Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-13"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O teatro e o ensino de religião : uma experiência no contexto da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Peixoto, Miguel Jorge da Silva; Varanda, Maria Isabel PereiraO teatro apresenta-se como uma atividade que não é indiferente ao espírito humano, onde a sua dimensão pedagógica aparece como uma das suas principais características. Para além de se destacar a relação próxima entre a linguagem teatral e a dimensão religiosa, este trabalho tenta estabelecer alguns princípios para uma pedagogia dramática que se possa aplicar ao ensino da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica. Na primeira parte, faz-se uma interceção entre a religião e o teatro a partir do elemento fundacional que denuncia essa interceção - a máscara. Na segunda parte, evidencia-se a importância do teatro na tradição cristã, sublinhando-se essa importância à luz de uma teologia prática atual. Por fim, na terceira parte, relata-se a intervenção pedagógica levada a cabo numa escola do ensino básico onde se apresentam os resultados de um estratégia pedagógica do ensino de religião e moral tendo por base o teatro.
- O crime de violência doméstica contra pessoa vulnerável em razão da idade : em particular a exigência de coabitaçãoPublication . Fonseca, Carolina Eunice Saraiva Moreira de Andrade; Ferreira, Maria Elisabete da CostaA presente dissertação versa sobre a temática do crime de violência doméstica, particularmente no que se refere às vítimas vulneráveis em razão da idade e ao problema da exigência de coabitação destas vítimas com o agressor. O crime de violência doméstica, previsto e punido nos termos do artigo 152.º do Código Penal, consiste na prática ou omissão de condutas aptas a integrar o conceito de maus tratos físicos ou psíquicos, suscetíveis de afetar a saúde da vítima, com quem o agressor mantém ou manteve um vínculo afetivo, ou que seja pessoa particularmente indefesa com quem este coabite. A investigação realizada teve como objetivo analisar o tipo legal do artigo 152.º do Código Penal, bem como atentar nos idosos e nas crianças enquanto vítimas vulneráveis deste crime, mormente no que respeita ao requisito de coabitação com o agressor, para que o tipo legal se encontre preenchido. No que se refere aos idosos, focámo-nos nas condutas típicas de maus tratos à pessoa de idade, debruçando-nos sobre as consequências dramáticas que resultam deste tipo de abusos, tendo em conta a especial fragilidade da vítima e o elevado número de “cifras negras” que ficam por detetar. Atentámos, igualmente, nas crianças e jovens enquanto vítimas vulneráveis, principalmente no que se refere à extensão do conteúdo do poder-dever de educação atribuído aos pais no exercício das suas responsabilidades parentais e à fronteira entre o castigo legítimo e a conduta abusiva, que configura um ato de maus tratos para com a criança, seguidamente analisámos ainda a situação do menor que vivencia um ambiente familiar pautado por violência. Por fim, terminámos a presente dissertação chamando a atenção para uma urgente alteração legislativa que, a nosso ver, seria de extrema importância para a tutela de idosos e crianças enquanto vítimas do crime de violência doméstica, quando sejam familiares do agressor, ainda que ambos não coabitem.
- Significados do Caminho de Santiago : análise das perceções de peregrinosPublication . Santos, Joana Patrícia Archer; Ribeiro, Luísa Mota; Barbosa, MarianaO presente estudo procurou analisar os significados atribuídos pelos peregrinos ao processo da peregrinação, bem como as transformações decorrentes da realização do Caminho de Santiago. Este estudo contou com 31 participantes (19 sujeitos do sexo feminino e 12 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 52 anos, M=32,9, DP=10,7), sendo que a recolha de dados decorreu através de uma entrevista semiestruturada. Para efeitos de análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo demonstram que os principais significados atribuídos à peregrinação do Caminho de Santiago se prendem com a desconexão com o quotidiano, a descoberta e a procura (de si, do outro e do mundo), a espiritualidade, a cooperação e apersistência. Verificou se também que a aprendizagem, a obtenção de uma direção para as suas vidas e a mudança, foram os aspetos que mais sobressaíram na experiência transformativa. Com efeito, os resultados obtidos destacaram a importância das relações interpessoais e o valor que lhes é atribuído, bem como os benefícios adjacentes a esta peregrinação. Este estudo contribuiu com novos dados relativos aos significados atribuídos pelos peregrinos ao Caminho de Santiago, bem como com implicações na área da Psicologia, realçando a importância de atividades que fomentem a promoção da saúde mental.
