Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-31"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Obesidade e capacidade de trabalhoPublication . Santos, M.; Almeida, A.; Lopes, C.Introdução/enquadramento/objetivos: A Capacidade de Trabalho poderá ser definida na medida em que um funcionário consegue no presente, e eventualmente no futuro, executar as suas tarefas, em função do seu estado de saúde e das capacidades física e mental. As empresas serão mais competitivas se possuírem trabalhadores mais saudáveis. Quanto melhor se conhecerem as variáveis intervenientes na Capacidade de Trabalho, melhor será gerida a Saúde Ocupacional. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Bibliográfica, iniciada através de uma pesquisa realizada em agosto de 2021 nas bases dedados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane CentralRegister of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing andAllied Health Collection: comprehensive, MedicLatina e RCAAP”. Conteúdo: Funcionários com Excesso de Peso ou Obesidade, em média, ausentam-se do trabalho mais dias por ano. Absentismos mais prolongados associam-se a maior taxa de Desemprego, em função das patologias inerentes (músculo-esqueléticas, cardio vasculares e emocionais). Contudo, deve-se realçar que as normas variam entre países e sistemas, pelo que quando a ausência ao trabalho por doença não é remunerada, esta tende a ser mais breve do que quando é, sobretudo se a 100%. Em trabalhadoras com mais idade, a Obesidade duplica o risco de perda de emprego. As alterações na Capacidade de Trabalho poderão ser justificadas pela menor aptidão cardiovascular, pior resposta às exigências físicas e devido às comorbilidades associadas. Esta pode ser mais prevalente nos estratos socioeconómicos mais baixos e, nestes, também costuma ser mais frequente o trabalho físico, pior remunerado e com menos apoio à ausência por incapacidade. A Obesidade e uma elevada Carga de trabalho associam-se a menor Capacidade de Trabalho, eventualmente de formas enérgica, através de questões músculo-esqueléticas, cardiovasculares e/ou alterações na função/sintomas pulmonares, na medida em que aumenta a pressão intra-abdominal. Ou seja, indivíduos com Índice de Massa Corporal superior a 30apresentam sintomas respiratórios com seis vezes maior probabilidade. Discussão e Conclusões Ainda que a bibliografia sobre o tema não seja abundante, parte da que se encontrou é razoavelmente consensual relativa à interação negativa entre o Excesso de Peso/Obesidade e a Capacidade de Trabalho; logo, qualquer medida que beneficie a primeira situação, também o fará para a segunda, com realce para o Exercício e a restrição calórica. Contudo, o assunto por vezes não é devidamente valorizado pelos trabalhadores ou uma parte destes nem sequer está recetiva a abordar o assunto, ficando até agressiva quando um profissional de saúde tenta fazer esse trajeto.
- Educação digital: moving to the future: desafios para a escola, professores e alunosPublication . Orvalho, LuísaColaborar, para inovar num tempo de pandemia de Covid-19 e de transição de uma sociedade contemporânea de natureza tipográfica para uma sociedade algorítmica, é o objeto de estudo desta reflexão na, sobre e para ação, de passagem de um ensino remoto de emergência para um ensino a distância de qualidade, inclusivo e de forte presença social. Este é um artigo de revisão do estado de arte que pretende dar um contributo à questão de investigação: como ampliar o espaço físico da escola, para o ciberespaço, com o apoio das tecnologias emergentes da nova era digital e do trabalho colaborativo, e em rede, dos profissionais do ensino e formação? “. A pandemia deixou a descoberto grandes fragilidades no modelo de transição de um ensino aprendizagem face-to-face (F2F) para o modelo a distância, total ou parcialmente online. Uma delas, foi a inadequação dos modelos organizacionais e pedagógicos adaptáveis a uma geometria variável de presença/ distância e sincronismo/assincronismo. Outra, foi/é a falta de uma pedagogia adequada às formas não-presenciais de aprendizagem. Ainda outra, foi o uso de plataformas para realizar avaliação por exames a distância, com a perspetiva de aumentar a aceitabilidade e a autenticidade dos resultados dos exames, na medida em que os softwares próprios de vigilância remota automática, como supervisores virtuais, ou ferramentas para monitorizar se o aluno consulta novas páginas da web, estão a ser objeto de investigação pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), depois de uma denúncia de que havia indícios de violação do regime de proteção de dados.
