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- ApresentaçãoPublication . Azevedo, Joaquim
- Where did I leave my glasses? : the relationship between semantic and episodic memory in healthy agingPublication . Almeida, Ana Luísa Nogueira Barros; Ribeiro, Filipa; Raposo, Ana LuísaExtensive research has described the distinction between semantic memory and episodic memory (e.g., Tulving, 1972). Despite the neurocognitive dissociation between these two memory systems, they often interact. Several studies indicate that semantic knowledge facilitates the retrieval of episodic memories in both young adults and amnesic patients. A well-documented finding is the semantic congruency effect wherein participants display better episodic memory for information that is compatible, rather than incompatible, with their pre-existing semantic knowledge. However, there are divergent results concerning the semantic congruency effect on older adults’ episodic memory, and whether that same facilitation is observed is still an open question. Taking this into account, the present study explored the role of semantic memory in the retrieval of episodic memories in healthy older adults in relation to young adults. Particularly, we sought to investigate if and how the congruency between new information to be memorized and previous semantic knowledge enhances episodic memory. For this purpose, we tested item and associative memory (manipulating the congruency of both target objects and distractors) using a recognition memory paradigm with object-scene pairs. The results showed that older adults had worse episodic memory performance than young adults, both in item memory and associative memory. Also, a semantic congruency effect was found in both groups in the item memory task. In the associative memory task, the two groups performed better when the target object was congruent than incongruent and had worse performance for congruent distractors than incongruent ones. Still, older adults benefited more than young adults when the target object was congruent with the scene than when it was incongruent and, on the other hand, were more impaired than young adults when the distractor was congruent than incongruent. Therefore, we suggest that older adults’ tendency to choose congruent relationships corroborates the importance of semantic schema and its inflexibility in aging.
- A proteção da legítima : disposições a título gratuito feitas em vida pelo autor da sucessãoPublication . Ramos, Maria da Conceição de Oliveira; Xavier, Maria Rita Aranha da Gama LoboA relevância sucessória das liberalidades feitas em vida pelo de cujus, manifesta-se em vários momentos da sucessão legitimária. O autor da sucessão tem total liberdade de dispor em vida, quer a título gratuito quer a título oneroso de todos os seus bens, mas após a sua morte no cálculo do valor da herança, para o efeito único da determinação do valor da legítima, o legislador manda acrescentar aos bens deixados o valor dos bens doados pelo de cujus, sem estabelecer qualquer limite temporal para a sua relevância, ao contrário do que acontece noutros ordenamentos jurídicos. A lei faculta aos herdeiros legitimários vários meios de proteção da legítima, sendo o instituto da redução das liberalidades inoficiosas o mais importante. Este instituto faz prevalecer o direito dos herdeiros legitimários sobre o direito do dispor de de cujus e os direitos dos donatários tornando de algum modo precárias as aquisições a título gratuito, precariedade essa que se pode manter por muitos anos dada a esperança média de vida em Portugal.
- O desassossego dos Terceiros na “Perda de Bens a Favor do Estado” : a aplicação das medidas contidas na Lei n.º 5/2002, de 11 de JaneiroPublication . Moreira, Silvana Manuela Pinheiro; Tavares, Sandra Flávia Correia Batista“O crime não compensa” - esta é uma frase referida por vários Autores, como a frase que melhor define o motivo, ratio1, pelo qual foi criada a Lei n.º 5/2002, de 11 de Janeiro. Sentiu-se necessidade de criar medidas de combate à Criminalidade Organizada e Económica – Financeira e evitar que as vantagens provenientes destes ilícitos fiquem nas mãos daqueles que não os seus verdadeiros titulares e que através de uma atividade criminosa enriqueceram o seu património. Falamos de valores ou coisas2. Trata-se de uma Lei3 de regulamentação especial e complementar ao Código Penal. Sendo também uma lei aplicada por vários Estados da União Europeia, por conter crimes transfronteiriços. O seu raio de incidência poderá ser vasto, isto é, um único processo poderá causar vários afetados, para além do Arguido. Pelo que, poderão ser inúmeros os afetados por esta medida de combate à criminalidade, como teremos oportunidade de analisar. Desde o momento em que este mecanismo é acionado pelo Ministério Público, até ao trânsito em julgado, todos os que de algum modo se relacionaram com o Arguido estarão em desassossego.
