Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-04"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Fatores explicativos do endividamento das famílias com a aquisição de habitação em Portugal no período 1980 a 2014Publication . Magalhães, Francisco Manuel Ribeiro Barreiro de; Costa, Leonardo Filipe Seixas BarretoEsta dissertação tem como objectivo entender os fatores explicativos do endividamento das famílias com a aquisição de habitação em Portugal, no período entre 1980 e 2014. Para o efeito foi utilizada uma série temporal com dados anuais disponíveis no Banco de Portugal, no Instituto Nacional de Estatística, na Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho e no EUROSTAT. O modelo de regressão foi estimado em primeiras diferenças utilizando o método dos mínimos quadrados (OLS). Os resultados confirmam o comportamento das taxas de juro nominais (-) como uma causa do endividamento das famílias, em particular, do endividamento com a aquisição de habitação. Os resultados também mostram que o comportamento de outras variáveis como o PIB real (+), o PIB real per capita (-), a taxa de inflação esperada (+), a taxa de mortalidade infantil (+), a desigualdade/igualdade entre os géneros (-), os divórcios (+), o saldo total da população (-) e a taxa bruta de natalidade (-) também afetaram significativamente, o referido endividamento no período analisado.
- O modelo de custeio industrial face às necessidades da Organização : o caso da BA Vidro, S.APublication . Horta, Miguel Fernandes de Carvalho de Aboim; Soares, Miguel Alberto ReisEm ambientes competitivos onde não existe uma grande diferenciação do produto e serviço prestado, uma organização deve viver numa constante procura pela eficiência e controlo de custos. O preço praticado e a consequente rentabilidade obtida no portefólio de produtos e clientes são determinantes. Uma organização presente neste contexto capaz produzir informação de custos fiável de apoio à tomada de decisão, poderá ter uma vantagem competitiva. Mas como poderão as empresas obter essa informação de custo? Um modelo de custeio de produto adequado à realidade e objetivos da organização pode representar uma poderosa ferramenta. Este trabalho tem como objeto de estudo o modelo de custeio dos produtos da BA Vidro, S.A e a sua capacidade para satisfazer as necessidades da organização na tomada de decisão relativamente a dois pontos fundamentais para uma empresa neste contexto: o controlo de custos e a definição de preço. O levantamento das temáticas teóricas relevantes relacionadas com o custeio dos produtos e sua utilidade, permitiu uma análise crítica e elaboração de sugestões que atenuam lacunas e complementam boas práticas. O estudo levado a cabo permitiu encontrar oportunidades de melhoria na simplificação do processo de cálculo de custo, aproveitando as potencialidades do sistema de informação que permite a construção de análises importantes possibilitando um controlo mais rígido dos custos. Relativamente ao processo de definição de preço, foi possível acrescentar mais informação à decisão de preço para produtos novos. Por último, o uso do sistema de custos padrão numa ótica de análise de desvios permite à organização uma avaliação de performance produtiva e desvio e de margens reais importante.
- Sistemas de controlo de gestão em multinacionais : o caso da Corticeira AmorimPublication . Gonçalves, Marta Barradas; Marques, Luís Manuel Dionísio; Almeida, Fernando; Soares, MiguelEste trabalho empírico tem como finalidade analisar o controlo de gestão e a sua evolução numa das maiores e mais empreendedoras multinacionais de origem portuguesa, líder no setor de cortiça a nível mundial, a Corticeira Amorim, identificando se existe adaptação ou standardização dos sistemas de controlo de gestão nas suas filiais internacionais. Num primeiro momento, num ponto de vista teórico, estudou-se os sistemas de controlo de gestão, analisando um conjunto de sistemas de controlo como um package. De seguida, com base nos dados recolhidos através de entrevistas realizadas ao administrador executivo da Corticeira Amorim e ao responsável pelo Controlo de Gestão internacional da Amorim&Irmãos S.A., foi possível recolher algumas conclusões, analisando-as posteriormente à luz dos conceitos previamente vistos. Através da análise do caso, foi possível depreender que os resultados obtidos são coincidentes com alguns aspetos da literatura, nomeadamente o facto de cada país ter a sua cultura e princípios, enquadramentos legais e contabilísticos e características específicas, as práticas do controlo de gestão devem ser adaptados aos diferentes contextos (Politico, económico e social) em que estão inseridas. Espera-se com isto, que os mecanismos de controlo de gestão se alterem em detrimento das mudanças do meio envolvente de cada mercado.
