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- Gestão do ensino superior e práticas de ensino : um estudo sobre os métodos de gestão e ensino de uma faculdade privada brasileiraPublication . Fontenelle, Marcus Abrantes; Estevão, Carlos Alberto VilarO contexto em que uma sociedade está inserida ditará sua cultura. Coloca-se, portanto, que todas as áreas da vida e das atividades desempenhadas em sociedade serão influenciadas por essa cultura. Sabedores disso, não poderíamos, de maneira alguma, desvencilhar as novas tecnologias que afetaram os comportamentos sociais nos últimos anos da atividade acadêmica da qual fazemos parte. A presente investigação foi realizada tendo em vista a análise pessoal sobre a presença dessas novas formas de interação, como são vistas em sala de aula e como podem ser observadas. Além disso, recebem destaque a gestão e as práticas do ensino que são realizadas e consideradas fatores de catalisação de tal estudo. O objetivo foi entender como as práticas de ensino observadas estão alinhadas com essa nova conjuntura social. A instituição de ensino superior (IES), dentro desse contexto, tem sido um ambiente fértil para se refletir acerca de gestão, metodologia e inovação, pois apresenta uma estrutura burocrática, cujos processos são realizados diariamente. Cada um desses processos tem uma fonte de orientação que o explica e o define. Diante disso, sabemos quão importante é o papel do docente nesse processo, pois ele levará essa atualização à sala de aula. Contudo, para que isso ocorra, essa mudança de perfil tem que ser observada no professor enquanto agente de transformação. Isso gerou uma nova resposta por parte dos alunos, a qual nos ajudou a entender como eles recebem essa inovação e quais resultados são gerados. A inovação que nos permeia, atualmente, é um desafio a ser vivido e acompanhado. Por isso, não pode ser deixado de lado no que diz respeito às atividades docentes. Considerando esse cenário, realizamos uma pesquisa exploratória, com aplicação de questionário destinado aos alunos e professores do curso de Gestão Hospitalar da faculdade privada brasileira Laboro, situada em São Luís (Maranhão/Brasil). O questionário foi composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas à gestão, inovação e métodos de ensino. Ao final, foram obtidas 112 respostas de alunos e 28 respostas de professores. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho a outubro de 2017. Segundo os alunos respondentes, a interação entre aluno e professor é algo importante e que reflete tanto na aprendizagem quanto no fator motivacional no decorrer da disciplina. A inovação, do ponto de vista discente, tem que ser implementada em sala de aula com mais frequência, como através da metodologia de ensino. Os alunos afirmam que esse é um fator preponderante para a retenção de informação, além de ser um estímulo para aprendizagem. Podemos inferir que, a cada dia, novas tecnologias são adotadas e há um anseio crescente pela sua utilização por parte dos alunos, de forma a tornar os ambientes acadêmicos mais próximos do mundo atual em que nós vivemos
- Gender and crime in the life pathways of young women offenders: contrasting the narratives of girls and professionalsPublication . Matos, RaquelThis chapter focuses on gender and crime in the life pathways of young women offenders through the analysis of the narratives of both young women serving prison sentences and professionals who deal with young offenders. In terms of theoretical framework, it is based on the feminist approaches that criticize, deconstruct and propose to rebuild the way women offenders have long been conceptualized in criminological theories. The two empirical studies hereby presented were developed in Portugal. In the first, 12 young women prisoners (16–22 years old) were interviewed. In the second study, 43 professionals who deal with youth delinquency on a daily basis were asked about their global perspectives on “youth delinquent groups” and their specific arguments about the involvement of girls in such groups. Various understandings of crime emerged from the young women’s narratives about their life pathways, supporting the rejection of the traditional concepts of female juvenile delinquency. Such findings contrast with the gender stereotypes and ambivalence that seem to characterize the professionals’ perspectives on female delinquency. Our findings emphasize the advantages of assuming a gender perspective and of contrasting different narratives on young women’s delinquent behaviour.