- User-generated game design for creativity in education : audio-visual and tangible user interaction modelsPublication . Abreu, Filipa Cordes Aniceto Martins de; Barbosa, Álvaro Manuel MendesThis dissertation explores how the use of multimodal digital games can be implemented in the educational environment of Macau S.A.R., particularly in Kindergarten levels. Today's children need innovative skills to be productive, and creativity and collaboration are two essential pillars in their learning development. Solutions involving technology can now form a bridge between Humans and their natural needs, through immersion in digital environments, which are vibrant with physical objects. Knowledge and information are changing rapidly, and digital interactive experiences are progressively being studied and used as tools to address several physical and emotional difficulties during the learning process. Humans grow by tackling necessary physical manipulations as part of their natural learning development. During our research studies, we encouraged the use of digital games in school environments, and we encountered resistance when trying to establish the benefits of this practice, both in the teaching and learning environments. To overcome this challenge, we created and completed experimental studies in several schools, by introducing multimodal digital games in the three kindergarten levels of Macau's educational system. With this in mind, we created a framework with multimodal experiences based on flexible design patterns that exploit essential visual, audio, and tangible elements. Children, from three to six years of age, learn and play through fun activities and subsequently trigger creative behaviors following User-Centered design approaches. We used out-of-the-shelf commercial game platforms (for learning) that have been implemented in learning environments and educational curriculums around the world. We gathered data from these studies, giving us insight into how children interact with digital devices and physical objects in a learning environment sparking the aforementioned creative behaviors. We also confirmed that these platforms can have a significant impact on engagement when used in a collaborative environment and that creative behavior arises once freedom is given to children in a specific dynamic environment. Multimodal Digital Game Design Models: Fostering Creativity in Macau’s Educational System The collaborative engagement was observed and strongly supported when games were used in this context. When exposed to new exciting, fun, and challenging environments, children create different solutions for the task at hand. The study leads to the conclusion that the cooperative and social nature of digital and tangible experiences is a vital and challenging behavior integrated into the learning development of a child. Multimodal and augmented reality interfaces combine both the digital and physical worlds to guide actions and behaviors, providing opportunities for users to develop new and old concepts and skills. Through game-based learning, at an early stage, children effectively develop their character and ideas by being exposed to new ways of interaction and physical flexibility. The outcome of this doctoral research project resulted in a framework to support creativity in schools with multimodal digital games in learning environments. The said framework has User-Centered Design and Human-Computer Interaction for children, in consideration, as well as the incorporation of multimodal experiences based on flexible design patterns. Our future work will consist of implementing a strategy for the large-scale application of this framework in schools in Macau S.A.R. and the encouragement of creative thinking in other more complex scenarios. Future game designs focused on multimodal digital games are also planned to be developed, having into account the findings of interactivity and creativity published in this Doctoral Thesis.
- A segurança do cuidado à pessoa em situação críticaPublication . Castro, Cristina Maria Gomes; Ferreira, Maria Amélia DiasO presente relatório visa descrever todo o percurso efetuado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com a finalidade de explanar todos os objetivos e atividades desenvolvidas, na busca da aquisição de competências, para atingir o grau de mestre. A segurança do doente constituiu ao longo desta jornada o meu principal foco de atenção, rumo à excelência da qualidade dos cuidados. Esta cultura da segurança do doente foi abordada em dois contextos distintos: num Serviço de Cuidados Intensivos e numa Comissão de Controlo de Infeção. A partir da pesquisa efetuada, pudemos aferir que uma comunicação eficiente e a prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde são aspetos preponderantes na promoção da segurança do doente. A notificação de eventos adversos consiste em detetar quais os erros mais frequentes para que posteriormente se possa compreender as possíveis razões para que tal acontecesse e definir estratégias para colmatar essa vicissitude. É fundamental a formação dos profissionais