Percorrer por data de Publicação, começado por "2020-12-07"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
- Adoção obrigatória das IFRS na UE : revisão de literaturaPublication . Vale, Sara Carvalho do; Correia, Maria Luísa C. F. Leite Castro AnacoretaA emissão do Regulamento (CE) Nº 1606/2002, de 19 de julho de 2002, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo à aplicação das normas internacionais de contabilidade fez surgir um ponto de viragem no que diz respeito à elaboração das demonstrações financeiras consolidadas na União Europeia. Este Regulamento impôs que todas as empresas com títulos negociados publicamente passassem a utilizar um mesmo conjunto único de normas de contabilidade. A presente análise tem por objetivo identificar e sistematizar a investigação académica realizada no âmbito da adoção obrigatória das IFRS na União Europeia a partir de 2005, no sentido de concluir, com base na investigação efetuada até ao momento, sobre os efeitos da adoção obrigatória das IFRS na União Europeia. A metodologia aplicada teve por base o estudo de Baker & Barbu (2007). Assim, foram aplicados determinados critérios de modo a atingir uma seleção de artigos que permitisse dar resposta à questão de investigação desenvolvida nesta análise. Nomeadamente a presença da palavra “IFRS” no título e “mandatory” no abstract, uma vez que o objetivo é analisar toda a investigação realizada de 2005 e até 2019, que tenha como foco a adoção obrigatória das IFRS na União Europeia. No geral, os resultados encontrados na literatura revista são consistentes com os objetivos das IFRS de melhorar a comparabilidade das demonstrações financeiras, a proteção dos investidores e a sua confiança no mercado, permitir às empresas uma maior participação nos mercados de capitais e aumentar a disponibilidade e qualidade da informação existente no mercado.
- O impacto da carga fiscal nos fenómenos de evasão fiscalPublication . Alves, Tiago Filipe Pedrosa; Correia, Maria Luísa C. F. Leite Castro Anacoreta; Ribeiro, RicardoOs impostos são uma importante fonte de receita dos estados, e um dos principais mecanismos de política económica ao seu alcance. Dependendo do contexto económico, estas políticas podem indiciar cargas fiscais incidentes sobre os contribuintes consideradas excessivas por diferentes operadores económicos. Em recentes estudos sobre o tema, como OCDE (2020) Portugal tem sido apontado como país de elevada carga fiscal face ao PIB, a par de outros países europeus, como Grécia e Hungria. A tendência crescente da carga fiscal incidente sobre as pessoas em Portugal é visível em termos nominativos. Com efeito, a taxa máxima de IRS cresceu de 38% à data da adoção do Código, em 1988 com a publicação do decreto-lei n.º 442-A/88, de 30 de novembro, para 48%, conforme atual artigo 68º do Código do IRS, que exclui taxas adicionais atualmente em vigor. Motivado pela tendência de agravamento fiscal, a qual, conforme inferem Mason & Calvin (1984), pode induzir práticas fraudulentas ao nível da tributação, o presente estudo pretende analisar os efeitos da crescente carga fiscal em Portugal nos fenómenos de evasão fiscal. Para tal, foram utilizados dados referentes a Portugal, Itália, Espanha, Suécia e Dinamarca, no período compreendido entre 2001 e 2016, através da estimação de 2 equações, uma linear outra logarítmica, na qual surge como variável explicada a evasão fiscal e explicativa principal a evasão fiscal. Os resultados sugerem que a carga fiscal tem impacto nos fenómenos de evasão fiscal. De acordo com o modelo linear é expectável que um aumento de 1 ponto percentual (p.p) da carga fiscal conduza a um aumento médio da evasão fiscal em 0.992 p.p. De acordo com o modelo logarítmico é expectável que um aumento de 1% da carga fiscal conduza a um aumento médio de 1,499% da evasão fiscal. Como tal é possível concluir que os maiores níveis de carga fiscal são capazes de explicar a evolução da evasão fiscal em Portugal.
- Influencer tiers : how different categories of influencers impact the attitude of young portuguese womenPublication . Sousa, Sofia Alexandra Lindqvist Correia de; Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro eWe are currently experiencing a digital setting that has progressed immensely in the last ten years. Social media has become one of the most important disseminators of information, influence and entertainment. With the increase of social media, influencer marketing has further benefitted and become the powerhouse it is today. Influencer is a rather interesting term that keeps evolving at a steady pace, consequently re-organising the existing influencer tier categories. This master’s thesis aims to study the impact influencer have on young Portuguese women’s attitude and which of the influencer tier categories has the biggest impact. It additionally wishes to understand if people do trust influencers, if people consider influencer a negative term, their preference between online and offline purchases and also to comprehend their daily consumer behaviour and patterns. The following major topics, Social Media, Social Media Marketing, Social Media Influencers, Influencer Marketing and Tier Categories of Influencers, are also addressed thoroughly in the literature review. The methodology used was the mixed methods, more specifically an exploratory sequential mixed method, with an initial qualitative study that gave insight to the following quantitative study. For the qualitative phase the focus group technique was chosen to collect information, whilst for the quantitative phase a questionnaire was chosen. The results clearly show that due to the extremely intrusive marketing techniques women show aversiveness towards the idea of influencers, specifically when promoting products. They also believe that social media, are instigators of consumers impulsive buying and that this leads to a higher disinclination to influencers. Summing up, people are indeed influenced by influencers, specifically the most influential category: Mid-Tier-Influencers. This contradicts the encountered literature stating that nano -influencers and micro-influencers are rather more influential.