- Participação na gestão escolar : análise da importância do processo participativo na gestão de uma Escola PúblicaPublication . Carvalho, Eliel de; Estêvão, Carlos Alberto VilarA presente dissertação busca compreender e analisar o processo participativo dentro da organização escolar, verificando a participação da comunidade, dos gestores, do corpo docente e do corpo discente. Pretendeu saber qual a efetiva participação de cada um destes atores assim como os resultados obtidos. Pretendeu também captar o nível de informalidade dentro deste processo, ou seja, ainda que haja a participação de todos, de que forma há registro, mensuração e quantificação desta participação de forma que fique oficialmente registrado no processo e possa servir de conteúdo de análise para geração futuras realizarem o planejamento estratégico e tomada de decisões. Dentro deste cenário, foram utilizados como ferramentas para a análise metodológica, pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo e análise da coleta de dados. Através dos estudos, foi observado de que forma a gestão participativa desenvolve uma visão compartilhada dentro da organização, assim como a divisão de responsabilidades internas e externas, fortalecendo desta forma o trabalho coletivo e buscando dar um novo ânimo ao processo organizacional, fazendo com que todos os envolvidos sintam-se parte real do processo de aprendizagem e crescimento da comunidade. Como resultado, evidenciamos que o processo participativo na organização escolar, se bem aplicado, pode ser uma ótima ferramenta de gestão, tendo como pontos positivos, a integração da comunidade, dos atores escolares e alunos, gerando melhora no rendimento, ambiente de trabalho saudável e motivador, dentro outros, conforme veremos no desenvolvimento do trabalho
- Effect of the inoculation of plant growth promoting bacteria on maize plants to improve their growth under drought stressPublication . Abreu, Daniela Coromoto Sousa de; Castro, Paula Maria Lima e; Pereira, Sofia Isabel AlmeidaGlobal warming and bad agricultural practices are affecting the environment, with an impact on food productivity. Applying sustainable practices in agriculture is essential to maintain soil fertility and to promote crop productivity. It has been demonstrated that plant growth promoting bacteria (PGPB) have positive effects on plants because of their ability to influence plant’s growth through direct and indirect effects, such as production of phytohormones, increase of nutrient availability and/or synthesis of biocontrol agents. From Escola Superior de Biotecnologia collection of PGPB, thirteen strains were screened in vitro for abilities such as osmotic tolerance and indole acetic acid production under different osmotic potentials. Two bacterial strains were selected, Pseudomonas fluorescens (S3X) and Ralstonia eutropha (1C2) for a greenhouse assay using maize (Zea mays) as target plant to assess their effect on plant productivity under water stress. Different inoculation treatments were applied (control, commercial inoculum, S3X, 1C2 and co-inoculation of both strains) as well as different inocula size (V1 and V2, 3.3x103 and 2.5x106 cell. g-1 dry weight, respectively). Maize plants were subjected to different water regimes (80, 60 and 40% of water holding capacity (WHC)). The water regime at 40% of WHC affected to higher extent plant growth, such as elongation and biomass, as well as plant nutrient uptake and activity of soil enzymes. Application of the commercial inoculum proved to be the less effective treatment in enhancing plant growth under the water stress deficit. The highest improvement on plant growth was observed with the co-inoculation of strains S3X and 1C2 at 80 and 60% of WHC and no differences were observed between the two inocula size applied. The co-inoculation improved shoot biomass by 20 and 28% in V1 and by 16 and 47% in V2 at 80 and 60% of WHC, respectively. The consortia at 60% caused 11% increase in root biomass in V2. Nitrogen and phosphorous accumulation in shoot and root was also improved by the addition of both strains into the rhizosphere at 80 and 60%. Nutrient use efficiency was also calculated and the inoculation of both strains enhanced this parameter. Overall, the highest enhancement of plant performance occurred when the mixture of P. fluorescens S3X and R. eutropha 1C2 was used, with similar effects with the two inocula size. Combinations of PGPBs may prove to be of significant advantage for the design of bioinoculants for agriculture.
- Que intervenções podem aumentar a adesão parental à vacinação dos filhos?Publication . Condeço, Luís Miguel; Fernandes, Diana; Pina, Fernando; Guerra, Magda; Bica, Isabel