- Relevance of macroeconomic announcements for European bondsPublication . Pereira, João José Vicente Barata Rios; Alves, Paulo Alexandre PimentaThis dissertation uses a recent methodology based on the variation of the 10 years bond bid yields of several Eurozone countries, in a small interval of time following a macroeconomic announcement from 4 different countries or from the Eurozone, in order to determine several things: Are foreign announcements important in terms of explaining the bond variations? How much of the total variation of the 10-year bond bid yields can be explained by the announcements? Are “good” news capable of explaining more of the variation of the bonds than “bad” news? These are all relevant questions to ask as the announcement sources and country bond combinations present in this dissertation are often ignored by the literature. This dissertation finds that for this sample, announcements from the USA are the ones with the most explanatory power, explaining on average 8.7%, of the daily variation, furthermore we also find that Eurozone announcements have close to none explanatory power on the daily variation of the 10 years bond bid yields, lastly we find that “good” news have a greater explanatory power then “bad” news.
- Relacionamentos interpessoais no trabalho e desempenho profissional : a relevância da inteligência emocional numa grande empresa de mediaPublication . Gonçalves, Anaísa do Nascimento; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesO presente relatório estuda as relações interpessoais no trabalho e desempenho profissional de uma grande empresa de media, focando a temática da Inteligência Emocional (IE), nomeadamente os seus corolários autoconsciência, autorregulação, motivação e empatia. A investigação assenta num corpus teórico relevante das áreas da Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional e Inteligência Emocional. O trabalho de campo decorreu na empresa de media RTP – Rádio e Televisão de Portugal, SA. e contou com uma amostra de 9 colaboradores pertencentes a 3 Direções distintas. O estudo baseou-se na observação participante ao longo dos quatro meses de estágio da investigadora, bem como em entrevistas semi-estruturadas realizadas aos 9 colaboradores que constituem a amostra. Os resultados desta investigação evidenciam que as relações líder-colaborador são possíveis de ser analisadas à luz da Inteligência Emocional e seus corolários e que a sua variação é justificada pelos níveis de que IE que os colaboradores denotam, porém não foram encontradas associações significativas entre a IE e o nível de desempenho profissional apresentado na empresa.
- Determinantes dos spreads de empréstimos sindicados : evidência empírica para operações de LBOsPublication . Tchili, Esperança Julieta; Pinto, João Filipe MonteiroNa presente dissertação analisa-se empiricamente (i) os fatores que explicam o spread dos empréstimos em operações de LBOs; (ii) se os spreads nestas operações variam significativamente entre operações desenvolvidas em países com sistema financeiro baseado na banca e aqueles com um sistema financeiro baseado em mercados de capitais; (iii) se a estrutura temporal dos spreads em operações de LBOs é semelhante à verificada em empréstimos a operações de project finance; e (iv) o impacto da crise financeira internacional de 2007/2008 e a subsequente crise de dívida soberana sobre o pricing destes empréstimos. Com base numa amostra de 9.201 tranches de empréstimos sindicados concedidos a operações de LBOs, no período de 2000 a 2013, e com recurso ao método dos Mínimos Quadrados Ordinários, verificou-se que o spread tem uma relação significativa e positiva com a maturidade do empréstimo, o rating, o tipo de sistema financeiro e a crise financeira. Contrariamente, esta relação é significativa e negativa para a dimensão da tranche, o loan-to-value, o número de tranches, o risco cambial, o número de bancos envolvidos, o tipo de taxa de juro, a taxa de juro sem risco e a inclinação da curva da taxa de juro. Encontrou-se ainda evidência empírica de que o spread cobrado em operações de LBOs varia em função do tipo do sistema financeiro do país onde a operação é desenvolvida (sendo maior em operações desenvolvidas em países com sistema financeiro baseado em mercados de capitais) e que a crise financeira afetou não só o spread dos empréstimos, mas também os fatores que o determinam. Finalmente, encontrou-se evidência empírica de uma estrutura temporal dos spreads do tipo convexa para as operações de LBOs.