de saúde neste domínio, incutindo uma cultura não punitiva de resposta ao erro, através de uma liderança capaz de induzir mudanças de comportamento na equipa, para promover um cuidado mais seguro. Como resultado das atividades desenvolvidas no âmbito do Serviço dos Cuidados Intensivos, destaco a comunicação efetiva com a equipa multidisciplinar. Sobretudo neste serviço, em que grande parte das ações, em prol do doente e da família, são de caráter interdependente e a complementaridade de todas as especialidades é essencial. O estabelecimento de uma relação terapêutica com o doente e com a sua família é indispensável e fundamental para a criação de estratégias de adaptação face às transições vivenciadas. A inclusão da família, tanto na parceria de cuidados, como sendo alvo dos nossos cuidados também, fez com que eu pudesse ir além da satisfação das necessidades fisiológicas, mas também pelo garantir do conforto e satisfação de outras necessidades a nível psicossocial e espiritual. A gestão da dor do doente em situação crítica e do sofrimento do mesmo e da família foi uma constante. Na Comissão de Controlo de Infeção, realço as minhas atividades desenvolvidas no âmbito da prevenção e controlo da infeção, particularmente na infeção do trato urinário. Após uma pesquisa com base na evidência científica, sugeri algumas alterações à norma sobre a infeção do trato urinário e elaborei uma bundle de prevenção da mesma. Além disto, tive a oportunidade também de demonstrar em como o modo de reconstituição/diluição dos antibióticos, tempo de perfusão dos mesmos e estabilidade após reconstituição/diluição pode diminuir a segurança microbiológica e a eficácia do tratamento. No culminar deste percurso, concluo que as minhas ações a partir de então serão direcionadas a partir da evidência científica, pela segurança do doente e pelo garantir da qualidade dos cuidados.
- Permanecereis no meu amor : uma leitura exegético-teológica de Jo 15, 9-17Publication . Pereira, João Miguel; Correia, João Alberto SousaPartimos do estudo do Quarto Evangelho, onde fazemos um itinerário em que abordaremos a sua génese (autor, data e lugar de composição), seguindo-se-lhe a apresentação de alguns aspetos sobre a comunidade onde este terá nascido (a sua identidade e problemas) e, por fim, a enumeração de alguns dos seus atributos internos (teorias das fontes, intensão teológica, características gramaticais e teológicas). Detemo-nos posteriormente na exploração exegética do texto de Jo 15, 9-17, procurando responder as seguintes questões: Como corresponder ao imperativo de Jesus a permanecer no seu amor? Qual o verdadeiro sentido do amor cristão? Qual o desejo de Cristo para a sua Igreja?
- A segurança nos cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação críticaPublication . Oliveira, Ana Cristina Sousa; Oliveira, Irene Maria SilvaO presente relatório visa espelhar a evolução promovida pelas experiências vivenciadas no estágio realizado durante o Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde do Porto, na unidade curricular “Estágio Final e Relatório”. O aumento da complexidade tecnológica, informação e consequente aumento da complexidade dos cuidados de saúde tornou imperativo trabalhar a cultura de segurança do doente por forma implementar ações preventivas e melhorar a qualidade dos cuidados prestados. O estágio desenvolveu-se na Unidade de Medicina Intensiva Polivalente e Serviço de Urgência Polivalente de Setembro de 2019 a janeiro de 2020. Fez-se uso de uma metodologia descritiva e reflexiva. Tendo em conta as necessidades encontradas na Unidade de Medicina Intensiva e o tema da segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem especializados determinou-se pertinente o desenvolvimento de um Projeto de Melhoria Contínua sobre Práticas Seguras dos Medicamentos de Alerta Máximo que culminou no desenvolvimento de um plano de atividades para translação e implementação da Norma nº 014/2015 por forma a uniformizar práticas. No Serviço de Urgência Polivalente foi identificada a possibilidade de melhoria na adesão à Higiene das Mãos. Como medida simples e eficaz na prevenção e redução das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde foi fundamental o incentivo ao seu cumprimento e Formação das recentes atualizações da Norma. Na reflexão sobre as competências específicas do Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica à pessoa em situação crítica, o objetivo centrou-se no confronto com a prática por forma analisar e alcançar os padrões de qualidade dos cuidados especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica na pessoa em situação crítica mantendo uma visão humana no Cuidar, reação e ação perante a urgência e emergência cumprindo e sendo elemento-chave na prevenção, intervenção e controlo da infeção e resistência aos antimicrobianos. O trajeto realizado nos estágios e a experiência dos projetos desenvolvidos motivaram reflexão e promoveram a aquisição de novas competências na área do cuidado especializado à pessoa em situação crítica tendo como foco a segurança e qualidade dos cuidados de Enfermagem especializados.