Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segundaPublication . Mei, I Cheang; Silva, Augusto Soares daO presente Relatório pretende fazer uma análise dos dois verbos copulativos ser e estar no contexto do ensino de português como língua estrangeira/língua segunda (PLE/L2). Procuramos saber as dificuldades dos aprendentes estrangeiros sobre estes dois verbos, fazendo principalmente uma comparação entre o português, o inglês e o chinês. A partir dessas dificuldades, desenvolve-se uma análise destes verbos e das diferentes construções gramaticais em que participam, seguindo a perspetiva da Linguística Cognitiva. Na segunda parte do trabalho, é feita uma aplicação didática do presente tema no ensino da gramática do PLE/L2.
- A mistagogia de ontem a hoje no Espírito, à luz de Cirilo de JerusalémPublication . Silva, José Augusto Tavares de Almeida; Duarte, Alexandre FreireA mistagogia é um tema que tem despertado cada vez mais a atenção em muita gente que sobre ele se tem posto a falar sem conhecimento de causa. Para se falar adequadamente sobre a mesma, enquanto experiência de encontro com Deus, é preciso um estudo linguístico, histórico e, em contexto cristão, teológico, razão pela qual este trabalho opta por um dinamismo harmónico em três partes. A exposição da relação intrínseca entre a mistagogia, no seu sentido autêntico, e o sujeito que, guiado pelo Espírito Santo, se direciona para o Mistério; uma reflexão sobre o Espírito Santo como o Mistagogo por excelência à luz do pensamento de Cirilo de Jerusalém, assinalando o eixo mistagógico e pneumatológico daquelas suas “Catequeses” mais focadas n’Aquele; por último, apontar o caminho mistagógico esboçado por tal Padre da Igreja como um meio para o encontro entre os membros da nossa sociedade, marcada por um certo indiferentismo religioso e uma prática minimalista, e o Deus-Amor, mormente através dos sacramentos.
- O olhar cristão sobre a ecologia : cuidar da casa comumPublication . Rosário, Maria de Lurdes Assunção dos Santos Nogueira; Angélico, José Pedro LopesA crise ambiental que, desde a década de 70 do século passado, tem sido progressivamente objeto de preocupação nas diversas esferas da sociedade contemporânea, pelas questões que levanta acerca da sustentabilidade do planeta, ameaçada pela degradação e desequilíbrio dos diversos ecossistemas, exige reflexões profundas sobre o modo como o ser humano deve pautar o seu comportamento, a partir da tomada de consciência de que os recursos naturais não são ilimitados e a natureza precisa de ser cuidada, preservada e amada, em vez de explorada e abusada, sob pena de, já hoje, mas sobretudo para as gerações futuras, não haver lugar nem condições de vida e habitabilidade nesta que é “a nossa casa comum”. Perante tais questões, importa realçar o papel da Igreja Católica, através do Magistério Pontifício, na chamada de atenção dos governos e instâncias internacionais para a crise ecológica e para a necessidade de uma verdadeira educação ambiental sobre o valor da criação, apelando para a urgente mudança de estilos de vida e assunção de valores de autêntica conversão ecológica, a partir da tomada de consciência de que a crise ecológica é indicativa de uma outra bem mais profunda que nasce do interior do ser humano. É uma crise de valores éticos, morais e religiosos que impede o homem de reconhecer o seu lugar e presença no mundo, numa perspetiva de verdadeira ecologia integral, de cuidar, respeitar e amar, a si mesmo e aos outros e toda criação, pois que “tudo está interligado” e é dom de Deus. Neste complexo mundo de interligações, em que é preciso intervir, no sentido de uma educação e formação contínuas para a ecologia integral, importa também dar o devido relevo ao contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica ministrada nas nossas escolas, que prepara crianças e jovens, promessa do amanhã, para a conversão a uma ecologia integral que tanto se impõe.
