Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação nutricional no doente com feridas : uma revisão sistemática da literaturaPublication . Dias, Raquel dos Santos; Capelas, Manuel Luís VilaIntrodução: É do conhecimento geral que a nutrição afeta diferentes aspetos da saúde, nomeadamente, a cicatrização das feridas. O impacto da nutrição na saúde é reconhecido desde o século V a.C., contudo só a partir da primeira metade do século XX é que se sentiu necessidade de identificar o estado nutricional. Os diferentes processos de identificação do estado nutricional possibilitam a promoção de hábitos alimentares saudáveis através do planeamento de intervenções nutricionais, e contribui para a prevenção de complicações no estado de saúde. O seu uso é reconhecido a nível mundial, tendo-se tornado um meio fundamental e é utilizado em diferentes serviços nacionais de saúde de diversos países, como é exemplo o Reino Unido. Este trabalho procurou identificar o método de avaliação nutricional mais eficaz a ser utilizado em doentes com feridas, contribuindo deste modo para o desenvolvimento dos cuidados de saúde prestados em Portugal. Método: O método desenvolvido neste trabalho foi o da Revisão Sistemática da Literatura, e nele estão incluídas investigações publicadas entre janeiro de 1995 e dezembro de 2012, nas bases de dados Pubmed, Medline, Embase e Cinahl. Resultados: No total foram selecionados 13 publicações. 8 referentes a feridas cirúrgicas; 4, a úlceras de pressão; 1, a úlceras de perna. Verificou-se que os métodos de avaliação nutricional utilizados nessas 13 publicações foram díspares e que, nalguns casos, os investigadores utilizaram mais do que um método no mesmo estudo. Em 10 publicações usaram análises laboratoriais; em 6, medidas antropométricas; em 7, ferramentas de avaliação nutricional; em 2, outros métodos. Conclusão: No final, subsiste a certeza que a identificação do estado nutricional é fundamental na prestação de cuidados. Permite ao profissional de saúde identificar potenciais fatores de risco que podem interferir no processo de cicatrização. Não foi possível, contudo, aferir qual o método mais eficaz a pôr em prática nos doentes com feridas.
- Liderança transformacional como fator de desenvolvimento de engagement no trabalhoPublication . Nhiuane, Aires; Valverde, Camilo José LopesPartindo da análise da literatura, este estudo assumiu como finalidade testar a hipótese de que existe uma influência positiva entre a liderança de tipo transformacional e o engagement no trabalho. Através de uma abordagem metodológica de natureza quantitativa com recurso a questionário, foi utilizada uma amostra de 120 colaboradores da área operacional de uma organização financeira moçambicana. Os resultados estão de acordo com a literatura neste domínio científico, tendo-se verificado uma correlação positiva estatisticamente significativa entre as variáveis analisadas. Assim, a perceção dos sujeitos sobre a liderança transformacional dos seus líderes está positivamente associada com a sua perceção de comprometimento com o trabalho que realizam. O trabalho culmina com a análise dos resultados obtidos, enunciando-se as limitações do estudo, as possibilidades de investigações subsequentes e uma reflexão sobre algumas eventuais consequências no plano conceptual e no plano da intervenção no domínio da gestão estudado.
- Líderes com sabedoria prática: liderados mais propensos a “abrir o bico”Publication . Rego, Arménio; Cunha, Miguel Pina e; Leal, SusanaTrês estudos sugerem que os líderes dotados de maior sabedoria prática geram dois efeitos nas equipas: (1) os liderados sentem maior segurança psicológica para mostrarem o que realmente são e pensam e, por isso, (2) ficam mais propensos a expressar “voz” – ou seja, a “abrir o bico”. Esta propensão pode ser vantajosa para que o líder tome decisões mais judiciosas e as más práticas sejam evitadas.