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- Avaliação de ciclo de vida para comparação de processos de decoração de garrafas de vinho do PortoPublication . Guedes, Inês Rua; Santos, Cláudia Maria da Silva; Poças, Maria de Fátima dos Reis Filipe TavaresThe present study was asked by the Symington Family Estates (SFE) in order to determine which of the three alternative decorations of a Cockburn’s 75 cL Port wine bottle has the lowest environmental impact. The aim of this study was to compare the environmental impacts of the alternative decorations of the wine bottle, applying the Life Cycle Assessment (LCA) methodology. The three alternative decorations consist of sleeve application, paint and screen printing or screen printing. The system boundaries include the transport of the raw materials (to the decoration unit) and the decoration process; the utilization phase and the disposal of the decorated bottles are not included in the system boundaries. It is important to highlight that only the decoration processes are focused on this study, the bottle production is not included. The primary data was collected with the support of a SFE supplier, BA Glass; the secondary data was collected in ecoinvent v.3.4 database, available in SimaPro software version 8.5. The ReCiPe 2016 v.1.01 impact assessment method was used to compare the alternative decorations. The analysed impact categories were the following: global warming, ozone formation (impacts on human health and on terrestrial ecosystems), terrestrial acidification and fossil resource scarcity. The results showed that, for all the systems assessed, the burning of natural gas during the process of decoration is the main contributor for all the impact categories, with exception of fossil resource scarcity. Concerning this impact category, the main contributor is the natural gas, regarding its production and extraction. It was verified that, for all the assessed impact categories, the alternative decoration, paint and screen printing, has the highest environmental impact, followed by screen printing; sleeve application turned up to be the alternative with the lowest environmental impact.
- Relatório de estágio no Ad Hoc StudiosPublication . Campos, Francisca Vasconcelos Marques Palha de; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoEste trabalho final de mestrado de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa é apresentado sob a forma de relatório de estágio curricular e reflete toda a experiência e trabalho desenvolvido na área de pós-produção de som para cinema no Ad Hoc Studios em Madrid. Realizado no contexto do Erasmus+, este estágio reflete também a escolha de uma experiência profissional internacional num mercado dinâmico e atrativo em termos de oportunidades no mundo do audiovisual. Devido às suas valências técnicas, artísticas e humanas, o Ad Hoc Studios deu-me a oportunidade de uma extraordinária aprendizagem nas várias áreas da pósprodução de som, incluindo design de som e foleys, dobragens e ADR e edição e pré-mistura de som. Esta aprendizagem permitiu aplicar e explorar todas as competências adquiridas durante a minha formação na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e contribuiu, de forma determinante, para a construção da minha identidade artística e profissional.
- Relatório de estágio no bando à partePublication . Bento, Bernardo Maria de Bourbon Martinho Meireles; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoO presente relatório descreve o estágio curricular realizado durante o segundo ano do mestrado em Design de Som na produtora cinematográfica Bando à Parte, no âmbito do som para cinema. A área de trabalho em que o estágio se inseriu foi a de produção e pós-produção de som para filme. Durante sete meses, no departamento de som do Bando à Parte, foi possível aplicar em contexto profissional todo o conhecimento assimilado no primeiro ano de mestrado. Qual a metodologia a seguir por um diretor de som numa produção cinematográfica? Como se procede à pós-produção de um filme? São algumas das questões que este relatório visa responder e, atendendo à prática apreendida durante o estágio, avaliar e compreender as respostas encontradas.
- As características da crítica de videojogos em PortugalPublication . Cardoso, Gonçalo Nuno Santos; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoO presente relatório de estágio visa conhecer as características da crítica de videojogos em Portugal, ou seja, quais os elementos, temas e especificidades que compõem este género jornalístico aplicado aos videojogos. Esta investigação surgiu a partir do estágio realizado na Adagietto, onde durante o período inerente ao mesmo houve um contacto diário com os principais meios de comunicação portugueses através da marca PlayStation, uma das principais marcas da indústria dos videojogos. A partir da revisão da literatura, procurou-se perceber primeiramente quais as características e conceitos de cultura e jornalismo cultural, focando o género jornalístico da crítica cultural. De seguida investigou-se sobre jornalismo de videojogos, com especial destaque para o género jornalístico da crítica e para o contexto português. Finalmente, investigou-se os videojogos como um fenómeno sociocultural, bem como alguns detalhes sobre a sua indústria e mercado. A parte do trabalho empírico consistiu na aplicação da metodologia do estudo de caso através da análise de conteúdo, tendo como base uma amostra de peças selecionadas que representam o universo em estudo. Foram criadas grelhas de análise de categorias de forma a inferir conclusões relativas às mesmas
- Internship at Warhorse StudiosPublication . Freire, João Fernandes Carmona; Perrotta, André VenturotiThis report presents the work developed at a 6 months internship at Warhorse Studios, an independent company dedicated to the creation of videogames based in Prague – Czech Republic. The work presented here comprehends distinct tasks related to the production and sound design for the Kingdom Come: Deliverance. The work was developed at the Warhorse Studios in collaboration with Audio Lead designer Vojta Nedved, dialogue director and sound designer Matous Verner and Adam Sporka, sound and music programmer. The several tasks that were completed during the internship included: management of audio assets, field recording, dialogue editing and sound design. The internship proved to be very rewarding by allowing a deeper understanding of how sound teams operate in a real company where responsibilities exist, and deadlines need to be met. The experience gained at Warhorse Studios incited the desire to learn even more about sound its characteristics and possibilities.