Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Palavra de Deus e espacialidade litúrgica : configurações sob o impulso do Concílio Vaticano IIPublication . Rodrigues, Miguel Romão; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesRedescobrir a centralidade que a Palavra de Deus tem para a vida cristã foi uma das mais importantes conquistas do Concílio Vaticano II. A fecundidade desta redescoberta estendeu-se aos mais variados campos da vida eclesial dando inúmeros frutos nos anos pósconciliares. Pretende esta dissertação indagar acerca desses mesmos frutos no contexto do espaço celebrativo. Recordando a importância da relação entre a Palavra de Deus e a celebração litúrgica, procuramos de que forma foi sendo o espaço da celebração transformado por forma a melhor realçar esta importante redescoberta conciliar, permitindo assim uma tradução prática, também ao nível arquitectónico, daqueles que são os grandes intentos conciliares.
- Status e auto-perceção da saúde oral nos doentes com doença renal crónica em programa de hemodiálise ambulatória do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV)Publication . Portugal, Diogo Pires Martins dos Santos; Veiga, Nélio Jorge; Garcia, Jesus GarridoIntrodução: A Doença Renal Crônica (DRC) é um problema de saúde pública emergente a nível mundial. Alterações na cavidade oral, tais como a periodontite, xerostomia e outras manifestações de saúde oral fraca, são comuns em doentes com doença renal crónica (DRC) e podem contribuir para o aumento da morbilidade e mortalidade. A prevalência de DRC em Portugal é das maiores da Europa. Existe pouca evidencia publicada sobre o estado de saúde oral de doentes com DRC em Portugal. Objetivos: Este estudo pretende avaliar a saúde dentária e periodontal de doentes com DRC em hemodiálise no Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar Tondela- Viseu. Os objetivos foram determinar a prevalência de cárie dentária, o estado periodontal e averiguar os seus comportamentos de saúde oral tais como a última vez que foi ao dentista e a forma como realizam a higiene oral. Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico observacional transversal obtendo uma amostra final de 30 doentes. Os dados foram adquiridos através de um questionário estruturado com foco em informações demográficas, histórico médico e sobre a cavidade oral. Isto foi procedido por um exame oral usando dois índices: Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPOD) e o Índice Periodontal Comunitário (CPI). Resultados: O Índice CPOD médio foi de 22,1. Os resultados do CPI mostraram que a maioria dos participantes (72,4%) pontuou 4, indicando a presença de bolsas iguais ou superiores a 6mm. Quanto a data da última consulta de medicina dentária apenas 36,7% destes doentes a realizaram há 1 ano ou menos, em termos de escovagem dentária só 43,4% é que a realiza pelo menos 2 vezes por dia. Conclusões: Os resultados obtidos demonstram que os doentes com DRC em hemodiálise no Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, apresentam um estado de saúde oral bastante precário e que necessitam de adquirir informação e conhecimentos sobre medidas preventivas primárias.
