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- O pecado : realidade objetiva e subjetiva da fragilidade humana : proposta para uma pastoral do perdão baseada na reconciliação e penitênciaPublication . Silva, Manuel António da; Trigo, Jerónimo dos SantosA pastoral da penitência que reconcilia o homem consigo mesmo, com os outros e com Deus é o mote e finalidade que nos propomos atingir. Propomos para o homem mais razões de viver confiante por ser a menina dos olhos do seu Criador. 'Deus criou o homem à Sua Imagem e semelhança' (Cf. Gn 1, 26- 27a). O ser humano é projeto divino inserido num meio social, e não uma ilha, isolada. E é, com as demais criaturas, que o homem é capaz de salvar-se ou pecar; isto é, viver ou morrer, de acordo com a sua conduta e fragilidade natural da sua condição. Basta ao homem saber viver e conviver para que o seu destino seja a sua origem, Deus. A vida do ser humano é um dom e um processo consumado num corpo animado pelo Espírito, e complexo: conhece-se, desconhece-se e procura conhecer-se, enquanto por um lado é conhecido por outrem; este é, o homem! O nosso objetivo é a importância do homem como o centro, fonte e ponto culminante dos valores, mesmo na sua natural limitação. O homem é a medida de todas as coisas e, por conseguinte, capaz de superar-se até atingir a Deus, na eternidade. Ninguém é vencido, se não por ele mesmo; nem o pecado, nem as potestades ou coisa alguma, seriam capazes de o derrubar! Basta o querer que é poder. Pecar é humano, mas é desumano permanecer no pecado. Cabe ao homem reconhecer a sua fraqueza e confiá-la à Deus por intermédio do sacerdote, o único médico das doenças espirituais, para obter o perdão misericordioso de Deus e a salvação. Deus deu ao homem uma capacidade de transcender, até atingir a eternidade. O querer é a força de vontade interna catalisada pelo Espírito que torna o coração do homem contrito e o motiva ao propósito do arrependimento, do qual recebe a absolvição e o perdão dos pecados com a bênção do Sacerdote, o médico da Igreja, o ungido por de Cristo.
- Interview with Margarida MedeirosPublication . Magno, Sara; Pinto, Sophie; Machado, Ana Flora; Herold, Vera
- Promoção do autocuidado na criança com necessidades especiais de saúde : intervenção do enfermeiro especialistaPublication . Mendes, Joana Filipa Santos; Charepe, ZaidaNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa, o presente relatório visa analisar critico-reflexivamente o desenvolvimento de competências decorrente do processo formativo. Considerando que a intervenção especializada à criança/jovem e família visa a promoção da saúde, a prevenção de complicações e o autocuidado, em qualquer contexto de cuidados de Enfermagem (Ordem dos Enfermeiros, 2011), estabeleceu-se como temática a Promoção do Autocuidado na criança/jovem, focado na criança com necessidades especiais de saúde. A definição baseou-se no interesse em aprofundar conhecimentos e desenvolver competências neste âmbito e o reconhecimento do referencial teórico de Orem (1985) como excelente orientador da prática profissional, compreendendo o autocuidado como resultado sensível aos cuidados de Enfermagem. Desenvolveu-se uma scoping review pela metodologia Joanna Briggs Institute (2014), com a questão de revisão “Quais as intervenções de Enfermagem promotoras do autocuidado da criança com necessidades especiais de saúde?”. Efetuou-se pesquisa nas bases de dados sciELO, CINAHL (via EBSCO) e MEDLINE (via EBSCO), incluindo artigos compreendidos entre 2013 e 2018, representantes de evidência científica recente. A revisão de literatura evidenciou quatro áreas de intervenção de Enfermagem promotoras do autocuidado a criança/jovem: a avaliação das necessidades e necessidades de autocuidado; a educação para a saúde no sentido da prevenção de complicações, do esclarecimento sobre opções terapêuticas e de estratégias de gestão da doença/necessidade especial; a instrução e o treino de habilidades referentes ao autocuidado e, transversal às intervenções anteriores, o suporte emocional. Considerando as áreas de intervenção identificadas e o referencial teórico de Orem (1985), planearam-se atividades para cada contexto de estágio, segundo a metodologia de projeto (Nunes, Ruivo & Ferrito, 2010). No estágio de Cuidados de Saúde Primários foram desenvolvidas atividades inerentes à intervenção precoce na infância, prevenção/vigilância de maus-tratos infantis e colaboração no Curso de Massagem Infantil. As atividades dinamizadas em Urgência Pediátrica foram ao encontro da prestação direta de cuidados à criança/jovem e família, considerando a atuação em situação de doença aguda, a maximização da saúde e a promoção do autocuidado. Tendo por base o referencial teórico em aplicação, elaborou-se um plano de cuidados direcionado ao adolescente com Diabetes Mellitus tipo 1 inaugural. Em Unidade de Cuidados Intermédios Neonatais, a par da prestação de cuidados ao recém-nascido, desenvolveu-se um guia para pais, orientador dos cuidados ao recém nascido no internamento, visando a parceria de cuidados. Na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos, incidiu-se na prestação de cuidados à criança/jovem em situação de saúde complexa e foi elaborado um plano de cuidados com base na Teoria de Orem (1985) direcionado à criança com miopatia congénita. O percurso formativo permitiu o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista, com maior enfoque nas competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica das quais se destacam o aprofundamento de conhecimentos sobre os fenómenos de saúde-doença na criança/jovem, a identificação precoce de necessidades, a promoção do autocuidado e a parceria de cuidados. Transversalmente, possibilitou também a aquisição de competências requeridas para atribuição do grau de Mestre.