- As vivências e perceções da comunidade cigana no seu processo de realojamentoPublication . Pinto, Margarida; Monteiro, DanielaO presente estudo aborda o realojamento da comunidade cigana (que residia no acampamento da Barragem de Bagaúste) no Bairro das Alagoas (Peso da Régua), e, tem como objetivo compreender o processo de realojamento a partir das suas vivências e perceções, particularmente, nas seguintes dimensões: 1) na transição entre o acampamento e o Bairro Social, 2) no acolhimento e adaptação ao Bairro, 3) e no acompanhamento técnico (nomeadamente de assistentes sociais) no processo de realojamento. Este estudo resultou de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, onde foram entrevistados vinte indivíduos da comunidade cigana realojada. Os resultados mostram, entre outros aspetos, que: 1) há diferentes sentimentos face ao acolhimento e integração no bairro, 2) há um elevado nível de satisfação face às novas condições habitacionais, 3) há reconhecimento da importância do acompanhamento técnico no processo de realojamento.
- A jurisdição penal no estado de direito: a divisão intraprocessual do poder punitivoPublication . Pereira, Eliomar da SilvaA divisão do poder é um postulado do Estado de Direito que se exige não apenas dos poderes clássicos, como também de cada poder no exercício de suas funções, a exemplo da jurisdição penal; uma decisão monocrática, aparentemente secundária no Supremo Tribunal Federal em 2018, redefine essa divisão do poder intraprocessual ao distinguir funções de investigação, além das funções já tradicionais de acusação e defesa, ao lado da função de decisão; este artigo pretende discutir as razões e explicitar melhor o que se supõe nessa decisão, tendo por base uma pesquisa bibliográfica sobre o postulado da divisão do poder no processo penal contemporâneo.
- Nursing students’ psychological well-being and coping during the COVID-19 quarantinePublication . Silva, Mafalda Sofia da; Marques, Goreti Filipa; Reis, Ana Catarina; Lourenço, Tânia; Abreu-Figueiredo, Rita; Gonçalves, Maria Luísa; Santos, Maria LuísaBackground: The COVID-19 pandemic crisis has brought about changes in the lives of higher education students that may influence their psychological well-being. Objective: To analyze the association between nursing students’ coping strategies and their psychological well-being during the COVID-19 quarantine. Methodology: Cross-sectional, descriptive-correlational study using a convenience sample of 136 students. Data were collected online using the Portuguese version of the Échelle de Mesure des Mani-festations du Bien-être Psychologique and the Brief COPE. Results: Students in the last years of their undergraduate studies used the instrumental support (p = 0.015) and emotional support (p = 0.009) coping strategies more often and had higher levels of psychological well-being (p = 0.012). Psychological well-being is associated with household income changes (p = 0.024), as well as with religion (r = 0.36; p ≤ 0.01), positive reframing (r = 0.47; p ≤ 0.01), and humor (r = 0.37; p ≤ 0.01) coping strategies. Conclusion: Students’ coping strategies seem to be associated with their psychological well-being during the COVID-19 quarantine.
