Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-23"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- O conceito de bem-estar animal para efeitos da Lei nº 8/2017, de 03 de marçoPublication . Costa, Madalena Simões; Antunes, Henrique Mário Nunes SousaA visão crescente dos animais de companhia como membros da família, acompanhada dos progressos científicos na temática da senciência animal, levou a que o bem-estar animal passasse a constar da ordem do dia de muitos ordenamentos jurídicos, incluindo do nosso país. Surgiu então um novo estatuto jurídico do animal, plasmado na Lei n.º8/2017, de 3 de março, que veio alterar vários diplomas existentes, em especial, o Código Civil, e que aponta no sentido da “descoisificação” dos animais. Não obstante, os mesmos continuam a poder ser objeto de um direito de propriedade, que passou a ter um conteúdo muito específico, regulado no novo artigo 1305.º-A do Cód. Civil, e que se distingue do direito de propriedade sobre coisas. Este direito de propriedade sobre animais encontra-se sujeito ao respeito pelo bem-estar animal, conceito este que, embora já presente noutros diplomas legais de natureza pública, foi transposto pela primeira vez para o plano jurídico-civil. Os proprietários de animais devem então proporcionar-lhes um ambiente e dieta adequados, providenciar pelas suas necessidades comportamentais naturais, prestar companhia e protegê-los de dor, sofrimento, lesões e doenças. Também os tribunais passaram a ter o seu poder de decisão sujeito ao bem-estar animal, no contexto da fixação do destino de animais de companhia em sede de divórcio ou rutura de união de facto, em virtude do novo artigo 1793.º-A do Cód. Civil. Na decisão sobre a qual dos cônjuges o animal de companhia deve ser confiado, os tribunais devem averiguar, para além dos interesses dos cônjuges e dos filhos do casal, qual dos cônjuges se encontra em melhor posição de assegurar o bem-estar do animal de companhia, tomando para esse efeito em consideração variados fatores, tais como a ligação emocional do animal de companhia aos cônjuges ou aos filhos do casal, acomodação/capacidade de proporcionar o maneio adequado, tempo despendido com o animal, capacidade financeira, etc. Ora, nem sempre os interesses humanos se compatibilizam com o bem-estar animal, existindo nesses casos um conflito de interesses. Na impossibilidade de concertação prática de interesses, o legislador optou por secundarizar o bem-estar animal, subordinando-o aos interesses humanos, o que acarreta diversas consequências práticas, colocando desde logo em causa o dever de assegurar o bem-estar animal previsto no artigo 1305.º-A do Cód. Civil.
- A Igreja católica em Nampula pós-independência : experiência eclesial do povo MacuaPublication . Patrício, Albino; Ferreira, António Manuel Antunes de MatosA dissertação que temos entre mãos é o resultado de uma pesquisa na qual o objetivo fundamental é analisar a Igreja Católica em Nampula no período da pós- Independência, com especial incidência na experiência eclesial do povo macua. A centralidade deste trabalho reside, assim, no progresso obtido pela Igreja Católica na sua relação com o povo macua. Este trabalho tem quatro capítulos. No primeiro capítulo analisamos a origem e as religiões tradicionais do povo macua, a sua organização social e a sua pertença à comunidade cristã. No segundo capítulo apresentamos a noção de uma Igreja de viragem desde as vésperas da Independência, pós-independência e as atrocidades que houve até a guerra civil. No terceiro capítulo tratamos do tema da Igreja Católica na atualidade, dos progressos obtidos e das suas atividades pastorais. Por último, no quarto capítulo, abordamos os desafios atuais como a proliferação de confissões religiosas de origem cristã na arquidiocese, a receção dos acordos de Roma e perspetivamos o seu futuro
- O mercado das marcas de moda de luxo na contemporaneidade : as motivações de compra dos consumidores portuguesesPublication . Pinheiro, Francisca Pereira; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraO mercado das marcas de luxo, desde a década de 1990, tem crescido a um ritmo bastante acelerado. Desde então, o conceito de “sociedade de consumo” tomou proporções representativas da coletividade contemporânea e da evolução económica. Temos acompanhado uma constante adaptação no que diz respeito ao consumo do luxo e consequentemente de marcas de luxo, uma vez que, à medida que a nossa sociedade se desenvolve, nasce uma contínua vontade de consumir. Atualmente, esta sociedade de consumo procura não só, um produto ou serviço, mas também notoriedade, reconhecimento e satisfação. Consequentemente, as marcas adaptam-se e personalizam-se de forma a desenvolver e criar uma identidade que comunique com o seu público e que perdure. De forma a serem reconhecidas, as marcas de luxo aperfeiçoam estratégias de posicionamento para um valor acrescentado contínuo, sem contestar a sua verdadeira identidade. Compreender e desenvolver o luxo é a essência e propósito da presente dissertação que fundamenta um estudo composto pelos consumidores portugueses de marcas de moda de luxo, através de uma metodologia quantitativa. Foi desenvolvido um inquérito por questionário, obtendo 203 respostas. Desta amostra, entendemos que a perceção dos produtos de marcas de luxo está relacionada com as motivações associadas ao nível da qualidade do produto, da exclusividade e da notoriedade da marca. As principais motivações de compra estão diretamente relacionadas com as características visuais, mas também por toda a envolvente e experiência de compra. Os resultados sugerem que desta envolvente, fazem parte os materiais e elementos de marketing que acompanham o produto na compra do mesmo, o ambiente dentro de loja, as plataformas de comércio eletrónico e as suas plataformas de comunicação digitais. Consequentemente, entende-se como crucial para qualquer marca a atenção às mudanças e transmitir ideias de forma correta para desenvolver e manter uma carteira de clientes que lhe seja fiel. Os fatores globais e económicos influenciam os consumos e tendências, por isso, mais do que nunca, as marcas de luxo devem ter em conta um público global, as suas necessidades e evolução dos seus comportamentos.