- O perfil do consumidor leal e rentável na área do retalho : a aplicação de técnicas de Data Mining na análise do comportamento do consumidorPublication . Santos, Manuel Bernardo Moura Leitão Torres dos; Silva, Vera Lúcia Miguéis Oliveira eA emergência do novo paradigma do Marketing Relacional demonstra que o consumidor se tornou peça central nas organizações. Atualmente é possível observar um aumento das estratégias no âmbito do Marketing direcionadas e personalizadas ao cliente ou a grupos diferentes de clientes. Na indústria do retalho alimentar esse facto não é excepção. Sendo uma indústria marcada pela saturação e competitividade do mercado, a aquisição de novos consumidores tornou-se um processo mais complexo quando comparado com a retenção de clientes existentes. Desse modo, integrada numa estratégia de Customer Relationship Management, a criação de programas de fidelização e consequente utilização de cartões de cliente bem como outros programas de Marketing Direto refletem a relevância de um conceito fundamental na consolidação do relacionamento da empresa com o cliente: a lealdade do consumidor. Simultaneamente, dado que a customização das estratégias de Marketing Relacional implica custos, constata-se que nem todos os consumidores são igualmente lucrativos para a empresa. Visto que a heterogeneidade dos consumidores em relação ao seu comportamento de consumo se espelha em diferenças de rentabilidade, a empresa deve conceber esforços para distinguir a lucratividade dos seus clientes. Deste modo, este projeto de dissertação apresenta um estudo de caso que tem como objetivo estudar a importância do consumidor para uma organização ao relacionar os conceitos de comportamento, lealdade e rentabilidade do consumidor. A partir da informação recolhida de uma base de dados transacional de uma empresa de retalho alimentar, serão utilizadas técnicas de Data Mining para segmentar os clientes de acordo com a sua contribuição e padrões de lealdade e posteriormente identificar diferentes características de comportamento de consumo que descrevem os grupos de clientes mais leais e rentáveis para a empresa, através de regras induzidas de árvores de decisão. A análise feita aos clientes da empresa culminou na identificação de cinco segmentos de consumidores que diferem na sua rentabilidade e padrões de visita e que podem ser discriminados por diferentes características do comportamento de compra dos seus clientes. Estes segmentos estarão na base de diferentes ações dirigidas a diferentes clientes.
- O cinema e os meios audiovisuais como fatores de aprendizagem da língua e cultura espanholaPublication . Rodrigues, Mara Alexandra Gonçalves; Báez Montero, Inmaculada ConcepciónEnsinar um novo idioma não é apenas instruir os alunos de conhecimentos gramaticais ou linguísticos, mas também de conhecimentos culturais. A língua está repleta de cultura. Uma e outra não se podem dissociar. A capacidade de aprendizagem de uma língua estrangeira nota-se quando o falante dessa língua ao conhecer e compreender a cultura do país da língua meta saiba comunicar nessa língua e se faça entender. Aprender cultura estrangeira através do cinema e dos meios audiovisuais é a forma mais atrativa e motivadora de captar a atenção e o gosto dos alunos. Os tempos assim o exigem, a era digital está aí para durar, por isso cabe aos professores aproveitar o momento e utilizar os meios mais atrativos para ensinar uma língua e, por extensão, a cultura que ela abarca.
- As escolhas de habitação dos Millennials : o caso da cidade do PortoPublication . Ferreira, Ana Catarina Dias Santos; Costa, Leonardo Filipe Seixas BarretoAs evoluções do mercado da habitação em Portugal – compra e venda versus arrendamento - têm sido influenciadas por diversos fatores. As políticas públicas, o crédito à habitação, o turismo e também as mudanças nas preferências dos consumidores constituem alguns destes fatores. Pretende-se com esta dissertação de mestrado identificar o comportamento do mercado da habitação na cidade do Porto no presente e de que forma esse comportamento afeta as escolhas de habitação dos Millennials que nasceram na referida cidade. Para responder às questões de investigação o método utilizado foi o estudo de caso do tipo exploratório. Procedeu-se a uma análise documental da informação disponível sobre o comportamento do mercado da habitação, no país e na cidade do Porto. Realizaram-se entrevistas a agregados que pertencem à geração Millennial, nascidos na cidade do Porto e que têm residência na referida cidade ou em concelhos limítrofes. Foram também realizadas entrevistas a agências imobiliárias que operam na cidade do Porto. Os resultados obtidos mostram que os Millennials têm, no presente, dificuldades em arrendar ou comprar habitação na cidade do Porto, em particular nas zonas mais pretendidas da cidade. A insegurança profissional e de rendimentos e/ou a menor disponibilidade financeira faz com que os Millennials que mais valorizam a localização da habitação na cidade do Porto optem pelo arrendamento ou a compra da mesma em zonas da cidade com, respetivamente, rendas e preços mais acessíveis e que aqueles com maiores dificuldades financeiras e/ou que valorizam mais a habitação em si procurem arrendar ou comprar a mesma em concelhos limítrofes, onde as rendas e os preços são, respetivamente, mais acessíveis. Os resultados também mostram que os incentivos existentes vão no sentido de ser mais barato adquirir habitação do que arrendar.