Percorrer por data de Publicação, começado por "2021-10-15"
A mostrar 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de ordenação
- Libermann e a evangelização na Costa Ocidental Africana : uma visão propedêutica ao Papa FranciscoPublication . Moreira, Misael de Jesus Pereira; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoO Cristianismo só chegou à África Ocidental no século XV, mas sabe-se que não foi neste período que se deu o seu primeiro contacto com o continente, pois as suas raízes estão em África. Depois de ter percorrido a Europa, vai chegar à Costa nas caravelas dos colonizadores, que tinham a missão de converter os “pagãos” e de impor a fé. A primeira vaga de evangelização não teve sucesso por falhas de método. Só nos finais do século XVIII e início do XIX é que a evangelização começa a fazer-se sentir, através dos missionários enviados pelas congregações missionárias fundadas nessa época. A congregação de Libermann destaca-se pela sua proximidade para com os negros, na luta pela libertação dos escravos e na integração dos libertos. Os negros eram os miseráveis do seu tempo. Hoje o Papa Francisco pede à Igreja uma nova saída, ir às periferias e trazer os pobres e excluídos para o centro. O seu plano de reforma, expresso sobretudo na Evangelii Gaudium, tem muito de comum com aquilo que Libermann propôs aos seus missionários, e desafia as igrejas da Costa Ocidental Africana a traçar o seu próprio plano de ação.
- Ensino profissional : escolha, experiência e futuroPublication . Espinha, Pedro Bruno Garcia; Carvalho, Marisa SimõesDesde o ano letivo 2004/2005, que o ensino profissional está presente na oferta formativa das escolas secundárias públicas, o que comporta desafios para escolas, alunos e professores. Este estudo tem por objetivo compreender as motivações/fatores que levam os alunos para optarem pelo ensino profissional, após a conclusão do 9º ano de escolaridade, bem como, as suas vivências no percurso escolar no ensino profissional e as implicações da frequência do ensino profissional no seu futuro. Assim, pretendeu-se caracterizar os processos de decisão e escolha no ensino profissional, identificando motivações, fatores de influências e crenças/expectativas, caracterizar os processos de implementação das escolhas no ensino profissional, identificando suportes/barreiras, fatores de influência, entre outros e caracterizar expectativas e planos futuros de alunos do ensino profissional. Utilizando o método da entrevista narrativa, as mesmas foram realizadas a seis alunos do ensino profissional e respetivos encarregados de educação, dois ex-alunos do ensino profissional e duas professoras de um agrupamento de escolas da zona centro. As entrevistas foram depois transcritas e posteriormente analisadas através do software QSR NVivo, versão 1.3.2. Os resultados permitem-nos assinalar fatores críticos relacionados com as vivências dos alunos que interferem com a escolha e experiência escolar no ensino profissional. Retiram-se implicações para a investigação e para a prática.
- Strategy and strategic leadership in education: a scoping reviewPublication . Carvalho, Marisa; Cabral, Ilídia; Verdasca, José Lopes; Alves, José MatiasStrategy and strategic leadership are critical issues for school leaders. However, strategy as a field of research has largely been overlooked within the educational leadership literature. Most of the theoretical and empirical work on strategy and strategic leadership over the past decades has been related to non-educational settings, and scholarship devoted to these issues in education is still minimal. The purpose of this scoping review was to provide a comprehensive overview of relevant research regarding strategy and strategic leadership, identifying any gaps in the literature that could inform future research agendas and evidence for practice. The scoping review is underpinned by the five-stage framework of Arksey and O’Malley. The results indicate that there is scarce literature about strategy and that timid steps have been made toward a more integrated and comprehensive model of strategic leadership. It is necessary to expand research into more complex, longitudinal, and explanatory ways due to a better understanding of these constructs.