- Potencialidades e desafios do acompanhamento familiar : a perspetiva das famílias e dos profissionaisPublication . Pena, Mariana dos Santos; Oliveira, Ana Maria da CostaO presente trabalho surge na sequência do estágio curricular de mestrado em Serviço Social, que decorreu no CAFAP – “Quinta do Ribeiro” em Santa Maria da Feira. Durante o percurso de estágio, procurou-se refletir sobre a intervenção e acompanhamento familiar prestado pelo CAFAP e aferir as potencialidades e os desafios deste, é abordado com mais pormenor as perspetivas não só de quem é alvo do acompanhamento - as famílias -, como dos profissionais envolventes – profissionais do CAFAP, da direção Obra do Frei Gil e dos profissionais de entidades parceiras. Para a produção de informação recorre-se à observação participante da ação do CAFAP e a entrevista semiestruturadas. A nível de potencialidades do acompanhamento familiar e da intervenção realizada pelo CAFAP salientam-se o foco de intervenção, a relação de proximidade contínua e regular, a disponibilidade e o acreditar na família, a estrutura de ajuda e de suporte familiar, o papel reparador, de sensibilização, de prevenção, a multidisciplinariedade da equipa, a avaliação ser credível, existir supervisão e a prática de intervenção colaborativa e articulada com a rede e com os parceiros. Os resultados revelaram a importância de darem resposta atempadamente dado o tempo de espera para intervenção do CAFAP, assim como, os escassos recursos, a redução de território, a neutralidade dos profissionais, a adesão e aceitação das famílias, a frustração e o envolvimento emocional, foram apontados pelos participantes como desafios, limites e/ou constrangimentos do acompanhamento e da intervenção do CAFAP. São ainda apresentados aspetos a melhorar no funcionamento e na atuação do CAFAP, compreendendo e salientando a importância que este tem na prática que desenvolve junto das famílias em contexto de preservação, reunificação e/ou de pontos de encontro familiar.
- Out of suspicionPublication . Magno, Sara; Herold, Vera
- Promoção de cuidados atraumáticos : intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátricaPublication . Almeida, Maria Hogan Teves de; Quitério, Margarida Maria de Sousa LourençoO presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, pretende descrever, de forma analítica e reflexiva, o percurso formativo realizado, que conduziu ao desenvolvimento e aquisição de competências pessoais, do Enfermeiro Especialista e, particularmente, do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Neste, sustentei a minha tomada de decisão na Teoria do Conforto, de Kolcaba, no Modelo de Parceria de Cuidados, de Casey, e numa revisão scoping que elaborei. O recurso da criança/jovem aos cuidados de saúde constitui, frequentemente, um momento envolto em stress e ansiedade, vivenciado de forma negativa e perturbadora, com repercussões no seu crescimento e desenvolvimento saudável. Neste âmbito, o enfermeiro deve adequar a sua intervenção, ajudando-a a gerir as emoções negativas, otimizando o seu conforto e bem-estar e proporcionando-lhe uma experiência o menos traumática possível, onde veja satisfeitas todas as suas necessidades, de forma integral. A temática do relatório centra-se na promoção dos cuidados atraumáticos, considerando-os fundamentais para assegurar cuidados de qualidade à criança/jovem e família e reconhecendo o seu cariz transversal a todos os níveis de prestação de cuidados (primário, secundário envolvendo ou não a hospitalização e terciário). Assim, desenvolvi atividades direcionadas a esta temática ao longo dos quatro estágios que compuseram este percurso, nomeadamente, numa unidade de cuidados de saúde personalizados, de cuidados intensivos neonatais, num serviço de internamento de pediatria e, por fim, de urgência pediátrica. Em cada um destes contextos, foram definidos objetivos consonantes com o meu projeto individual de aprendizagem, que foram atingidos através da consecução de atividades nas quais procurei atender aos pilares da enfermagem de saúde infantil e pediátrica, prestando cuidados atraumáticos e valorizando o envolvimento da família enquanto fonte de segurança e tranquilidade para a criança/jovem, reconhecendo a importância da parceria de cuidados. No âmbito do estágio na unidade de cuidados de saúde personalizados, destaco: a realização de sessões de educação para a saúde direcionadas aos cuidadores; a elaboração de medalhas e diplomas de bom comportamento. Relativamente às atividades desenvolvidas na unidade de cuidados intensivos neonatais, realço a realização de um plano de cuidados com ênfase no conforto do recém-nascido e a elaboração de um folheto informativo com vista à promoção de estratégias que visam minimizar o trauma vivenciado pela díade pais-bebé. No serviço de internamento de pediatria ressalvo a realização de uma sessão de formação à equipa de enfermagem acerca da utilização de estratégias não farmacológicas de controlo da dor. No contexto do serviço de urgência pediátrica, saliento a constante utilização do “kit sem dor”, bem como a elaboração de uma norma de procedimento referente à sua aplicação. Considero que este percurso teve um papel enriquecedor no meu desenvolvimento pessoal e profissional, tornando possível a consolidação de competências relacionais, técnico-científicas e ético-legais, desenvolvidas com base na partilha e reflexão acerca do papel do enfermeiro especialista ao nível da gestão e implementação de intervenções de enfermagem complexas, com recurso ao pensamento crítico e à tomada de decisão fundamentada e sustentada em evidência científica atual.
