, analisa-se o objeto dos deveres dos administradores na proximidade da insolvência da sociedade, bem como as situações de facto que, por condutas ilícitas dos administradores, podem fundamentar uma obrigação de indemnização. Depois, dentro do conjunto de diferentes vias de responsabilização, o estudo foca-se especialmente na possibilidade, instituída em 2012, de condenação no pagamento de indemnização por qualificação da insolvência como culposa. Procura-se dar resposta às questões do seu enquadramento enquanto tipo de responsabilidade civil, da sua função e da sua articulação com as restantes vias de responsabilização ao dispor dos credores sociais. Concluímos que, no Direito vigente, a condenação em indemnização por insolvência culposa não substitui aquelas restantes vias, mas defendemos que se trata de um instituto jurídico com essa potencialidade, desde que se ofereça maior segurança jurídica, mediante a introdução de alterações substanciais ao processo e a clarificação da redação legal.