- Impacto da adoção da IFRS 16 na análise financeira : o caso das empresas cotadas em EspanhaPublication . Rosa, Cássia Jesus; Correia, Maria Luísa AnacoretaApós anos de controvérsia sobre o tratamento contabilístico das locações, com o propósito de garantir uma maior credibilidade e transparência do relato financeiro destas, foi publicada pelo IASB a norma IFRS 16 – Locações, que veio substituir o anterior normativo, IAS 17. A nova norma internacional das locações, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2019, determina, na perspetiva do locatário, que todos os contratos de locação sejam reconhecidos no balanço da entidade, excluindo assim o tratamento contabilístico dual das locações existente na IAS 17 tão contestado. Posto isto, o principal objetivo da presente dissertação é averiguar os impactos reais da implementação do novo normativo contabilístico das locações na análise financeira das empresas pertencentes aos índices IBEX 35 e IBEX Medium Cap, nomeadamente através do estudo de dez rácios económico-financeiros. O estudo de empresas cotadas espanholas é particularmente interessante, uma vez que existem evidências de um lobby por parte destas contra a adoção da nova norma internacional. Deste modo, foram recolhidos os relatórios e contas consolidadas das empresas compõem a amostra e, posteriormente, procedeu-se ao cálculo dos rácios selecionados, com e sem o impacto da IFRS 16. Os principais resultados obtidos demonstram que a implementação da IFRS 16 gerou impactos significativos em nove dos dez rácios em análise na presente investigação. Adicionalmente, foi possível concluir que, dependendo do regime de transição adotado pela empresa, poderá verificar-se uma escassez de dados que condicionará os utilizadores das demonstrações financeiras na análise financeira a estas empresas.
- Álcool e gravidez : perspetivas de um grupo de profissionais que acompanham mulheres com consumos problemáticosPublication . Carvalho, Gonçalo de Guedes; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboO presente estudo exploratório tem como principal objetivo compreender quais são as perspetivas, conhecimentos e experiências de profissionais de saúde que acompanham mulheres, nomeadamente grávidas, com consumos problemáticos, em relação ao álcool e a gravidez. Utilizando uma metodologia de cariz qualitativo, foram realizadas entrevistas através de um guião semiestruturado, procedendo-se a uma abordagem semi indutiva dos dados com recurso ao software NVivo. Além de explorar as consequências do consumo social de álcool durante a gravidez, que, devido às vulnerabilidades do feto, é considerado consumo problemático ou perigoso, este estudo explora também a vertente do consumo problemático de álcool feito de uma forma compulsiva por mulheres que sofrem de Perturbações do Uso de Álcool e explora as potenciais mudanças no consumo quando esta população engravida. Os resultados principais indicam que o consumo de álcool na gravidez é um fenómeno complexo com implicações culturais e sociais desafiantes, incongruências na informação providenciada pelos profissionais de saúde, vulnerabilidades genéticas e psicológicas individuais e, muitas vezes, contextos familiares desajustados.
- EMRC e literacia religiosa : o papel da EMRC nos itinerários de aproximação dos jovens à cultura do religiosoPublication . Veigas, Joana Rita Ferreira; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoEste Relatório foi redigido na sequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 7º ano da Escola Básica Damião de Góis, e procura analisar a evolução da prática letiva, bem como os métodos de ensino-aprendizagem utilizados. Dada a distância entre a realização da PES e a atualidade, apresentar-se-á, também, uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida após a PES, revelando a evolução dos métodos e dos instrumentos aplicados. A reflexão sobre a PES tem por base a Unidade Letiva 2, «As Religiões», do 7º ano de escolaridade. No contacto com a turma, apurou-se que um grupo significativo de alunos não teve uma aproximação ao religioso e à sua linguagem. Esta constatação levou à investigação sobre o modo como se tem trabalhado e apresentado a experiência religiosa nas últimas décadas, verificando-se que há uma rutura geracional. Deste modo, a disciplina de EMRC tem a possibilidade de familiarizar os alunos com o fenómeno religioso, possibilitando um diálogo aberto, ajudando a compreender o que é a religião, qual o seu objetivo, qual o sentido para as suas vidas, bem como a perscrutar a diversidade religiosa, colaborando também na formação para a tolerância. O Relatório da PES conclui com uma proposta de lecionação da Unidade Letiva 2, elaborada segundo o método da aprendizagem cooperativa, que coloca o aluno no centro das aprendizagens, sendo-lhe dadas orientações e instrumentos que visem a aquisição de conhecimentos de forma mais autónoma. O objetivo do presente Relatório é refletir sobre como o religioso é trabalhado na disciplina de EMRC, observando também a transmissão da experiência da fé e o papel da família nesta questão.
