Browsing by Issue Date, starting with "2016-03-22"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A influência do suporte social e do trauma cumulativo na predição de perturbação de stress pós-traumático e depressão em mulheres vítimas de violência conjugalPublication . Vilela, Ana Luísa Macedo; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente estudo analisa a influência do suporte social e do trauma cumulativo como preditores de sintomatologia depressiva e de PSPT nas mulheres vítimas de violência conjugal (N=144). É um estudo de autorrelato retrospectivo, onde todas as participantes responderam a uma bateria de instrumentos entre eles o Questionário Sóciodemográfico, a Escala de Autorrelato de Sintomatologia de PSPT, a Escala de Suporte Social (S.P.S.), o Inventário de Sintomas Psicológicos (BSI), as Escalas Táticas de Conflito Revisadas (CTS2) e o Questionário de trauma infantil (CTQ). Concluiu-se que existem diferenças significativas entre as mulheres vítimas de violência conjugal com suporte social e sem suporte social ao nível do trauma cumulativo, depressão e PSPT, podemos assim concluir que quanto maior o trauma infantil maior a probabilidade de experiênciar sintomatologia depressiva, quanto maior o trauma infantil menor o suporte social, o suporte social elevado prediz menor severidade de sintomatologia de Depressão e de PSPT, e a existência de trauma infantil prediz maior probabilidade de experiênciar sintomatologia depressiva em mulheres vítimas de violência conjugal. Indo de encontro à literatura que refere o suporte social e o trauma cumulativo como fortes preditores de psicopatologia em mulheres vítimas de violência conjugal.
- O regime dos Safe Harbours em preços de transferência : uma alternativa ao princípio do Arm’s LengthPublication . Silva, Maria Rebello da; Gama, João Taborda da
- A compatibilidade de normas tributárias nacionais com a liberdade de circulação de capitais : os novos desafios do legislador nacional no cumprimento dos tratados da União EuropeiaPublication . Ferreira, André Caetano; Nogueira, João Félix Pinto
- Perfecionismo e pensamento perseverativo em estudantes universitáriosPublication . Carvalho, Bruna Daniela Pereira de; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesEsta investigação pretende analisar a relação entre o perfecionismo e o pensamento perseverativo no ajustamento psicológico de estudantes universitários. Participaram no estudo 164 estudantes universitários, que preencheram um questionário sobre Dados Sociodemográficos, a Escala Multidimensional do Perfecionismo (Hewitt & Flett), o Questionário de Pensamento Perseverativo e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS). Para as análises estatísticas recorremos ao SPSS 20.0. Os dados foram analisados recorrendo a testes não-paramétricos por não se verificarem os requisitos de normalidade. Foram encontradas correlações entre o Perfecionismo Socialmente Prescrito e o Questionário do Pensamento Perseverativo Total e a Interferência Cognitiva e Improdutividade, entre a Depressão e o Perfecionismo Socialmente Prescrito e o Perfecionismo Orientado para os Outros e entre todas as dimensões do Questionário do Pensamento Perseverativo e da Escala de Ansiedade Depressão e Stress. O QPP Total revelou ser um perditor de Ansiedade e Depressão. Foram encontradas diferenças significativas no género relativamente ao PSP (as mulheres apresentam níveis mais elevados), e na nacionalidade relativamente ao PSP (níveis mais elevados nos estudantes Guineenses), ao POO (níveis mais elevados nos estudantes Portugueses) e à sintomatologia depressiva (níveis mais elevados nos estudantes Guineenses). Os nossos resultados melhoram a nossa compreensão sobre os preditores de sintomatologia depressiva e ansiosa, aspeto fundamental para desenvolver estratégias de prevenção e intervenção adequadas.
- Trademarks as an indicator of innovation implementation : evidence from the German Pharmaceutical and IT-Service IndustriesPublication . Schumacher, Harm-Julian; Malerba, FrancoThis paper examines the potential application of trademarks as a complementary indicator of innovation. Recent innovation literature finds a correlation between innovation and usage pattern of trademarks. Especially for the service industry this new approach offers potential since R&D and patents indicators do not capture innovation in these sectors. To understand the relationships between trademarks and innovation the German pharmaceutical and ITservice industries were studied. As a proxy for innovation sales and employment growth were introduced. The impact of filing a trademark was then compared with a control group and correlations with patents examined. The results show that trademarks indeed can be used as an indicator of innovation; however, with some limitations. While IT-service companies show a strong relationship between trademarks and growth, the results for the pharmaceutical industry are ambiguous and need to be further examined.
