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- Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficasPublication . Alves, Pedro; García García, Francisco
- If you fail to prepare, prepare to fail: a produção fílmicaPublication . Alves, Pedro Miguel Barbosa
- Media education competitions: an efficient strategy for digital literacies?Publication . Pereira, Luis; Jorge, Ana; Brites, Maria JoséIn this paper we present results from research in Portugal about competitions in schools that involve digital education (2010-2015). The aim of this study is to discuss its effectiveness as a strategy for developing Media Education. The 16 activities we have collected are mostly targeted at the school population and show an emphasis on media production, a dimension that is often not considered part of formal learning, which is more focused on reading than on writing. The results lead us to raise questions about the importance of non-formal education. Interestingly, most of these initiatives have been designed to take place in the school context and are, in various ways, supported by the Ministry of Education, a situation which blurs the boundaries between formal and non-formal learning. The analysis of the data leads us to this specific recommendation: these initiatives should be formally evaluated in order to understand their real impact on the acquisition of news media education skills.
- A influência parental na satisfação da imagem corporal : estudo da perceção dos adolescentesPublication . Silva, Juliana Barbosa da; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáCom o objetivo geral de estudar a relação entre a satisfação da imagem corporal e a perceção dos adolescentes sobre a influência da perceção da comunicação e relação com os pais, foi estudada uma amostra de 238 sujeitos, 137 do sexo feminino e 100 do sexo masculino, com uma média de idades de 15 anos (DP=.73). Os resultados obtidos demonstram uma influência da perceção da comunicação aberta (pai e mãe), do padrão comunicacional negativo (pai), da disponibilidade para comunicar (pai e mãe), da ligação afetiva, assim como da partilha de confiança na comunicação (pai) na satisfação da imagem corporal dos adolescentes. Para além disso, os resultados revelam diferenças na satisfação da imagem corporal em função género, tipo de estrutura familiar, escolaridade e idade dos progenitores. Os resultados obtidos estão parcialmente de acordo com a literatura, tendo sido discutidos com base no enquadramento teórico, e concluídos tendo em consideração as suas implicações para a prevenção e intervenção nesta problemática.
- O uso das redes sociais : estudo de adaptação para a população portuguesaPublication . Simões, Joana Maria Oliveira; Dias, Paulo César AzevedoO presente estudo tem como finalidade analisar o uso das redes sociais a partir da adaptação para a população portuguesa de um questionário construído por Garcia del Castillo et al., (2015). A sua pertinência prende-se com o facto de ser um tema relativamente recente em que carecem os instrumentos para avaliar estas questões. Além disso, pode ainda apoiar o desenvolvimento de mais estudos nesta área para assim se puder intervir na prevenção do uso inadequado das redes sociais. O instrumento foi estudado em termos de validade e fidelidade com uma amostra de 491 jovens universitários em dois momentos separados. Os resultados obtidos indicam a adequação do modelo. Compreende-se ainda a existência de validade convergente e fiabilidade do tipo temporal, considerando que os resultados não apresentam diferenças significativas entre os dois momentos de avaliação e se correlacionam de forma positiva. Para aprofundar o conhecimento sobre o uso das redes sociais, tentamos perceber o papel de variáveis individuais como a idade e género, grau académico, reprovações e médias. Em função da idade, género, reprovações e médias encontramos algumas diferenças estatisticamente significativas. Analisando o uso das redes sociais em função do grau académico, não encontramos diferenças entre os grupos. Estes dados parecem assegurar a validade e fidelidade do questionário do Uso das Redes Sociais, versão portuguesa
- Desenvolvimento de um concentrado de infusão de erva-príncipePublication . Duarte, Raquel Pereira; Hogg, Maria da Conceição Barbosa Moreira da SilvaAtualmente existe uma necessidade de resposta às novas demandas dos consumidores através do desenvolvimento de novos produtos. Sendo assim, este trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma infusão concentrada de Erva-Príncipe pronta para ser diluída em água, tanto quente como fria, respondendo às necessidades da empresa Cantinho das Aromáticas, que espera desenvolver uma nova linha de produtos. Para concentrar a infusão recorreu-se à técnica de osmose reversa, seguida de microfiltração para garantir a segurança microbiológica do produto durante um período de tempo aceitável, no entanto, passadas duas semanas de armazenamento acompanhados de estudos químicos e microbiológicos foi observado