Percorrer por data de Publicação, começado por "2016-10-12"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Laboratório dos Comuns para a Empregabilidade : projecto de intervençãoPublication . Pinto, Gonçalo Peres do Carmo dos Santos; Amaro, Maria Inês Martinho AntunesO projecto que agora se apresenta e que se denomina Laboratório dos Comuns para a Empregabilidade (LCE), tem como propósito desenvolver um processo de intervenção em comunidades vulneráveis, no intuito de criar espaços de desenvolvimento humano sustentável para a empregabilidade num sistema socioeconómico colaborativo e de partilha dos comuns. O trabalho é uma figura presente desde sempre nas sociedades. Desenvolve-se com a evolução do Homem e é, também, o motor da sua própria evolução. O Homem vê no trabalho uma forma de integração na sociedade a que pertence e é aí que constrói parte da sua identidade. Tal como no período da Revolução Industrial, também hoje vivemos momentos socioeconómicos conturbados no mercado de trabalho. Se outrora foram as máquinas que retiraram trabalho ao Homem, hoje é o progresso tecnológico desenfreado que retira emprego a uma massa considerável de trabalhadores. Um novo sistema socioeconómico emerge e é nele, com ele e para ele que o LCE quer co-construir a sua intervenção social. Falamos da Economia Colaborativa e de Partilha dos Comuns (ECPC). São diversos os sinais e os casos práticos e concretos que nos ajudam a perceber os contornos deste novo sistema. As tecnologias de comunicação são fundamentais para nele participar, bem como a capacidade de trabalhar em prol de um todo (dimensão individual, colectiva e ecológica). Mais do que competição, vamos viver num sistema cooperativo, com tudo o que de transformador isso significa. Analisamos esses contornos, esboçamos, ainda que com a timidez e prudência que o bom senso exige, o que serão as profissões e os fazeres deste novo sistema e analisaremos as tecnologias sociais que hoje existem e que são, primordialmente, ferramentas de inclusão social: são tecnologias de relacionamento e participação humana. Isto é, são ferramentas que nos ajudam a transformar consciências, onde a compaixão e o sentido do bem comum, do respeito pelos recursos naturais e pelo outro, da partilha e da dádiva são a base. O LCE é, assim, um projecto integral, no sentido em que trabalha a empregabilidade para lá do processo de desenvolvimento das competências técnicas. O processo tem início na pessoa, na integridade do seu sistema de valores, de princípios e da maior consciência de si mesmo e dos outros. A transformação assenta na transição de um sentido de competição para um sentido de cooperação, de egocentrismo para eco-centrismo, de acumulação para simplificação, de posse para acesso, de compra para troca e partilha, de global para local, de desperdício para reutilização, de monetário para não-monetário, de materialista para não-materialista.
- Justiça restaurativa no sistema tutelar educativo : perspetivas de profissionais sobre as experiências das vítimasPublication . Santelmo, Teresa Teixeira; Matos, Raquel Maria Navais de CarvalhoA justiça tradicional que se manifesta, maioritariamente, através de medidas privativas de liberdade, tem-se verificado ineficaz ao nível da diminuição da taxa de reincidência e tem apresentado alguns prejuízos, como os custos elevados para o Estado. Por esse motivo, a literatura tem apontado vantagens de um modelo de justiça alternativo – justiça restaurativa. Este estudo insere-se no Projeto “Reparation to the victim in the European Juvenile Justice Systems: Comparative analysis and transfer of best practices” (REVIJ), que visa criar uma justiça alternativa e/ou complementar à justiça atual, de maneira a tentar colmatar as limitações existentes na resolução de crimes. Este estudo explora as perceções de técnicos de apoio à vítima e técnicos de reinserção social, quanto aos significados e experiências das vítimas, aquando a sua participação em processos de justiça restaurativa. Para tal, foram realizadas, transcritas e analisadas entrevistas semiestruturadas a oito profissionais. Os dados sugerem que a justiça restaurativa é um processo ainda muito embrionário em Portugal, sendo escassa a experiência dos profissionais, e insuficientes a formação, os recursos humanos e os materiais para a sua implementação. Para além disso, os dados revelam que persiste uma cultura de justiça centrada no ofensor e na sua punição, o que faz com que a vítima não seja incitada a participar no processo do qual faz parte. Por este motivo, torna-se difícil extrair conclusões acerca do impacto deste modelo na vítima.
- O impacto do e-commerce no sistema da distribuição do turismo em Cabo VerdePublication . Barreto, Maria Jesus Gomes; Panyik, EmeseAs grandes alterações no setor do Turismo registadas nos últimos anos foram determinadas pela evolução das TIC’s, proporcionando grandes transformações entre organizações, fornecedores e clientes. Essa evolução afetou o mundo dos negócios, criando grandes oportunidades. Para tal, contribuíram três inovações importantes: Computer Reservation System (CRS), Global Distribution System (GDS) e Internet. Shanker (2008) De acordo com dados do site da CPLP (2016), o turismo constitui um dos sectores com maior dinâmica de crescimento económico e social, porque contribui para a entrada de divisas, bem como para a promoção do emprego. No caso concreto de Cabo Verde, o turismo representa um dos principais eixos de desenvolvimento económico do país. O objetivo desta investigação, considerando a maior dinâmica do setor turístico em Cabo Verde, é explorar a forma como o aparecimento de Cabo de Verde nas ofertas dos grandes agregadores como por exemplo o “Booking”, “E-dreams” e o “Travelcity” influenciaram o sistema de distribuição do turismo em Cabo Verde e como é que isto alterou a imagem turística de Cabo Verde. Compreender se este processo trouxe impactos negativos ou positivos ao país. Para atingir estes objetivos, foram feitos 10 entrevistas em 60 % das ilhas de Cabo Verde com gerentes das principais agências de viagens e operadores turísticos. Estudar o impacto do e-commerce no sistema da distribuição do turismo em Cabo Verde é uma opção que deu muito gosto a trabalhar, sendo a aluna natural de Cabo Verde, e por outro lado, dada a importância atual deste sector de atividade no arquipélago. Com o desenvolvimento do e-commerce no sector da distribuição de viagens, observa-se um melhor aproveitamento da tecnologia disponibilizada, a custos cada vez menores, um aumento da concorrência comercial na procura de novos clientes. Segundo Marín A. (2004), com menos de duzentos anos de história, a distribuição de viagens tem passado por constantes transformações, fazendo o setor evoluir de forma incrível. As mudanças não terminam e logo a distribuição encontra-se ainda em processo de amadurecimento, por este motivo, uma atividade insegura. Os resultados indicaram que as maiores dificuldades em termos de distribuição é o facto de haver muita concorrência por parte dos grandes operadores internacionais, os resultados ainda apontam que a pouca utilização de computadores, e-mails, e outros serviços online por parte dos clientes é um problema da distribuição, porque não ficam por dentro das novidades e promoções das agências.
