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- A comunicação interna enquanto catalisador da cultura nas organizações : estudo de caso : Grupo Jerónimo MartinsPublication . Morais, João Vasco Duarte Matos Morgado de; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVivendo sob um contexto de crescimento de quase 3 décadas, representado pela expansão das suas operações e pelo alargamento sustentado e ininterrupto do seu número de colaboradores, o Grupo Jerónimo Martins concentra em si um conjunto de características que lhe conferem relevância para o estudo das temáticas da comunicação interna e da cultura organizacional. A comunicação interna e as suas representações podem corresponder a manifestações objectivas de cultura nas organizações, que se traduzem necessariamente em constructos dependentes da realidade da empresa: quais os seus princípios e valores, de que forma se manifestam, como se exteriorizam tendencialmente as lideranças e quão diversa é a realidade humana da organização. O objectivo desta dissertação é o de estudar as funções dos objectos de comunicação e, por conseguinte, perceber como é possível sistematizar os valores em mensagens que se tornem reflexo de uma linha orientadora de comunicação interna. Para tal, baseia-se numa metodologia mista de análise, complementada pela aplicação de dois modelos de comunicação. Como principais resultados da investigação, apurou-se que os colaboradores do Grupo Jerónimo Martins reconhecem a importância dos instrumentos de comunicação existentes, sendo igualmente capazes de lhes apontar oportunidades de melhoria. Deste modo, existe o reconhecimento de que a comunicação interna potencia a obtenção de resultados do grupo como um todo.
- Where´s Wally? : o destino da responsabilidade penal da instituição penal de crédito após a aplicação de uma medida de resolução bancária : o caso da constituição de uma instituição de transiçãoPublication . Bernardino, Margarida Bernardo Marques; Marques, Pedro Maia Garcia
- O crime de branqueamento : das vantagens procedentes da fraude fiscal perdidas para o Estado : será que o crime compensa?Publication . Tenreiro, Duarte Maria Bento de Almeida e Sousa; Silva, Germano Marques da
- Jesus, um pedagogo libertador : releitura propositiva da Unidade Letiva 2 do 6º ano de escolaridade do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Teixeira, Rui Jorge Ribeiro; Angélico, José Pedro LopesA condição humana tem como características inerentes a sua finitude e vulnerabilidade. Em diversos momentos da História, houve um abuso da heterogeneidade social na acentuação dessas componentes, perpetuando mecanismos de ostracização, dominação e exclusão. A vida e ensinamentos de Jesus de Nazaré centralizaram esta questão, constituindo, pela perspetiva da sua opção preferencial pelos últimos da sociedade, a premissa fundamental da Teologia da Libertação. O influxo desta via teológica teve alcance interdisciplinar, motivando inovações no campo educativo, com a sistematização de uma educação libertadora. Uma pedagogia libertadora de inspiração cristã consubstancia-se como uma perspetiva cujo contributo ao sistema escolar se afigura como uma mais-valia, despertando esperança no esbatimento das desigualdades sociais, bem patentes no paradigma social hodierno. É nesta base que se desenvolve o presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, e também nela que assenta a releitura da Unidade Letiva 2 do 6º ano “Jesus, um Homem para os outros”.
- Turismo cinematográfico : a influência do cinema e das séries no desenvolvimento dos destinos e atrações turísticasPublication . Alves, Joana Miguel Lourenço; Salazar, Ana Maria Pinto Lima Brites KankuraA nova tendência do Turismo Cinematográfico, que é o tema desta investigação, tem vindo a ser motivo do aumento dos fluxos turísticos, devido à descoberta de novas motivações por parte do turista, bem como por este apresentar uma diversidade de atividades turísticas que tornam este segmento bastante apelativo e diferenciador. Os produtos mediáticos acabam por ser um meio de transmissão de informação de lugares e destinos pouco ou até mesmo nada conhecidos, o que faz com que as principais e maiores produções de cinema e televisão proporcionem uma constante viagem sendo que, para alguns, os filmes e as séries podem, inclusivamente, levá-los a viajar para os locais onde estes foram filmados. Deste modo, o objetivo principal deste estudo é investigar a relação entre o setor do turismo e o setor audiovisual e, mais especificamente, perceber o grau de influência que o cinema e as séries apresentam no desenvolvimento dos destinos e atrações turísticas. Em termos metodológicos, foi seguido um design exploratório através da realização de duas entrevistas em profundidade e um design descritivo através da aplicação de um questionário online. As principais conclusões apontam para o facto deste segmento representar, ainda, um mundo desconhecido para o turista, isto porque o que acontece muitas das vezes é o facto desta tipologia de turismo ser “consumida” de forma acidental e involuntária, já que 43,2%, já ouviu falar deste segmento, mas não sabem bem do que se trata. Por outro lado, 39,5% dos respondentes conhecem perfeitamente este conceito e a maioria, 56,8%, já vivenciou este tipo de experiências, sendo que 38,6% viajaram para algum destino devido a um filme e/ou série, mas não foi a principal motivação, enquanto que 15,9% viajaram tendo essa como a sua principal motivação. No que diz respeito à satisfação em relação à sua última experiência, 47,7% encontram-se muito e extremamente satisfeitos. De facto, é inevitável concluir que esta tipologia de turismo exerce uma influência significativa no desenvolvimento dos destinos e atrações turísticas, já que 94% das pessoas a consideram importante, muito importante e extremamente importante, apresentando, assim, um balanço bastante positivo para esta investigação. Assim, este promete vir a ser um segmento em ascensão porque, efetivamente, é uma temática que provoca e desperta a curiosidade e o interesse do turista.
