Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A (in)eficácia da comunicação no contexto dos novos mega-agrupamentosPublication . Faria, João Augusto Rodrigues; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO trabalho de investigação que desenvolvemos teve como principal objetivo analisar a comunicação interna no seio dos novos mega-agrupamentos, no contexto da sua recente formação e subsequente processo de consolidação. O processo de ordenamento da rede escolar tem no Decreto-Lei n.º 115-A/98 o seu principal impulsionador, desencadeando a criação de Agrupamentos de Escolas. Conclui-se em abril de 2013 com a quarta e última fase de agregações. Criam-se agrupamentos de grande dimensão, denominados mega-agrupamentos, uma nova realidade organizacional. Este facto, associado a motivações de natureza pessoal e profissional, sustentou o trabalho que realizámos. Pretendeu-se estudar a eficácia dos instrumentos de comunicação interna na consolidação do processo de agregação de uma nova comunidade que, por natureza, se encontra fisicamente dispersa, uma problemática que consideramos atual e pertinente. Centrámos o nosso estudo no Agrupamento de Escolas do Almonda onde estudámos aspetos da comunicação interna implementada numa organização educativa onde coabitam docentes de variadas realidades sociais, com competências, valores e culturas heterogéneas. Aferimos as práticas comunicativas e como funciona o processo de comunicação interna nos seus diversos fluxos. Analisámos em que medida as lideranças, de topo e intermédias, organizam os seus processos de comunicação. Como metodologia de investigação, optámos pelo estudo de caso. As técnicas de recolha de dados adotadas foram a observação direta e o inquérito por questionário. Em termos de resultados obtivemos conclusões que nos conduzem à centralidade e burocratização dos processos de comunicação interna, nomeadamente no que se refere à regulação do funcionamento e da construção da identidade coletiva do novo mega-agrupamento, desenvolvendo estratégias de comunicação que procuram promover a sua eficácia organizacional. Identificámos o facto de os sistemas de comunicação desempenharem um papel cada vez mais central nas organizações educativas, necessitando estas de adotar uma política de comunicação eficaz, desenvolvendo novas estratégias que lhes permitam criar uma imagem positiva e coerente.
- Can health care providers recognise a fibromyalgia personality?Publication . Silva, José A. P. da; Jacobs, Johannes W. G.; Branco, Jaime C.; Canaipa, Rita; Gaspar, M. Filomena; Griep, Ed N.; Helmond, T. van; Oliveira, Paula J.; Zijlstra, T. R.; Geenen, RinieOBJECTIVES: To determine if experienced health care providers (HCPs) can recognise patients with fibromyalgia (FM) based on a limited set of personality items, exploring the existence of a FM personality. METHODS: From the 240-item NEO-PI-R personality questionnaire, 8 HCPs from two different countries each selected 20 items they considered most discriminative of FM personality. Then, evaluating the scores on these items of 129 female patients with FM and 127 female controls, each HCP rated the probability of FM for each individual on a 0-10 scale. Personality characteristics (domains and facets) of selected items were determined. Scores of patients with FM and controls on the eight 20-item sets, and HCPs’ estimates of each individual’s probability of FM were analysed for their discriminative value. RESULTS: The eight 20-item sets discriminated for FM, with areas under the receiver operating characteristic curve ranging from 0.71-0.81. The estimated probabilities for FM showed, in general, percentages of correct classifications above 50%, with rising correct percentages for higher estimated probabilities. The most often chosen and discriminatory items were predominantly of the domain neuroticism (all with higher scores in FM), followed by some items of the facet trust (lower scores in FM). CONCLUSIONS: HCPs can, based on a limited set of items from a personality questionnaire, distinguish patients with FM from controls with a statistically significant probability. The HCPs’ expectation that personality in FM patients is associated with higher levels for aspects of neuroticism (proneness to psychological distress) and lower scores for aspects of trust, proved to be correct.
- A expressão musical na educação pré-escolar : um contributo de material didáticoPublication . Jaques, Gonçalo Nuno dos Santos Quintão; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraO ensino-aprendizagem da música constitui um fator determinante no desenvolvimento da criança, ao qual o professor tem a desafiante tarefa de proporcionar um ensino de qualidade que permita uma evolução construtiva dos alunos. Deste facto releva-se a importância de promover materiais didáticos musicais eficazes, porém, constata-se a carência deste tipo de ferramentas, concretamente, nos Jardins de Infância (JI) de Curvos e Guilheta - Esposende. Neste sentido recorre-se à elaboração de um manual de 12 jogos e atividades realizadas pelo professor de Expressão Musical, tendo como objetivo primário auxiliar o progresso das crianças do contexto Pré-Escolar destas escolas. Adicionalmente, pretende-se sensibilizar os agentes educativos e a correta utilização deste tipo de materiais. Para esse fim, foi delineado o plano de Investigação-Ação (I-A) e realizou-se uma grelha de observação do professor, segundo os critérios da planificação da Escola de Música de Esposende (EME) para este ensino. Posteriormente, inquiriram-se três educadoras, mediante um questionário, com o propósito de confrontar os seus pareceres e validar os dados do professor. Os resultados deste estudo demonstraram que os jogos propostos foram eficazes no desenvolvimento das principais competências dos alunos, quer no domínio musical quer nas restantes áreas de desenvolvimento da criança, a partir da perspetiva das educadoras e do professor, podendo constituir um conjunto de materiais apropriados para o ensinoaprendizagem da Expressão Musical. Os resultados deste trabalho confluem noutros estudos realizados por diversos autores como Ilari (2003), Souza (1997), Oliveira (2005), Alarcão (2001), Gardner (1998), Ortiz (2005) e outros.