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- Analysis of the impact of dietary fat modification on fatty acid profile, texture and sensory analysis in portuguese biscuitsPublication . Vilela, Eugénia Pereira; Lopes, Cláudia Mónica Bastos Teixeira; Gomes, Ana; Alcalá, LuisInnovation has a key role in the success of the Food Industry. Given the trends for the Agrofood sector 2015, the use of fats with a healthier lipid profile is described as a strong investment. Given that biscuits are a product with high rate of consumption, Biscuits Industry is thus considered a strong option for applying this trend. Fat is considered by many authors as one of the key ingredients in determination of the biscuits characteristics. Palm oil (PO) is the most commonly used fat in this industry, as shortening, since it provides the physical and chemical properties required for the dough formulation. However, the higher amount in saturated fatty acids and the deforestation of thousands of hectares of tropical forest, has promoted a reduced use and even a rejection of PO consumption among consumers. The aim of this thesis was to develop biscuits with healthier lipid profile without compromising their characteristics. The biscuits formulations were only modified in fat. Canola oil (CO) and Sunflower oil (SO) substituted 100% of PO. When utilizing fat replacers (inulin and citri-fi), these only substituted 25% of total fat, being conjugated with 75% of CO or SO, to obtain total substitution (100%). The new formulations were applied in the production of three types of biscuits, namely in “Maria”, “Alfa” and “Cookies”. The prepared products were analyzed for their fatty acid (FA) Profile as well their Texture and Sensory properties in order to determine the adequacy of the new ingredients tested. The study with “Maria” biscuit showed that CO samples presented better sensory properties, whereas SO samples revealed a better texture. Analysis of the FA based on the lipid profile revealed that none of the samples tested were adequate; this may be due to the huge variations registered over the evaluations. For “Alfa” biscuits, the samples that presented better results in what concerns the FA profile and sensory properties were those containing CO, however none of the samples presented adequate texture properties. For the “Cookies” biscuit, the FA profile obtained presented SO samples as a better option, the CO samples were the most favorable in what concerns sensory properties yet none of the samples were suitable in terms of texture. Overall, none of the samples tested for each type of biscuit were suitable in all parameters simultaneously. Nevertheless, it is important to note that some samples presented promising results, suggesting an important need to continue this research work.
- Transição para a vida pós-escolar de alunos com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Silva, Júlio Fernando Alves da; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daNo presente relatório de atividade profissional, apresentamos a prática profissional com crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) enquanto docentes de Educação Especial, o investimento na formação, bem como a experiência de trabalho com as principais deficiências/problemáticas trabalhadas, no período de vinte anos. Destacamos a escola como tendo um papel fundamental na educação de todas as crianças e jovens, especialmente na vida de crianças e jovens com NEE, assumindo um destaque, na sua preparação para a transição para a vida pós-escolar (TVPE)/transição para a vida ativa (TVA). Cabe à escola melhorar o modo de atuação e adequar as respostas educativas de acordo com os fatores endógenos, o perfil de funcionalidade segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - Crianças e Jovens (CIF-CJ) e as NEE de cada aluno, implementando práticas que contribuam para desenvolver competências sociais e pessoais fundamentais para uma melhor qualidade de vida destes jovens. Deste modo, pretendeu-se investigar a legislação e como a escola se organiza, dando cumprimento ao Decreto-lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro e à Portaria n.º 201-C/2015, de 10 de junho, na preparação dos jovens com NEE na TVPE. Destacamos um caso de um aluno com deficiência mental, entre muitos, em todo o nosso percurso, desenvolvendo assim, um registo do projeto de vida do mesmo. Tendo como objetivo dar a conhecer o percurso escolar deste aluno, apresentando o seu perfil de funcionalidade, sabendo das expetativas tanto do aluno, como da família em relação à escola e à TVPE e as medidas educativas implementadas durante o seu percurso escolar. Demonstrou-se que os alunos com deficiência mental, devem usufruir de medidas ajustadas ao seu perfil de funcionalidade, juntamente com uma sinergia eficaz composta por todas as condições que só uma escola verdadeiramente inclusiva, articulada com a família, a comunidade e os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). Só assim será possível oferecer a estes jovens um futuro mais sorridente, que tem como fim, a participação como individuo socialmente aceite e útil. O resultado adquirido com esta investigação prova que no trajeto para a eficácia dos processos de TVPE ainda existe um longo caminho a percorrer.
- Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Investigação, Desenvolvimento e Inovação : proposta de implementação numa unidade de investigaçãoPublication . Figueiredo, Márcia Susana Nazaré; Pereira, António Mário HenriquesO mercado em que operam as organizações atualmente está em constante mudança, mais exigente, com necessidades diferentes para as partes interessadas: clientes, acionistas, colaboradores, ambiente e da própria sociedade. A par destas necessidades, surgem outras, tais como a necessidade de as organizações se certificarem em normas da qualidade como a NP EN ISO 9001:2015 ou, pelo menos, de implementarem sistemas de gestão que lhes permitam ter outros aspetos, nomeadamente poluição e riscos de acidentes no trabalho, sob o seu controlo. Assim sendo, as organizações procuram soluções integradas, que respondam às questões relacionadas com sistemas de gestão ambiental e de segurança entre outras. É objetivo do presente trabalho de projeto apresentar uma proposta de implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Investigação, Desenvolvimento e Inovação, através da implementação dos referenciais normativos NP EN ISO 9001:2015 - Sistemas de Gestão da Qualidade, Requisitos e NP 4457:2007- Sistemas de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação. As normas a integrar são compatíveis, embora a NP 4457:2007 apresente quatro pontos específicos. Apresentam uma convergência nos restantes requisitos, sendo possível implementar a NP EN ISO 9001:2015 isoladamente e abarcando a gestão da Investigação Desenvolvimento Inovação. No entanto, existindo referencial normativo, decidiu seguirse o mesmo e sugerir a implementação integrada resultante deste trabalho de projeto. Os resultados obtidos permitem suportar a integração das normas acima mencionadas, através da definição de processos e documentos elaborados. Permitem ainda, após implementação, certificar a organização de acordo com os referenciais normativos NP EN ISO 9001:2015 e NP 4457:2007.