- A importância da utilização do visualizador no processo de ensino-aprendizagem da trompetePublication . Faria, Vasco Silva de; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraA utilização de acessórios no processo de ensino-aprendizagem da Trompete é amplamente reconhecida pelos docentes e alunos do instrumento e pode assumir uma função essencial e complementar à execução puramente instrumental. Por outro lado, podemos constatar a existência de lacunas e procurar a observação de possíveis evidências que demonstrem que o contexto que atesta a prática pedagógica necessita de uma constante adaptação e adequação metodológica procurando cada vez mais optimizar o processo de ensino-aprendizagem na procura da obtenção de melhores resultados de aprendizagem, com competências de excelência sistematizadas, sustentados empiricamente e com atenção aos aspetos fisiológicos, físicos e cognitivos. A investigação sugere que nenhum outro instrumento mudou tanto no decurso do tempo como a Trompete (Tarr, 2008, p. 7), que os desafios colocados aos músicos são cada vez mais exigentes (C. Gordon, 1974, p. 3), porventura se verifica uma variedade de teorias e ideias que acabam por resultar numa confusão que nunca deveria existir (C. Gordon, 1977, p. 3). No mesmo sentido, Sherman (1979) e Hickman (2006) sugerem que para atingir um nível alto de execução e performance instrumental é necessário o constante e eficaz aperfeiçoamento de técnicas de base que assentam em conceitos transversais a todos os instrumentos mas, sobretudo, os específicos da Trompete. Este projeto surge com o intuito de conhecer, identificar e sistematizar práticas pedagógicas relacionadas com a utilização de acessórios auxiliares no processo de ensino-aprendizagem da Trompete, nomeadamente o visualizador, procurando atestar a importância da utilização deste acessório. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi aplicado no Conservatório de Guimarães em alunos de Trompete que frequentam o Curso Básico de xii Instrumento. Não obstante, com a inclusão de um inquérito distribuído por trompetistas de todo o país procurámos uma demonstração por amostra mais significativa de evidências que nos ajudassem a compreender a utilização deste acessório.O visualizador é um acessório semelhante a um bocal sem revestimento, apenas com um esqueleto e que permite a visualização da parte labial durante a execução do instrumento. Os resultados obtidos demonstram por um lado o conhecimento deste acessório e por outro o reconhecimento da sua importância quer no processo de ensino-aprendizagem de forma transversal aos vários níveis de formação, quer na preparação performativa profissional, com enfoque no aperfeiçoamento e aquisição de conceitos de base consolidados.
- Introdução precoce da rítmica a duas partes com recurso à prosódia vocalPublication . Azevedo, Nuno Alexandre Guilherme Guedes Marques de; Alves, Rui Pedro de OliveiraO Relatório de Prática Profissional (RPP) consiste numa descrição pormenorizada, de todos os procedimentos inerentes ao desenrolar de uma prática profissional efetiva de todos os vetores que almejam para uma maior eficácia na aprendizagem dos alunos. Aborda toda a envolvência pedagógica, institucional e pessoal, para que fosse possível atingir os objetivos propostos. Desta forma, é apresentada toda a dinâmica e registos inerentes à comunidade escolar, comunidade docente e comunidade envolvente, como uma “tríade” eficaz para a efetivação de todo um conjunto de práticas aplicadas.