o crescimento de microrganismos. Assim, estudou-se a estabilidade do produto com a adição de conservantes, nomeadamente os ácidos cítrico, sórbico e benzoico. Devido ao delicado equilíbrio de sabores que a infusão deve apresentar é necessário a escolha do conservante e quantidade a colocar, pelo que se testaram três concentrações, 150, 300 e 600 mg/L ao longo de cinco semanas, e todas asseguraram ausência de crescimento microbiológico. Paralelamente, foram analisados a capacidade antioxidante e o teor de compostos fenólicos totais, através do método do catião radical ABTS e do método do reagente de Folin-Ciocalteu, respetivamente. No final foi escolhido o ácido sórbico para adicionar ao concentrado, onde a infusão com 150 mg/L de conservante, em termos de atividade antioxidante, obteve 0,53±0,06 g/L de equivalente em ácido ascórbico com ligeira descida até 0,43±0,01 g/L ao fim das 5 semanas, em termos de teor de compostos fenólicos no início apresentou o valor de 0,26±0,02 g/L em equivalente em ácido gálico, com uma subida até 0,3±0,01 g/L no final da quinta semana. As outras concentrações mostraram valores diferentes dentro das mesmas gamas e com tendências semelhantes. Para realizar as provas sensoriais do concentrado diluído com água quente ou água fria, escolheu-se o ácido sórbico como conservante para adicionar ao nosso produto, testando-se apenas duas concentrações, 150 e 300 mg/L. As amostras foram no geral bem aceites, principalmente a que contém menor quantidade de conservante e os consumidores apreciaram mais positivamente a amostra que tinha sido diluída em água quente. Nesta bebida os compostos fenólicos mais abundantes foram o α-terpineol e eucaliptol. E os compostos aromáticos mais representativos foram o ácido protocatéquico e p-cumárico.
- Da comunidade para a comunidade "agir para prevenir"Publication . Correia, Sara Raquel Duarte; Vidal, Teresa RasquilhoO presente relatório, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária procura elucidar o decurso dos três módulos de estágio que decorreram na Unidade de Cuidados na Comunidade – Nostra Pontinha, Agrupamentos de Centros de Saúde Loures-Odivelas. Registando a mesma tendência dos últimos anos, as doenças cérebro-cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte a nível nacional e europeu. Por conseguinte, acarreta graves consequências para o cidadão, para a sociedade e para o sistema de saúde, sendo determinante que estas sejam encaradas como um dos mais representativos problemas de saúde pública, que urge minorar. É neste sentido que a promoção da saúde, se revela cada vez mais um vetor essencial para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nomeadamente através da educação para a saúde visando o incremento de poder das comunidades, empoderando-as. Assim, a área temática abordada neste trabalho foi a Prevenção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares, no intuito de promover a saúde e prevenir a doença mediante a adoção de estilos de vida mais saudáveis. No decurso do Módulo I, realizou-se o diagnóstico de saúde à população trabalhadora que integra os principais recursos comunitários do Bairro Dr. Mário Madeira - Pontinha, sendo para tal efectuado um estudo descritivo, por meio da aplicação de um formulário, como instrumento de colheita de dados. Refira-se que os recursos acima citados referem-se às Escolas (JI Gil Eanes e EB Dr. Mário Madeira), Centro de Dia da Sagrada Família e Polícia de Segurança Pública, obtendo-se uma amostragem de 100% nos dois primeiros recursos comunitários e 41% no que respeita ao último. A análise de dados foi realizada com recurso à metodologia quantitativa, onde se auscultarem estilos de vida, fatores de risco e história familiar de doença Cérebro-Cardiovascular, refletindo-se resultados com maior expressão para: o excesso de peso, o aumento do perímetro abdominal, a pouca prática de exercício físico, a alimentação saudável comprometida, o risco de desenvolver diabetes e a carga hereditária da doença. Atendendo às necessidades identificadas e aos resultados obtidos, priorizando-os, no Módulo II de Estágio foi elaborado o Projeto de Intervenção, intitulado “Agir para Prevenir”, organizado em três eixos constituintes, “Alimentação Saudável – Sopa, sim obrigado”; “Formação Suporte Básico de Vida” e “Sessões de trabalho com parceiros comunitários”, planificado em duas fases, fase 1 – módulo II e fase 2 - módulo III. Foram assim desenvolvidas diversas atividades direcionadas para ações de educação para a saúde e promoção de parcerias e envolvimento comunitário. A segunda fase do projeto foi a disseminação do que já se tinha iniciado reforçando e promovendo a intervenção comunitária. Ao longo destes módulos foram desenvolvidas muitas outras atividades nos mais diferentes âmbitos comunitários, proporcionados pelos projetos em curso na UCC, contribuindo tudo isto para a aquisição, articulação e desenvolvimento de competências centradas em cuidados de enfermagem especializados a indivíduos, famílias e comunidades.