- Advento e Natal : contributos para a lecionação da unidade letiva "Jesus nasceu", do 1º ano do ensino básico do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Soares, Eva Cristiana Leite da Silva Carvalho; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Emigração e sustentabilidade da segurança social : uma análise ética dos efeitos da crise económica em PortugalPublication . Puga, Susana de Sousa; Marcelo, Gonçalo Nuno de Bettencourt CoutinhoA presente investigação inscreve-se na área temática da ética e, mais especificamente, da ética social, adotando uma metodologia de análise qualitativa, hermenêutica, e promovendo um debate do ponto de vista ético. Considerando o contexto de crise económica, financeira e social vivida em Portugal na última década, este trabalho final de mestrado tem como objetivo analisar alguns dos seus efeitos, de um ponto de vista ético. De forma mais específica, pretendemos questionar dois fenómenos bem delimitados: a sustentabilidade da Segurança Social em Portugal no quadro das transformações do Estado-Providência nas últimas décadas e o aumento acentuado da emigração durante os anos de crise. Assim sendo, as questões de investigação que animaram esta dissertação são as seguintes: será possível a Segurança Social continuar a ser sustentável em Portugal, ou terá ela sido comprometida pela crise? Que efeitos sobre a sustentabilidade da segurança social poderá o aumento da emigração ter, sobretudo o da emigração qualificada? Finalmente, e como questão mais geral, o trabalho analisa em que medida é que podemos considerar que o Estado-Providência e instituições como a Segurança Social podem ser considerados bens éticos. Mostrando que, de facto, o são, apresentam-se então os problemas de sustentabilidade da Segurança Social, bem como a emigração não escolhida como problemas éticos que exigem discussão e deliberação pública. Os resultados mostram que, de momento, a Segurança Social em Portugal ainda é sustentável mas que vários cenários são possíveis, dependendo da evolução da mesma; os cenários de sustentabilidade, insustentabilidade ou reformulação profunda são discutidos, assinalando, no entanto, a desejabilidade da sua sustentabilidade.
- Performance management systems Amorim Florestal case studyPublication . Oliveira, João Tiago Marques dos Santos; Marques, Luís Manuel DionísioA Amorim Florestal cumpre um papel instrumental bem definido dentro do objeto corporativo do grupo Corticeira Amorim. Ambiciona colocar-se no mercado com vista à remuneração do capital investido de forma sustentável, com ambição e espírito vencedor. O sistema de gestão de desempenho dentro de uma organização poderá transparecer uma perspetiva integrada do funcionamento organizacional e demonstrar a forma como a organização se vai moldando ao longo do seu percurso. O grupo Amorim e a Amorim Florestal em particular, são caracterizados por possuir um posicionamento reflexivo demarcado. Assim, pretende-se com esta TFM observar e descrever o sistema de gestão de desempenho usado pela Amorim Florestal, analisando a forma como as várias partes deste sistema se relacionam entre si. Pela realização de entrevistas estruturadas com base no estudo de Ferreira e Otley, foi possível a caracterização deste sistema por vários elementos do corpo organizacional, evidenciando, não só as principais vantagens e desvantagens, como também possíveis personificações e a sensibilidade dos entrevistados a cada um dos seus elementos.