Percorrer por data de Publicação, começado por "2017-11-20"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Relatório de estágioPublication . Machado, Teresa da Fonseca Barbosa; Barbosa, Constança Maria Silva FestasA necessidade de cuidados especializados à criança e família nas áreas da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica requer processos de formação sistemáticos e diferenciados. Este relatório descreve de forma crítica o processo de desenvolvimento de competências especializadas na área, integrando processos formativos e experiencias profissionais anteriores e um estágio na área dos cuidados de saúde primários. Tendo como ponto de partida os objetivos gerais propostos no plano de estudos do curso, foram delineados objetivos específicos, que foram sistematizados num projeto, que orientaram o planeamento e concretização de atividades, assim como a mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso profissional e pessoal já efetuado. O estágio no âmbito da saúde escolar permitiu conhecer vários projetos de intervenção operacionalizados pela equipa de saúde escolar, assentes nos pressupostos do Plano Nacional de Saúde Escolar, contribuindo para o aprofundamento e partilha de conhecimentos e configurando-se como de particular importância para o alicerçar de saber nesta área específica. Também o contacto com a dinâmica dos projetos da parentalidade, em contexto comunitário, permitiu tomar consciência do papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica no apoio, no suporte e no reforço positivo às ações parentais, sempre no superior interesse da criança. Refletir, de forma crítica e sistemática, sobre todo este percurso, foi essencial para a maturação do caráter reflexivo, crítico e deontológico-profissional, contribuindo, inequivocamente, para a aquisição de competências especializadas de enfermagem em contexto de saúde escolar e em contextos de parentalidade.
- Ciência e religião : duas perspetivas complementares no estudo das origensPublication . Oliveira, Calisto Inácio Rocha de; Angélico, José Pedro LopesO texto que se apresenta serve de relatório da prática de ensino supervisionada, centrando-se na Unidade Letiva do 7º ano de escolaridade da Disciplina de EMRC intitulada “As Origens”. Nesse sentido reflete o necessário diálogo entre a religião e a ciência, numa posição de complementaridade no que diz respeito às respostas que cada uma nos oferece perante as questões da origem do universo e da humanidade. A cosmologia responde atualmente com o Big Bang para explicar a formação do universo e a existência da totalidade da matéria. A biologia serve-se do evolucionismo para explicar a origem do homem. A teologia, por sua vez, apresenta uma resposta que se encontra fora do mundo físico, numa realidade que a transcende e que é a sua causa: um Criador que tudo faz por amor. Esta leitura interdisciplinar é a base da adequação pedagógica da temática para os alunos, trabalho que se apresenta nos vários documentos necessários.
- O ministério de D. Manuel Agostinho Barreto : bispo do Funchal : 1876-1911 : a reorganização religiosa na segunda metade do século XIXPublication . Almada, Carlos Ismael Faria; Ferreira, António Manuel Antunes de MatosO presente trabalho tem como base um bispo e o incremento da sua acção pastoral no final do século XIX e princípio do século XX, D. Manuel Agostinho Barreto bispo do Funchal entre 1877 e 1911. Considerado figura muito importante para época, destacou-se pela doutrina e acção pastoral, que desenvolveu no incremento da reconfiguração do catolicismo na sociedade oitocentista, num período de governação instável e transitória, imbuído de pressão sociopolítica sobre a Igreja. Dadas as carências da sociedade, concretamente o analfabetismo da região, e envolvido pelo espírito da Encíclica Rerum Novarum, recentemente editada, o seu ministério é caracterizado por uma luta por uma política social mais activa. Este estudo, dividido em três capítulos, apresenta-nos os traços essenciais da sua vida e ministério, assim como as principais acções daí advenientes. No primeiro capítulo são realçados brevemente alguns traços do seu percurso enquanto estudante e presbítero. No segundo capítulo faz-se uma aproximação ao contexto social, político e religioso da época, na sua realidade continental e no contexto do arquipélago madeirense. Por fim, o terceiro capítulo trata as acções pastorais que resumem o ministério episcopal do prelado. Tendo como fonte de trabalho as cartas pastorais, provisões e circulares, enunciamos os dois sectores essenciais que resumem a novidade e o contributo do seu ministério para a diocese funchalense: o sector social e o sector religioso.
