Browsing by Issue Date, starting with "2016-03-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Auto-compaixão, perfecionismo e atitudes alimentares disfuncionais em estudantes universitáriosPublication . Fernandes, Marília Pereira; Maia, Berta Maria Marinho Rodrigues MaiaDada a escassez de investigações sobre o tema, os objetivos principais deste estudo foram analisar a relação do perfecionismo e da auto-compaixão com as atitudes alimentares disfuncionais; Analisar se há diferenças de género nas atitudes alimentares disfuncionais; Analisar se as atitudes alimentares disfuncionais diferem consoante a nacionalidade e, analisar o papel preditor do perfecionismo, da auto-compaixão, do género e da nacionalidade nas atitudes alimentares disfuncionais em estudantes universitários. Participaram164 universitários e foram aplicadas a Escala da Auto-Compaixão (EAC), a Escala Multidimensional do Perfecionismo (EMP) e o Teste de Atitudes Alimentares (TAA-25). Os dados foram introduzidos no programa informático de análise estatística SPSS. Encontramos correlações entre o Perfecionismo e o TAA-25, bem como entre a Auto-Compaixão e o TAA-25. O género, por seu turno, só se correlacionou com os Comportamentos Bulímicos. No entanto, a nacionalidade, correlacionou-se com todas as dimensões do TAA-25. No que concerne ao teste de diferenças entre o TAA-25 e o género, apenas os Comportamentos Bulímicos se mostraram significativos. Por último, relativamente às variáveis preditoras de todas as subescalas do TAA-25, apenas o PSP apresentou uma contribuição preditiva para a Motivação para a Magreza, para os Comportamentos Bulímicos e, ainda, para a Pressão Social para Comer. Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão da relação entre o perfecionismo, a auto-compaixão e as atitudes alimentares disfuncionais.
- O papel da compaixão e da personalidade no ajustamento psicológico em estudantes universitáriosPublication . Arezes, Luísa Tatiana Dias; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesDada a escassez de investigações na área da Compaixão e o facto deste constructo ser referido como um agente na proteção de condições psicológicas negativas e a associação que tem vindo a ser feita entre o MCF da personalidade e Perfecionismo e a sintomatologia ansiosa, depressiva e stresse, os objetivos principais deste estudo foram analisar a relação entre a compaixão e a personalidade e o papel preditivo da compaixão e das várias dimensões/traços da personalidade no ajustamento psicológico em estudantes universitários. Participaram164 universitários e foram aplicadas a Escala da Compaixão (EC), o Inventário da Personalidade NEO-FFI-20,a Escala Multidimensional do Perfeccionismo (EMP) e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Os dados foram introduzidos no programa informático de análise estatística SPSS. Concluímos que, de facto, a compaixão atua como um agente de proteção contra várias condições psicológicas negativas e que se associa à diminuição de sintomas ansiosos. Para além dos três fatores mal-adaptativos da EC, que se opõem por completo aos atos compassivos, relacionarem-se com aumentos nos níveis de sintomatologia, estes não se revelam preditores. Alguns fatores da personalidade também parecem ser preponderantes no ajustamento psicológico dos estudantes universitários, sendo que o Neuroticismo prevê aumentos na sintomatologia depressiva, ansiosa e stresse e o Perfecionismo Orientado para os Outros prevê níveis mais baixos de sintomatologia depressiva.
- Gestão de destinos : análise da viabilidade da criação de um operador turístico especializado na cidade de CoimbraPublication . Carrelhas, Paulo Alexandre Alcobia Rolão; Cardoso, Carla Isabela de Moura PintoO presente estudo pretende percecionar a viabilidade da constituição de um novo operador turístico sediado em Coimbra, cujo objetivo será associar conhecimento à criação de valor, dinamizando o turismo cultural da cidade de Coimbra como destino turístico da região centro. Para o efeito, a questão de investigação colocada nesta dissertação foi a seguinte: “Torna-se viável a constituição de um novo operador turístico de base local/regional, a estabelecer-se na cidade de Coimbra, que promova a internacionalização da procura turística da região, através da aposta em novos nichos de mercado?” Para a realização deste trabalho, utilizou-se um método qualitativo, tendo para o efeito sido realizadas oito entrevistas a relevantes stakeholders, do setor público e privado: um operador turístico; um grupo hoteleiro; um instituto responsável pela elaboração do plano de marketing para o Turismo do Centro (T.C.); a Agência Regional de Promoção Turística do Centro (A.R.P.T.C.); uma D.M.C. vocacionada para o turismo da saúde, uma Entidade Municipal vocacionada para o Turismo Judaico e a Vereação da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (responsável pelos pelouros da cultura e do turismo). Os resultados obtidos através desta investigação confirmaram de forma expressiva que a criação de um novo operador turístico em Coimbra vocacionado para nichos de mercado específicos acrescenta valor à região.
- O uso sistémico de antimicrobianos em endodontiaPublication . Silva, Miguel Ângelo Rodrigues da; Noites, Rita Brandão de Pinho; Martins, Miguel André DuarteObjetivo: Caraterizar os hábitos de prescrição de antibióticos sistémicos dos Médicos Dentistas, que desenvolvem a sua prática clínica na cidade de Viseu, Portugal, em situações de diferentes infeções endodônticas e características específicas do paciente. Metodologia: Foram distribuídos pessoalmente 135 questionários, em suporte papel por todos os consultórios e clínicas médico-dentárias da cidade de Viseu para recolher dados sobre os hábitos de prescrição de antibióticos sistémicos dos Médicos Dentistas, a desenvolver a sua prática clínica na cidade. A análise estatística foi elaborada com o auxílio do programa SPSS (v.22.0). Resultados: A taxa de resposta foi de 70% (n=95). A grande maioria dos Médicos Dentistas prescreve antibióticos por 8 dias (78,9%). O antibiótico mais frequentemente prescrito foi a associação de Amoxicilina com Ácido Clavulânico 875/125mg (82.1%). Em caso de alergia à penicilina, os antibióticos mais prescritos foram a Claritromicina 500mg (34.7%) e Azitromicina 500mg (33.7%). Verificaram-se percentagens consideráveis de abuso de antibióticos em situações de pulpite irreversível, necrose pulpar sem envolvimento sistémico ou com fístula e em casos de retratamento endodôntico. Relativamente à profilaxia antibiótica, verificou-se que a maioria prescreve o antibiótico adequado mas, fá-lo para situações não recomendadas. Conclusão: É importante que o Médico Dentista compreenda a importância de restringir o uso de antibióticos aos casos de infeção grave que necessitam deles. Grande parte dos Médicos Dentistas inquiridos e a desenvolver a sua atividade na cidade de Viseu, prescrevem inadequadamente para condições inflamatórias endodônticas como a pulpite, além disso, parecem não seguir ou desconhecer as guidelines para a prescrição antibiótica contribuindo assim para o aumento da resistência aos antimicrobianos.