- Avaliação do mal estar emocional : tradução e validação linguística para a população portuguesa do questionário de deteção de mal-estar emocionalPublication . Soares, Marta Sofia Barroso; Capelas, Manuel Luís VilaINTRODUÇÃO: A pessoa com doença avançada e prognóstico limitado vive uma experiência multidimensional e dinâmica de stress severo. O desconforto emocional experienciado pelos doentes em fim de vida poderá desencadear nos mesmos, um estado de elevado sofrimento que poderá esgotar os seus recursos e como conseguinte poderá desencadear sintomas refratários. Assim, a avaliação do mal-estar emocional deverá ser uma prioridade, de forma a identificar e intervir precocemente nos doentes que necessitam e, para isso, é necessário ter instrumentos de validade e confiabilidade comprovados. MATERIAL E MÉTODO: Na presente dissertação expor-se-á o processo de validação linguística do DME para a língua portuguesa de Portugal, para tal foi pedido autorização ao autor original do Cuestionário de Deteccíon de Malestar Emocional. RESULTADOS: Procedeu-se à tradução do instrumento original para a língua portuguesa de Portugal, obtendo equivalência conceptual e semântica. Contruíu-se uma versão do instrumento pronta a ser utilizada nas fases seguintes do processo de validação. CONCLUSÃO: Com a conclusão do presente estudo obteve-se uma versão do DME com equivalência linguística e semântica, para em fase posterior ser sujeita a validação psicométrica.
- Intelligent computational system for colony-forming-unit enumeration and differentiationPublication . Luís, Jorge Miguel Borges Caeiro; Tavaria, Freni Kekhasharú; Rodrigues, Pedro Miguel de LuísAccurate quantitative analysis of microorganisms is recognized as an essential tool for gauging safety and quality in a wide range of fields. The enumeration processes of viable microorganisms via traditional culturing techniques are methodically convenient and cost-effective, conferring high applicability worldwide. However, manual counting can be time-consuming, laborious and imprecise. Furthermore, particular pathologies require an urgent and accurate response for the therapy to be effective. To reduce time limitations and perhaps discrepancies, this work introduces an intelligent image processing software capable of automatically quantifying the number of Colony Forming Units (CFUs) in Petri-plates. This rapid enumeration enables the technician to provide an expeditious assessment of the microbial load. Moreover, an auxiliary system is able to differentiate among colony images of Echerichia coli, Pseudomonas aeruginosa and Staphylococcus aureus via Machine Learning, based on a Convolutional Neural Network in a process of cross-validation. For testing and validation of the system, the three bacterial groups were cultured, and a significant labeled database was created, exercising suited microbiological laboratory methodologies and subsequent image acquisition. The system demonstrated acceptable accuracy measures; the mean values of precision, recall and F-measure were 95%, 95% and 0.95, for E. coli, 91%, 91% and 0.90 for P. aeruginosa, and 84%, 86% and 0.85 for S. aureus. The adopted deep learning approach accomplished satisfactory results, manifesting 90.31% of accuracy. Ultimately, evidence related to the time-saving potential of the system was achieved; the time spent on the quantification of plates with a high number of colonies might be reduced to a half and occasionally to a third.
- Development and characterization of functional ingredients from olive pomace : bioactivity and potential applicationPublication . Ribeiro, Tânia Isabel Bragança; Pintado, Maria Manuela Estevez; Vicente, António Augusto; Nunes, João Miguel dos Santos AlmeidaAtualmente, grande volume dos resíduos gerados ao longo da cadeia alimentar Europeia é produzido durante o processamento alimentar (19-39%). A indústria de extração de azeite não é exceção, gerando anualmente grandes quantidades de subprodutos e resíduos com elevado impacto fitotóxico, mas que são também ricos em diversos compostos bioativos e nutrientes com potencial aplicação como ingredientes alimentares. Assim sendo, é imprescindível a adoção de estratégias de redução do desperdício e de valorização dos subprodutos, no sentido de melhorar a sustentabilidade económica e ambiental da indústria alimentar. Atualmente, o bagaço de azeitona é o subproduto de maior relevo da indústria de azeite e a sua valorização adequada é também o maior desafio do sector para alcançar uma cadeia produtiva sustentável alinhada com os princípios da Bioeconomia Circular. Esta tese visou alcançar uma valorização “zero desperdício” para o bagaço de azeitona, priorizando os produtos de alto valor acrescentado sobre os de baixo valor através da produção e caracterização de ingredientes alimentares, nomeadamente ingredientes em pó ricos em vários compostos bioativos, seguida da validação in vitro das suas atividades biológicas ligadas a benefícios para a saúde, como a prevenção e redução de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas intestinais e posterior aplicação no desenvolvimento de alimentos funcionais. Uma estratégia de “desperdício zero” foi alcançada para o bagaço de azeitona. Esta estratégia consiste num procedimento simples de fracionamento, em que se obteve uma fração líquida que revelou um alto teor de hidroxitirosol (513,61-625,76 mg/100 g de peso seco) e uma fração de polpa caracterizada por ser uma boa fonte de fibra alimentar antioxidante. Adicionalmente, obteve-se ainda uma fração de caroços que exibiu valores caloríficos significativamente elevados (18,65-18,94 MJ/kg). Estes resultados validaram o potencial valor acrescentado das frações líquidas e de polpa como ingredientes alimentares e como biocombustível no caso da fração de caroços. Após validação do potencial da fração líquida e de polpa do bagaço de azeitona como ingredientes alimentares, dois novos ingredientes em pó, estáveis e seguros, foram desenvolvidos sem qualquer etapa de extração, nomeadamente um pó enriquecido na fração líquida (LOPP) e um pó enriquecido na fração de polpa (POPP). O LOPP exibiu uma quantidade significativa de manitol (141 g/kg), potássio (54 g/kg) e hidroxitirosol/derivados (5 mg/g). O POPP exibiu uma grande quantidade de fibra alimentar (620 g/kg) associada a um teor significativo de fenólicos (7,41 mg equivalentes de ácido gálico/g fibra) com atividade antioxidante substancial. O POPP também revelou uma composição de ácidos gordos insaturados semelhante à do azeite (76% do total de ácidos gordos), sendo ainda uma fonte razoável de proteína (12%). As suas propriedades funcionais (solubilidade, capacidade de retenção de água e de óleo), capacidade antioxidante e atividade antimicrobiana foram também avaliadas, assim como a sua segurança biológica. Em síntese, a multifuncionalidade e aplicabilidade dos pós de bagaço de azeitona como fortificantes nutricionais, promotores de benefícios para a saúde e conservantes foram atestadas. A digestão simulada in vitro permitiu concluir que os fenólicos e minerais do LOPP foram afetados negativamente pela digestão, no entanto, uma bioacessibilidade significativa de potássio e hidroxitirosol foi verificada ( 57%) e as suas bioatividades foram apenas moderadamente afetadas. Em relação às suas bioatividades, pelo menos metade da atividade antioxidante (capacidade de Resumo x absorção do radical de oxigénio), de inibição da -glucosidase e de inibição da enzima conversora de angiotensina (91,98%) foram retidas e bioacessíveis após a digestão. Por sua vez, a digestão do POPP revelou uma perda significativa de fenólicos na digestão oral (62,48%), mas o papel da fibra como veículo de fenólicos permitiu recuperar uma quantidade significativa de fenólicos no estômago (77,11%) e um índice de bioacessibilidade de pelo menos 50% (tirosol e o seu glucosídeo). A fibra do POPP também interagiu positivamente com os ácidos gordos, diminuindo e facilitando bioacessibilidade dos saturados (5-6%) e dos insaturados (4-11%), respetivamente. Após realização da digestão in vitro dos pós de bagaço de azeitona, as frações disponíveis no cólon de ambos os pós exibiram uma composição abundante em compostos associados a potenciais benefícios para a saúde intestinal, nomeadamente fibra e compostos fenólicos e fibra. Assim sendo, procedeu-se a fermentação fecal in vitro das frações não digeridas retidas no cólon após a digestão gastrointestinal simulada in vitro do LOPP e POPP. Os resultados da análise do gene 16S rRNA e dos ácidos gordos de cadeia curta mostraram que estes pós não tiveram um impacto negativo na diversidade da microbiota intestinal e que promoveram uma maior produção de ácidos de cadeia curta (acetato>butirato>propionato) do que os frutooligossacarídeos. A identificação dos metabólitos fenólicos dos pós de bagaço de azeitona por LC-ESI-UHR-QqTOF-MS seguida das análises de clustering supervisionada e clustering hierárquico permitiram avaliar os padrões destes metabólitos ao longo da fermentação fecal in vitro, bem como explicar as potenciais atividades biológicas destes pós no intestino. Ambos os pós apresentaram um conteúdo fenólico e uma capacidade de absorção de radical de oxigénio significativas e capacidade de inibição da adesão de patógenos como o Bacillus cereus (22,03%) e Listeria monocytogenes (20,01%), sobretudo pelo POPP. Por fim, para validar o desempenho dos pós de bagaço de azeitona como ingredientes funcionais, LOPP e POPP foram incorporados em iogurte para aumentar o seu conteúdo em fibra alimentar, hidroxitirosol e ácidos gordos insaturados. A adição de POPP (2%) ao iogurte permitiu cumprir a condição de “fonte de fibra”, por sua vez LOPP (1%) forneceu 5 mg de hidroxitirosol/ derivados num iogurte (120 g). A adição de POPP e azeite juntamente com LOPP ou POPP permitiu uma melhoria do perfil de ácidos gordos insaturados dos iogurtes. Além disso, todos os iogurtes fortificados apresentaram um maior teor de fenólicos e atividade antioxidante. A digestão in vitro reduziu a atividade antioxidante de todas as formulações e mostrou que a incorporação de azeite juntamente com o LOPP e POPP aumentou a bioacessibilidade de hidroxitirosol e do hidroxitirosol glucosídeo, respetivamente. Contudo, todas as formulações com os pós de bagaço de azeitona podem ser consideradas boas fontes de hidroxitirosol, lípidos insaturados e fibras para os consumidores. Em suma, os resultados deste trabalho irão contribuir para a sustentabilidade da indústria do azeite no contexto da bioeconomia circular, através do desenvolvimento de ingredientes de valor acrescentado destinados à indústria alimentar com potencial impacto positivo na saúde, proporcionando ainda um biocombustível sólido.