- "O "Cabido" do papa. Os cardeais em Roma entre a alta e a plena Idade Média (sécs. VIII-XII)"Publication . Renzi, FrancescoO objetivo desta comunicação é uma apresentação sintética, juntamente com uma bibliografia essencial de referência, da evolução e transformação dos cardeais (bispos, os suburbicarii, presbíteros e diáconos) na Roma medieval. O grupo dos cardeais progressivamente assumiu um papel fundamental ao lado dos pontífices romanos, dos quais se tornaram os eleitores; um processo que levou a conflitos e a uma separação do clero urbis, o clero urbano de Roma, que administrava o culto na Urbs. A observação da figura do cardeal permite, portanto, aproximar-se do estudo da Reforma eclesiástica dos séculos XI e XII e das suas consequências nas estruturas da Igreja Romana ao longo da Idade Média.
- Enforcement of investor : state arbitration awards and EU state aid law : how to square the circle?Publication . Cameira, Matilde da Costa Santos de Vasconcelos; Pires, Tiago José Duarte
- Repensar a liberdade dos modernos : a relação do paradigma das duas liberdades de Benjamin Constant com a história da liberdade de Lord ActonPublication . Bianchi, Tiago Barciela de; Castello Branco, José Tomaz"A Liberdade política é o mais poderoso, o mais enérgico meio de aperfeiçoamento que o Céu nos concedeu". Este projecto propõe uma investigação fundamentada no pensamento de dois pais fundadores do liberalismo, Benjamin Constant e Lord Acton, com o objectivo último de perceber as raízes e a origem da liberdade no ocidente. A demanda ocidental pela liberdade civil, que conduz ao liberalismo, suscita a pergunta que Isaiah Berlin formulou no seu ensaio ‘Dois Conceitos de Liberdade’ que permanece ineludível na generalidade: ‘O que fez a protecção da liberdade individual tão sagrada’ para o homem moderno? Aquilo que nos distingue enquanto ocidentais, a liberdade, e a história em que foi forjada, é algo que deve estar gravado de forma inexorável na nossa memória colectiva, de forma consciente. Pois só a auto-consciência de um povo tem força para manter viva a defesa da liberdade, esse “dom precioso que os céus deram ao homem”. Lord Acton sugere a existência de um momento inaugural da liberdade civil. Acton considera que este conceito de liberdade nasceu há 20 séculos, e não nos séculos XVIII e XIX, com o liberalismo. Ou seja, a liberdade negativa não seria um produto da modernidade, mas “o fruto delicado de uma civilização madura”. O objecto desta tese é mostrar que, como afirma Constant, a liberdade passou, de facto, por uma grande mutação conceptual. Contudo, o ponto de viragem pode ter acontecido há 2000 anos, com a aurora de uma nova realidade cultural, como Acton defende na sua história da liberdade, e não há 200, com a modernidade saída das revoluções liberais. Como corolário, a investigação desta dissertação de mestrado quer responder à pergunta: Qual é a relação entre o paradigma das duas liberdades e a História da Liberdade?
- Fraternidade Humana em prol da paz e da convivência comum : um desafio para o diálogo inter-religioso e pastoralPublication . Martins, Luís Sanches; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoO diálogo inter-religioso é um dos desafios no campo do pluralismo religioso atual, necessário para uma boa convivência entre crentes de diferentes tradições. O Concílio Vaticano II, através da declaração Nostra Aetate foi determinante na relação da Igreja com as religiões não cristãs. Nesta linha, os cristãos católicos e os muçulmanos têm estreitado laços de colaboração e diálogo no respeito e na alteridade. É nesta dinâmica de abertura, diálogo e colaboração, que o Papa Francisco e o Grande Imame de Al-Azhar Aḥmad Al-Ṭayyib assinaram a declaração Fraternidade Humana em prol da paz mundial e convivência comum. Este documento veio reforçar a necessidade de colaboração entre as duas religiões, apontando pistas de ação pastoral comum, no campo da paz e defesa da dignidade humana, na educação e na saúde, na pastoral familiar e juvenil, na pastoral da hospitalidade e da migração, da proteção da criação e meio ambiente, e no campo dos mídias.
- A falta de consentimento no crime de violaçãoPublication . Pavão, Alexandra Carreiro; Marques, Pedro Maia Garcia