- Consulta de enfermagem pré-operatória: implementação e avaliaçãoPublication . Mendes, Diana Isabel Arvelos; Ferrito, Cândida Rosa ClementeEnquadramento: O programa Enhanced Recovery After Surgery (ERAS) é um programa de cuidados perioperatórios, que objetiva melhorar resultados cirúrgicos e a recuperação do cliente. O enfermeiro tem uma intervenção importante nomeadamente na consulta pré-operatória. Objetivos: Planear, implementar e avaliar a consulta de enfermagem pré-operatória inserida no ERAS®. Metodologia: Estudo descritivo, quantitativo com três fases: planeamento (elaborados documentos orientadores); implementação (realizadas as consultas); avaliação, (através questionário e plataforma de auditoria). Duas amostras não probabilísticas, uma sem consulta e temporalmente anterior ao programa ERAS (n = 65) e outra com consulta (n = 93). Resultados: Realizadas 96 consultas, em que 74,2% dos clientes ficaram muito satisfeitos e 59,1% consideraram as informações transmitidas muito importantes. Se necessidade de nova cirurgia todos os clientes (100,0%) gostariam de voltar a ter consulta. Tempo médio de internamento reduziu de 7,09 para 6,73 dias (p = 0,044). Tempo de retorno à autonomia na mobilização diminuiu de 3,48 para 2,00 dias (p < 0,001). Conclusão: A consulta foi importante para os clientes, com elevados níveis de satisfação e com efeitos positivos no retorno à autonomia.
- Schools 4.0 – innovation in vocational education: project nr. 2018-1-PT01-KA202-047463Publication . Cunha, António; Dantas, José; Arantes, Pedro; Orvalho, Luísa; Monteiro, SandraPercecionando a necessidade de construir os pilares para reinventar a escola capaz de responder aos novos desafios e oportunidades da Educação e Formação Profissional dos atuais tempos “líquidos” em que vivemos, uma parceria transnacional constitui-se para desenvolver, desde 2018, o Projeto no 2018-I-PT OI-KA 202-O4774463, no âmbito do Programa Erasmus +, chave KA2, intitulado “School 4.0 -Innovation in VET”. A parceria é constituída por quatro escolas profissionais portuguesas, da “Rede Escolas 4.0”, os parceiros europeus da Dinamarca e Grécia, com o envolvimento da EfVET , tendo como consultoria científica e pedagógica dois investigadores do Centro de 1 Investigação em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto, Portugal . O objetivo desta parceria transnacional é coconstruir e publicar um Intelectual Output (IO), em língua portuguesa e inglesa, em suporte de papel e digital, com links em língua materna de cada parceiro, que se constitua como um referencial teórico-prático inovador para ajudar os diferentes stakeholders a repensar e identificar as mudanças a introduzir nas práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas, para se passar de uma escola tradicional, só com aulas presenciais, para uma escola do século XXI, " SCHOOL 4.0”, orientada para a mudança positiva, com aulas, também a distância. Para planear a investigação seguiu-se o Appreciative Inquiry e as orientações do sistema de gestão de qualidade (SGQ), alinhado ao quadro Europeu EQAVET. Esta comunicação pretende divulgar não só o projeto, como apresentar, também, o processo e alguns dos produtos já alcançados nesta parceria transnacional, nomeadamente as boas práticas desenhadas, implementadas e testadas pelos parceiros em contextos de sala de aula e formação de trabalho, histórias de vida de “VET reference persons”, narrativas de estudantes e testemunhos de parceiros e stakeholders para criar comunidades e aumentar a conexão, em tempo de pandemia Covid-19.
- Jacob Rodrigues Pereira: um humanista e benfeitor da humanidadePublication . Rodrigues, João Bartolomeu; Leonido, Levi; Morgado, Elsa GabrielNa presente investigação, pretendemos divulgar a figura de Jacob Rodrigues Pereira, judeu de origem portuguesa, que ainda em criança foi obrigado a fugir com a família para França, a fim de escapar à vigilância apertada da inquisição. Benfeitor da humanidade, Jacob Rodrigues Pereira deixou à sociedade, particularmente aos surdos-mudos, o instrumento que os retirou da exclusão da convivência humanado: foi o inventor do alfabeto manual que permitiu a comunicação destes excluídos com o resto da sociedade. Tomámos como ponto de partida para esta investigação, um longo artigo da autoria de Pinheiro Chagas, publicado em 1868, no Jornal O Panorama, ao longo de quatro números. O contraste entre a fama de que este benfeitor goza em França, cujo nome batizou uma das principais avenidas de Paris, choca com o paradoxo de em Portugal ser uma figura tão ilustre quanto desconhecida.
