Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Controlo inibitório, representação de magnitude e aquisição de competências matemáticas no pré-escolarPublication . Cavaglià, Rita Matos Pires; Ribeiro, FilipaIntrodução: O controlo inibitório e a representação de magnitude têm sido identificados como funções chave para o desenvolvimento das competências numéricas e aritméticas. No entanto, investigações recentes sugerem que a associação entre tarefas de representação de magnitude, nomeadamente de comparação de pontos, e a aquisição da matemática é na realidade um artefacto da carga executiva dos ensaios incongruentes dessas tarefas. O objetivo deste estudo foi identificar as relações entre as funções executivas e a as tarefas de deteção de magnitude que influenciam a aquisição das capacidades do cálculo e relacioná-las com o sucesso numa prova de sentido de número. Metodologia: Avaliou-se o desempenho de 82 crianças do pré-escolar, entre os 4 e os 5 anos, em tarefas de representação de magnitude, de controlo inibitório e de conhecimentos matemáticos precoces. Para apurar a relação entre os desempenhos nas provas foram realizadas análises de correlação. Resultados: Observou-se uma correlação entre o desempenho numa tarefa de representação de magnitude e as capacidades matemáticas precoces(r = −.49), mas não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre o controlo inibitório e 1) as capacidades matemáticas, 2) o desempenho nos ensaios incongruentes da tarefa de representação de magnitude. Conclusões: A confirmação da associação entre a representação de magnitude e as capacidades matemáticas pode ser relevante para a criação de instrumentos de avaliação e programas de intervenção que incorporem medidas não simbólicas. Dada a relevância da matemática nas sociedades modernas, é importante conhecer as funções cognitivas que mais influenciam a aquisição das capacidades do cálculo e de que forma essa relação se expressa, nomeadamente no período pré-escolar
- Hard Club : proposta de produção de um evento SYNTHMANIAPublication . Teixeira, Fernando Jorge da Mota Moreira; Teixeira, Luís Miguel LopesO presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar uma análise do trabalho realizado entre 20 de novembro de 2019 e 4 de abril de 2020, no Hard Club. No decurso do estágio foram aplicados conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a componente letiva do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas, da Universidade Católica Portuguesa. Nele é descrito a estrutura da sala de espetáculos, o seu modo de funcionamento, assim como os métodos e processos utilizados no estágio durante a realização das diferentes atividades, assim como a apresentação de uma proposta para a realização de um evento no âmbito da música Synthwave, o SYNTHMANIA. Na primeira parte, o relatório descreve a história da sala de espetáculos, explorando não só o passado, mas também a sua realidade atual e o seu enquadramento no setor e na cidade do Porto. Nesta parte do relatório é abordada a sua estrutura e o seu funcionamento. No capítulo seguinte, são apresentadas e analisadas as atividades que foram realizadas durante o estágio, indicando a relevância para a experiência profissional, para a entidade de acolhimento e as conclusões dai retiradas. Nos apêndices ao relatório estão alguns dos trabalhos que fazem parte dessas mesmas atividades. Na última parte é apresentada a proposta para a produção de um evento de música Synthwave, sob a forma de um plano de Marketing e Comunicação.
- Branding na superunion MadridPublication . Chinelli, Julia; Teixeira, Luís Miguel LopesEste relatório foi realizado como a etapa final do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e foi escrito com base no estágio curricular realizado na consultora de branding Superunion, em seu escritório de Madrid. A noção do significado de marca evolui constantemente, atualmente, uma marca é dotada de diversos significados, sentimentos e valores, que nos ajudam a gerar conexões e tomar decisões. O processo de criação de marca por sua vez, pode tomar diversas formas e dimensões, este relatório tem como objetivo investigar quais são as etapas fundamentais que constroem este processo. Este relatório apresenta tanto uma abordagem teórica quanto prática do processo de branding, além da descrição das atividades desempenhadas durante o período do estágio, estas descritas de acordo com as fases do projeto em curso.
- A evangelização dos jovens segundo o carisma salesianoPublication . Morais, Casimiro; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de SousaA evangelização é a missão essencial confiada a todos os cristãos, enviados por Deus a anunciar a Boa Nova, enquanto mensagem de salvação para todos os homens, sobretudo para aqueles que vivem na opressão e na marginalização. No Novo Testamento, o Evangelho é a Boa Nova do Reino de Deus proclamada por Cristo. Aqui a essência da evangelização é o próprio Cristo, enviado pelo Pai como libertador e salvador de toda a humanidade, sobretudo os pobres, doentes e pecadores, aos quais leva a luz, a verdade e a vida. A evangelização é confiada a todos os batizados com o objetivo de proclamarem a Palavra de Deus a todos os homens, tanto cristãos como não cristãos. No século XIX, São João Bosco, santo turinês, confiado na Palavra de Cristo, sentiu-se enviado a evangelizar os homens, de modo especial os jovens mais pobres, através da educação. O carisma deste santo fundador da Família Salesiana traduziu-se num compromisso apostólico interligando a evangelização com a educação, em base a um sistema educativo por ele designado de sistema preventivo estruturado na razão, na religião e na amabilidade. Como síntese da sua proposta educativo-evangelizadora está o seu desejo de formar bons cristãos e honestos cidadãos. A evangelização salesiana tem desde então, e até aos dias de hoje, os jovens como principais destinatários. A ação evangelizadora desenvolve-se no seio de uma comunidade educativo-pastoral que envolve os diferentes intervenientes no processo educativoevangelizador, a saber: Salesianos consagrados, educadores, leigos, jovens e famílias.
- The impact of the cultural backlash on the rise of european national populism : the fear of ethnic disappearance : Cross-Country Study of Austria and HungaryPublication . Cardoso, Lara Maria Marques; Coutinho, João PereiraNational Populists are winning seats around Europe and liberal democracy finds itself increasingly undermined. According to the report Democracy in Crisis (2020)1 , the number of countries that have suffered democratic setbacks surpasses the number having achieved gains in this realm. This dissertation for the MA Program in Governance, Leadership and Democracy Studies will reflect on how the cultural backlash is fueling white identity resentments through the fear of ethnic change. According to Kaufmann (2018), in order to understand the phenomenon of national populism, the issue of migration “is central and ethnic change is the story.” (Kaufmann 2018,11). According to Goodwin and Eatwell (2018) the national populist phenomenon reflects deeprooted fears about immigration and hyper ethnic change (Goodwin and Eatwell 2018,132). People feel instinctively negative about how immigration could threaten their national identity, and consequently lead to the destruction of the wider group identity, calling into question the future of the white majority (Taub 2016; Kaufmann 2018; Eatwell and Goodwin 2018).