Percorrer por data de Publicação, começado por "2019-02-04"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Compadecida : uma audição teológica : Você não está no inferno. Aqui pode-se brincarPublication . Moura, Alexandre Córdova de; Mendonça, José Tolentino Calaça deO Auto da Barca do Inferno e O Auto da Compadecida são frutos, cada uma em seu tempo, de mentalidades e de sensibilidades profundamente cristãs. Ambas demostram em seus textos aspetos diversos como a preocupação com a vivência religiosa social, a hipocrisia, a visão do homem perante a vida e a morte... etc. Ambas demonstram com refinadas doses de humor e sarcasmo denúncias sociais, que poderíamos dizer que são em certa medida denúncias proféticas e poéticas. Contudo apresentam outros aspetos preciosos como a visão popular da existência e das questões teológicas como: Deus, julgamento, fé obras, salvação e condenação, a moral, a condição frágil do homem, o Acusador, o Céu, Inferno e Purgatório…Neste sentido ambas as obras são elementos sólidos para a sedimentação cultural do Evangelho, permitindo que este esteja sempre presente na sociedade. Estas também contribuem, com suas visões, ora convergentes, ora divergentes, para o crescimento e enriquecimento do imaginário popular em diversas direções e sentidos, preservando e protegendo, nas suas medidas, as suas identidades nacionais de deformidades ideológicas perversas.
- O planeamento tributário agressivo : uma análise crítica dos conceitos adotados pela OCDE e a sua importância para a implementação da ação 12 do BEPSPublication . Lobo, Cassius Vinicius; Schoueri, Luís EduardoOs planeamentos fiscais realizadas pelos contribuintes estão, cada vez mais, indo além das fronteiras de seus estados de origem. Consequência de uma intensa globalização nas últimas décadas, as atividades empresariais estão ocasionando uma intensa transferência de capitais de Estado para Estado. Ao passo que uma crescente distorção econômica tem sido observada em razão de alguns aspectos tributários – especialmente em relação à dupla tributação e dupla não tributação. Esses fenômenos ocasionaram, em uma atuação conjunta entre a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o grupo das vinte maiores potencias mundiais (G-20), estudos e propostas para o combate a determinadas condutas dos contribuintes, mais especificamente contra a “erosão da base tributável e ocultação dos lucros” ou, no termo original, o BEPS (Base Erosion and Profit Shifting). Dentro das medidas impostas pelas organizações, muito tem se comentado sobre os “planeamentos tributários agressivos”. No entanto, o conceito do respectivo termo ainda não parece estar bem delineado nos relatórios da OCDE e, em uma intensidade muito maior, nos direitos nacionais. Uma análise crítica desta questão é de grande relevância para que as ações de combate ao BEPS tenham uma maior eficiência no momento em que introduzida nos direitos internos.
- Atitudes alimentares disfuncionais em estudantes universitários : o papel do pensamento perseverativoPublication . Soares, Carla Sofia Pereira; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesIntrodução: O pensamento perseverativo negativo define-se por uma forma de pensar sobre os próprios problemas ou experiências negativas, tornando-se intrusivo, repetitivo e difícil de controlar. O pensamento perseverativo negativo sob a forma de ruminação e preocupação tem sido associado em alguns estudos a indivíduos com Perturbações Alimentares. Objetivo: Este estudo pretende analisar se as dimensões do pensamento perseverativo são preditores significativos de atitudes alimentares disfuncionais. Amostra: Participaram neste 468 estudantes universitários, 138 rapazes e 330 raparigas com uma média de idades de 21.88 anos. Para a recolha de dados foram aplicados: o Teste de Atitudes Alimentares (TAA – 25) e o Questionário de Pensamento Perseverativo (QQP – 15). Resultados: o Pensamento Repetitivo apresentou uma correlação positiva significativa com os Comportamentos Bulímicos e a Dieta. Por sua vez, a Interferência Cognitiva apresentou uma correlação significativa e positiva com todas as dimensões do TAA-25 (Comportamentos Bulímicos, Dieta e Pressão Social para Comer). Não foram encontradas diferenças de género nas pontuações das atitudes alimentares disfuncionais e do pensamento perseverativo. Relativamente às análises de regressão, percebemos que, o Pensamento repetitivo apenas revela ser preditor da dimensão Dieta, enquanto a Interferência Cognitiva é preditora dos Comportamentos Bulímicos, da Dieta e da Pressão Social para Comer. Estes resultados sustentam, ainda que de forma preliminar, que a interferência cognitiva pode ser um fator importante a ter em conta atitudes alimentares disfuncionais.