- Tutela coletiva indemnizatóriaPublication . Carvalho, Margarida Sousa Lobo de; Antunes, Henrique Mário Nunes Sousa
- Estratégias de resposta a um consumo sustentável e responsável : estudo de caso LiptonPublication . Vale, Catarina Vieira Machado do; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoA sustentabilidade é um fenómeno que cada vez tem mais importância nos dias de hoje. Os consumidores estão mais informados e conscientes do impacto que as suas escolhas de consumo podem ter no ambiente e na sociedade. Em simultâneo, como resposta a estas preocupações e com o intuito de tornar o mundo num lugar melhor, as empresas sentem a necessidade de criar novas estratégias. A responsabilidade social corporativa e o “green marketing” são algumas das tendências e práticas. Estas têm, por um lado, o objetivo de minimizar o seu impacto e, por outro, o de promover um mundo mais equilibrado a nível económico, social e ambiental. Esta temática tem vindo a crescer e a apresentar novas oportunidades para as marcas. Este relatório resulta de um trabalho de pesquisa e análise desenvolvido no estágio curricular realizado entre Fevereiro de 2019 e Fevereiro de 2020 na marca Lipton, integrante da multinacional Unilever. O principal objetivo é perceber quais as estratégias da marca para promover um consumo mais responsável e sustentável.
- A participação do público na informação : o caso da SIC NotíciasPublication . Mendes, Catarina Guedes; Arêas, Camila CabralO presente relatório de estágio propõe uma reflexão sobre a participação do cidadão comum na informação televisiva. A investigação resulta de seis meses de estágio na redação de informação da SIC e da SIC Notícias, onde foram desempenhadas as funções de jornalista-estagiária, desde o dia 2 de setembro de 2019 até ao dia 2 de fevereiro de 2020. O foco principal incide sobre os canais de participação do público no jornalismo informativo, tendo como estudo de caso a SIC Notícias e sua produção de conteúdos em suporte televisivo e digital. A “Agenda SIC” representa o objeto de estudo da investigação, permitindo-nos analisar a influência do cidadão comum na construção da notícia e da agenda jornalística. Esta premissa norteou a investigação e deu origem a outros eixos problemáticos, tais como identificar que estratégias são desenvolvidas pela estação ao praticar um jornalismo próximo do espectador. Para dar resposta às questões de investigação, recorremos aos métodos qualitativos, mobilizando como técnica de recolha de dados primários a realização de entrevistas aos jornalistas e chefias de informação, que nos permite analisar o modus operandi do emissor. Recorremos também à observação participante e à análise conteúdo como dados secundários, de forma a completar os dados da investigação. Os principais resultados indicam que este canal generalista pratica estratégias de proximidade, com o objetivo de manter o interesse do espectador, potenciando a sua participação e integrando-o nos conteúdos informativos. No capítulo da análise dos resultados identificamos de que formas isto acontece e as técnicas que utilizámos permitem-nos mapear a participação do espectador nas diversas equipas onde trabalhei. Com a informação obtida, concluímos também que o contexto digital impactou as práticas jornalísticas, trazendo algumas desvantagens para a SIC Notícias, o que leva os jornalistas a repensarem a utilização do digital, priorizando a interação offline com o espectador. A investigação revela que a redação de informação mantém uma relação de reciprocidade e de negociação com o consumidor, complementando-se e beneficiando as duas partes.
- Fusão transfronteiriça : o regime especial da participação dos trabalhadoresPublication . Bonvalot, Marta Ulrich; Cabral, Rita Maria Lagos Amaral
- Kardashian phenomenon : a family’s branding construction : how is the Kardashian-Jenner clan influencing people?Publication . Venâncio, Filipa Sofia Gonçalves Reis; Duarte, António Alexandre de OliveiraThe aim of this dissertation is to analyze the media rise of the Kardashian-Jenner family and the construction of their brand. To do this, it is necessary to understand how to apply branding strategies to people or, in this case, to a family. Nowadays, the proportions and the way people present themselves and expose themselves in social media for example Instagram, change our perception of the public and the private, merging them into one, where the private becomes public. The methodology used was the bibliographic research with authors dealing with brand, branding, positioning, brand equity, integrated communication, marketing communication, internet and social media. It was also analyzed the reality show Keeping Up with the Kardashians, the contents of the social media of the family members and their products. Following up the reality show Keeping Up with the Kardashians, we observed the great power of the Kardashian family brand and its great influence in the world