Browsing by Issue Date, starting with "2016-06-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- The occurrence of Bisphenol A and Phthalates in Portuguese wines and the migration of selected substances from coatings in contact with a wine simulantPublication . Putzu, Claudio; Poças, Maria de Fátima dos Reis Filipe Tavares; Couto, José António GomesO Bisfenol A (BPA) e ésteres do ácido ftálico (ftalatos) são substâncias que podem ocorrer em diversos alimentos por contaminação proveniente de várias fontes, nomeadamente através da migração a partir de materiais e embalagens. Estas substâncias podem ser prejudiciais à saúde dado apresentarem propriedades de disrupção endócrina, por isso o seu controlo é muito importante. No presente trabalho foi realizado um estudo para a determinação da ocorrência de BPA e ftalatos em vinhos disponíveis no mercado e foi feita uma estimativa da exposição do consumidor a estes contaminantes a partir da ingestão de vinho. Dada a inter-relação entre estas substâncias e os materiais em contato com alimentos, incluindo vinhos, foi feito também um estudo de migração de dois revestimentos (epóxi-fenólico e poliéster-fenólico) usados em embalagens metálicas. O BPA foi monitorizado em 16 amostras de vinho por cromatografia HPLC/FD. Este composto foi detetado em 13 amostras em níveis acima do limite de deteção (0,57 μg/l), sendo a concentração mais elevada de 3,52 μg/l, encontrada num vinho tinto. A exposição do consumidor ao BPA foi estimada usando valores médios de limite inferior e limite superior de BPA calculados a partir dos dados experimentais (LI e LS) para um consumo de vinho médio (0,116 l) e elevado (0,75 l). Os resultados para o consumo médio foram de 4,8% (LI) e 7,2% (LS) relativamente ao t-TDI atual (0,04 μg / kg de peso corporal dia) enquanto que para o consumo elevado foram de 31% (LI) e 46,5% (LS). Foram determinados 11 ftalatos em 19 amostras de vinho, das quais 3 eram vinhos do Porto, por GC/MS. Pelo menos um ftalato foi detetado em todas as amostras analisadas. Os dois ftalatos mais comuns foram o dietil hexil ftalato (DEHP) e o dibutil ftalato (DBP) com concentrações médias variando nos intervalos 30,33 μg/l - 39,59 μg/l e 21,91 μg/l - 22,59 μg/l, respetivamente. A exposição do consumidor foi também estimada, obtendo-se resultados inferiores a 1% do TDI em vigor, para o consumo médio e elevado. Os três vinhos do Porto apresentaram valores significativamente elevados de DBP, a amostra mais contaminada atingiu 825 μg/l. Além disso, o di-isobutil ftlalato (DiBP), um composto não permitido em materiais destinados ao contato com alimentos, foi encontrado em níveis de 106 μg/l numa das amostras. A migração a partir de revestimentos de resina epóxi e poliéster foi analisada segundo diferentes técnicas analíticas. Em primeiro lugar foram realizados ensaios para identificar as substâncias potencialmente migrantes. As amostras foram analisadas por GC/MS, acoplada a injeção após dessorção térmica direta com e sem extração prévia. Foram testados diversos solventes de extração (acetonitrilo, diclorometano e iso-octano). Os resultados permitiram selecionar três migrantes de cada revestimento para monitorização em condições de migração: BPA, ε-Caprolactona e óxido de fosfina-butil(difenil) do revestimento de epóxi, e, butil(difenil)-neopentilglicol, um oligómero cíclico e 1,3 dioxano-5-metanal-5-etil do revestimento de poliéster. Foi feito um estudo de migração destes compostos usando uma solução etanólica a 20%, a 60 ° C durante 3, 5 e 10 dias. O BPA, o óxido de fosfina-butil(difenil), o oligómero cíclico e o dioxano apresentaram um libertação mais rápida do que o ε-Caprolactona e o butil(difenil)-neopentilglicol.
- Formação e inclusão ou quimera e discriminação : uma reflexão sobre os cursos vocacionais em PortugalPublication . Pereira, Paula Alexandra Monteiro; Estêvão, Carlos Alberto VilarA massificação do ensino fez chegar às escolas uma multiplicidade de indivíduos com vivências e ambições muito díspares e a Escola, confrontada com esta realidade, foi forçada a agir de modo a proporcionar a todos uma igualdade de oportunidades. Com o alargamento da escolaridade obrigatória, e o espectro do insucesso e do abandono escolar a pairar, surge a necessidade de diversificar a oferta, proporcionando percursos educativos alternativos. Os cursos vocacionais surgem no seguimento dessa ideia. A questão que se impõe é perceber se estes cursos servirão o seu propósito e constituirão verdadeiramente um meio de formação dos jovens, incluindo-os com equidade no sistema educativo ou se porventura não passarão de uma tentativa de, preocupados unicamente com o olhar atento do Mundo, passar a ideia de que a aposta na educação em Portugal está a aumentar, contribuindo para uma melhoria dos níveis de escolarização e de qualificação da população, quando a realidade pode muito bem ser ligeiramente diferente. Os objetivos deste estudo são analisar os prós destes cursos e tentar perceber se a filosofia subjacente à sua idealização estará ou não a ser respeitada, compreender de que modo as escolas se organizam para responder a estes desafios e, finalmente, percecionar possíveis resultados da sua implementação num Agrupamento de Escolas em particular.
- O ritual das exéquias reformado pelo Concílio Vaticano II : passos dados e desafios na Igreja de hojePublication . Vida, Hipólito Maria André Julião; Costa, Bernardino Ferreira da
- Liderança escolar e eficácia : reflexão sobre o impacto da liderança no sucesso educativoPublication . Barros, Dília Graça Andrade; Estêvão, Carlos Alberto VilarA questão da liderança escolar e a sua correlação com a eficácia assume um lugar cada vez mais preponderante nas comunidades educativas. A influência do diretor, enquanto líder da organização escola pode, de facto, ser determinante na dinâmica escolar tendo em conta a influência que exerce sobre os diferentes atores na educação. O tema do presente relatório reflexivo enquadra-se na área da Administração e Organização Escolar, centrando-se na problemática relativa à liderança escolar e eficácia, numa reflexão sobre o impacto da liderança no sucesso educativo, com base numa perspetiva de experiências pessoais. A primeira parte do trabalho é constituída pela abordagem concetual dos modelos organizacionais da escola, iniciando-a através do enquadramento da escola enquanto organização. Posteriormente, são elencadas as conceções e estilos de liderança e de eficácia. Na segunda parte, é feita a caraterização da escola, na qual exerço as funções de diretora, assim como do respetivo corpo discente; apresenta-se os elementos basilares do Projeto Educativo de Escola e a dinâmica do Plano Anual de Atividades, apresentando alguns resultados relativamente ao ano letivo 2014/2015; é dada igualmente relevância à luta pelo sucesso educativo dos alunos a par do sucesso escolar. Por fim, é feita uma reflexão sobre liderança e eficácia tendo em conta o modelo organizacional de escola exercido assim como o estilo de liderança praticado.