- Vamos comunicar? : uma investigação no setor terciário do Concelho de Viseu sobre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradoresPublication . Almeida, Sabrina Lourenço de; Capucho, Maria Filomena Dias; Ribeiro, PauloAs organizações têm vindo a apostar na internacionalização e globalização, verificando-se uma forte terciarização da atividade económica. A par destas mudanças, a atuação dos colaboradores no interior das organizações tem sofrido alterações, reconhecendo-se a importância da motivação dos mesmos para o sucesso da organização. Por seu turno, estudos recentes relacionam a comunicação organizacional com o êxito organizacional, que por sua vez também está relacionado com a motivação dos colaboradores. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a procura de uma relação positiva entre a comunicação interna das organizações e a motivação dos colaboradores. A componente empírica deste trabalho foi suportada por um estudo de carácter exploratório, quantitativo, descritivo-correlacional, transversal e não experimental, tendo-se, para o efeito, constituído uma amostra não aleatória composta por 230 indivíduos pertencentes a médias e grandes organizações do setor terciário da atividade económica do concelho de Viseu. A análise descritiva permitiu perceber melhor a caracterização da amostra e os resultados da escala de comunicação interna e da escala de motivação. Com a análise fatorial estabeleceram-se quatro fatores comunicacionais, nomeadamente: comunicação e relacionamento interpessoal, informação e linguagem organizacional, relações organizacionais e feedback e participação organizacional; e quatro fatores motivacionais, isto é: gestão da motivação, desempenho e avaliação, comprometimento organizacional e realização e poder. As hipóteses formuladas permitiram concluir que o género tem influência nas relações organizacionais e na realização e poder, o estado civil na comunicação e relacionamento interpessoal, as habilitações literárias no feedback e participação organizacional e nas relações organizacionais. Por seu turno, os resultados também permitem comprovar parcialmente a hipótese que estabelece uma relação positiva entre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradores, isto é, verifica-se que alguns fatores motivacionais estão positivamente correlacionados com os fatores comunicacionais: comunicação e relacionamento interpessoal com gestão da motivação e realização e poder; informação e linguagem organizacional e relações organizacionais com a gestão da motivação, o desempenho e avaliação e o comprometimento organizacional; feedback e participação organizacional com a gestão da motivação e o desempenho e avaliação. Em síntese, concluiu-se que em linhas gerais, tanto em termos teóricos como empíricos, se verifica uma relação entre a qualidade de comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradores.
- Café Cultural : a recuperação do "vintage" na era da contemporaneidadePublication . Andrade, Ana Cristina Gouveia; Roque, Maria IsabelA pós-modernidade foi um conceito cultural, filosófico e sociológico estabelecido e datado do último quartel do século XX, que emergiu na chamada sociedade pósindustrial. Foi um modo de estar e ser que criou novos intermediários sociais e culturais, de onde emergiu uma sociedade centrada no consumo. A contemporaneidade, também designada como pós-pós-modernidade, geração milénio ou era da tecnologia, surgiu no virar do milénio, e corresponde à geração atual centrada nos benefícios da tecnologia, cada vez mais individualista e com os modelos de sociabilidade alterados, comparativamente a gerações precedentes. O objetivo deste projeto é trazer a essência dos cafés culturais, para assim aproximar a sociedade de atividades culturais, sociedade tecnológica, na qual se torna importante criar hábitos culturais que causem também um desprendimento tecnológico, ainda que não total, pois a tecnologia e a interculturalidade podem ser uma combinação exequível e compatível. Nesse sentido, o objeto de estudo é a criação de um café cultural, onde através da combinação da tecnologia, cultura e sociabilidade na contemporaneidade, se possa recuperar a sociabilidade perdida pela tecnologia e aproveitar a ligação eficaz que se pode retirar dos binómios arte e tecnologia, indústrias criativas e culturais.
- Venture capital : modos de financiamento de uma startupPublication . Durão, Luís Pedro Amado Pinto; Pinto, Fernando Augusto de Sousa Ferreira