Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As implicações do ensino das artes visuais na (re)construção da individualidade do sujeitoPublication . Carvalho, Sandra Cristina Soares Mesquita de; Palhinha, Maria Helena CardosoO presente relatório vem descrever a experiência de campo implementada à disciplina de Educação Visual aquando da prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este estudo aborda, como intenção de fundo, algumas das questões que se levantam quanto ao contributo que a Educação e a Arte, e em particular o ensino das Artes Visuais, oferecem ao processo de formação do indivíduo, de modo a respeitar as peculiaridades e as diferenças derivativas dos sujeitos em contexto de aprendizagem. Com o intuito de se verificar os possíveis efeitos catalisadores de uma determinada realidade educacional, que procura incrementar a autoexpressão e a afirmação da singularidade do aluno, construiu-se um modelo de intervenção pedagógica que, posteriormente, foi aplicado e validado com uma turma de 9.º ano de escolaridade da Escola da Didáxis de Riba de Ave. No final, constata-se que é possível através de um modelo educacional que promove a liberdade e a abertura ao desenvolvimento da aprendizagem, a partir do que é intrínseco ao aluno, reforçar a sua capacidade de expressão própria. Perante estas conclusões, tecem-se algumas considerações sobre os obstáculos bem como as possibilidades de se instaurar novos rumos na busca pela promoção idealizada da criação de sujeitos ímpares e autênticos.
- Representações e participação dos alunos na escolaPublication . Negrão, António José Salgado Rosa; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA sociedade, considerada como meio, condiciona o sistema de educação. Todo o sistema de educação exprime uma sociedade, responde a exigências sociais, mas tem também por função perpetuar os valores da coletividade A democratização do ensino é entendida como o acesso para todas as crianças ao sistema de ensino e a aceitação da sua diversidade e identidade própria. Um dos principais objetivos da escola deverá ser o desenvolvimento das capacidades das crianças respeitando a sua singularidade e, ao mesmo tempo, conseguir apoiar os jovens de uma forma positiva e diversificada de acordo com as suas necessidades. Uma das funções da escola é formar os indivíduos em vista da sua integração na sociedade é fazê-los tomarem consciência ao mesmo tempo das normas a que a conduta de cada um deve obedecer e o valor imanente e transcendente das coletividades às quais cada um de nós pertence. De escola para escola, existem orientações diferentes, no que diz respeito à orientação e transmissão de valores sociais e morais. Mas, sobre a escola, professores, famílias e alunos terão representações diferenciadas e entendê-la-ão de modo diverso. Neste trabalho, pretendemos perceber quais as representações de escola que os alunos têm e de que modo estas representações influenciam a participação na sua vida escolar. O modo como cada um de nós passou pela vida escolar, a vivência e experiência que ficou na memória, é também uma das mais importantes fontes de informação que cada sujeito tem sobre a escola.
- O registo audiovisual como ferramenta para o estudo instrumental do violonceloPublication . Fernandes, Estefânia da Silva; Monteiro, Pedro Miguel PereiraA aprendizagem do Violoncelo pressupõe um percurso complexo e moroso. Atendendo a que uma parte substancial do processo de ensino-aprendizagem é realizada no tempo de aula e esse tempo é cada vez mais escasso, o estudo em casa torna-se vital para a evolução instrumental do aluno. Desta constatação ressalta a importância de criar estratégias que otimizem o estudo individual, tendo-se por isso recorrido às ferramentas audiovisuais. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal contribuir para a promoção de uma melhoria substancial da performance através da utilização do vídeo. Adicionalmente, procura perceber o impacto e a influência deste modelo de ensino-aprendizagem no estudo individual dos alunos. Para tal, foi realizado um estudo comparativo das performances dos alunos com e sem o apoio do modelo gravado em vídeo. Inicialmente, a avaliação foi efetivada pela autora, de acordo com 5 critérios estipulados para o 1.º grau do Ensino Articulado da Música (EAM) do Conservatório de Música de Barcelos (CMB). São eles: precisão rítmica, afinação, postura, sonoridade e posição correta da mão esquerda. Posteriormente, os alunos foram inquiridos, por meio de questionários, em ordem a aferir a sua opinião sobre a utilização do modelo em vídeo. Por fim, é apresentada uma avaliação externa através de um júri especializado composto por dois professores do departamento de cordas do CMB. Os resultados demonstram que a utilização do modelo em vídeo pode integrar um conjunto de ferramentas e estratégias pertinentes para o estudo individual dos alunos do 1.º grau de Violoncelo, pelo que contribui para um ensino-aprendizagem mais proficiente e consecução dos objetivos estipulados.
