Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Ferreira, Rita Isabel da Silva; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO presente estágio curricular realizado em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação, decorreu num contexto educacional, nomeadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos (AE Maximinos). O estágio teve inicio no dia 25 de setembro de 2013 e terminou no dia 25 de julho de 2014. Neste período, a estagiária cumpriu um total de 440. Esta experiência teve como finalidade dotar o estagiário de competências, quer ao nível da prática da psicologia, aprofundando conhecimentos e novas aprendizagens, quer ao nível social e humano inerente a esta profissão, que lhe permitiram responder adequadamente a situações-problema que possam surgir em contexto educacional. Neste sentido, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver estavam associadas a necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. Deste modo, das atividades desenvolvidos em grupo destacou-se o programa “Caminhar a par e de mãos dadas”, devido ao seu teor social e por ter sido construído na integra pela estagiária, e o programas de Orientação Vocacional para 9º ano, devido á sua relevância social e profissional, bem como, à importância atribuída a este programa de desenvolvimento por parte do AE Maximinos. Além das atividades em grupo foram também acompanhados três alunos, dos quais se destacou o caso da Marta Ferreira. Assim, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação.
- Os imigrantes ucranianos e a procura de cuidados de saúdePublication . Brito, Dalila Olinda Sá Gomes Costa; Araújo, Beatriz; Vieira, MargaridaO cuidar na multiculturalidade revela-se um desafio para a enfermagem face à situação mundial de mobilidade humana e à presença de grande número de imigrantes em Portugal. Com a realização desta investigação pretendemos identificar: as necessidades de cuidados de saúde sentidas pelos imigrantes ucranianos; a influência das crenças culturais e de saúde na procura dos cuidados de saúde pelos imigrantes ucranianos; a acessibilidade de pessoas culturalmente diferentes aos serviços de saúde; os contributos dos cuidados de enfermagem na procura desses cuidados. Para concretizar estes objetivos, desenvolvemos um estudo exploratório, descritivo com triangulação intramétodos, através da aplicação de um questionário, a 212 ucranianos residentes na região Metropolitana do Porto e duma entrevista semiestruturada a onze desses elementos, tendo como referência os doze domínios da Cultura de Purnell. Os resultados apontaram para dificuldades prevalentes no acesso aos cuidados decorrentes de comunicação ineficaz, resultante das barreiras linguísticas e, ou de diferentes interpretações, e pela desarticulação entre os diversos serviços de apoio aos imigrantes, associadas ao desconhecimento da legislação que regulamenta o acesso, nomeadamente dos imigrantes ilegais. Verificamos ainda que a acessibilidade aos cuidados parece ser comprometida pelo desconhecimento quer dos imigrantes, quer dos profissionais, das estruturas de apoio para estas situações, agravada pelas crenças de saúde e pelos costumes dos ucranianos. Assim, com base nesta investigação foi possível implementar estratégias para a promoção da prestação de cuidados dirigidos aos imigrantes, considerando a diversidade e a vulnerabilidade no acesso à saúde. Em suma, esperamos assim contribuir para ampliar e consolidar o conhecimento desta população neste âmbito, visando um plano inclusivo e esclarecedor dirigido à imigração e aos cuidados de saúde.
- O problema do genocídio alemão a partir de Hannah ArendtPublication . Machado, Ana Margarida Barbosa; Costa, José Miguel Stadler DiasNo âmbito da Ética e da Filosofia Política, o principal objetivo desta Dissertação de Mestrado prendeu-se com a investigação sobre a problemática do genocídio alemão, a qual foi orientada no sentido de se alcançar uma compreensão satisfatória, assim como argumentos que sustentassem a tese de que este crime contra a humanidade se tratou de um ato horrendo e complexo do século XX. A metodologia aplicada nesta investigação científica foi o estudo do pensamento da filósofa política, Hannah Arendt, uma vez que foi pela análise das obras desta autora que a compreensão do genocídio alemão se tornou visível e compreensível, dentro dos limites do inteligível, mas também foi através desta investigação que surgiram os argumentos que suportaram a tese desta dissertação de mestrado, a explicação de que esta problemática foi um ato horrendo do século XX. Esta investigação científica elucidou esta problemática e demonstrou que o genocídio alemão foi possível porque a condição humana permitiu que tal totalitarismo se afirmasse na Alemanha, assim como consentiu que o extermínio destas pessoas tivesse acontecido, por isso, o perigo estava na trivialidade com que estes homens encaravam a vida daqueles que exterminaram.
- Envolvimento ativo/positivo da escola, família e comunidade na intervenção de alunos com psicopatologias e Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Pereira, Fernanda Augusta de Freitas Esteves; Gonçalves, Armanda Paula CunhaO presente trabalho tem por objetivo estudar que respostas efetivas existem ao nível escolar, que, posteriormente, ajudem os alunos a fazer uma transição para a vida ativa de forma eficaz. Assim, o objetivo seria explorar os mecanismos de resposta da escola, junto de toda a comunidade envolvida, face a alunos com psicopatologias e necessidades educativas especiais (NEE). Atendendo ao facto de que na sociedade observamos a integração destes alunos em regime escolar normal, verifica-se que existe ao nível educativo um conjunto de limitações que o professor encontra relativamente às políticas educativas, organização da escola, organização do currículo, recursos/apoios humanos, ou ainda, aos recursos/apoios materiais, o que poderão levar à desmotivação da sua prática educativa por parte do professor. Por outro lado verifica-se uma desmotivação/desinteresse por parte dos alunos com NEE, cujos conteúdos das disciplinas são muito vagos, com um grau de dificuldade que não conseguem acompanhar e que lhes causa ainda mais revolta, desinteresse, desmotivação e por vezes, indisciplina na sala de aula. Após a análise de resultados obtidos na escala Child Behavior Checklist (CBCL), nas escalas de competências, os resultados obtidos, a nível da atividade social e escola os valores estão dentro dos parâmetros de nível clínico, sendo que, o score total também está situado no mesmo nível. Na Youth Self Report (YSR), os resultados obtidos nas escalas de competências, a nível da atividade social, os valores situam-se dentro dos parâmetros de nível clínico, sendo que, o Score total também está no mesmo nível. É de salientar que as pontuações mais altas/comuns aos três instrumentos utilizados, situam-se nos Problemas de atenção; Hiperatividade/Impulsividade; Comportamentos agressivos; e Isolamento /Depressão. Comparando os resultados obtidos nas escalas de competências (CBCL e YSR) foi possível constatar que os valores se situam a nível clínico. Após análise das entrevistas e Focus groups, as categorias de terceira ordem foram ordenadas da seguinte forma: 1.“Respostas que a escola disponibiliza como medidas educativas”; 2.Legislação em vigor para alunos NEE quanto às respostas/medidas educativas”; 3.“Percurso escolar do aluno”; 4. “Aplicação e avaliação das medidas educativas”; 5. “Transição para a vida ativa”; 6. “Percepção do Futuro do aluno”; 7. ” Perspetiva do aluno face ao ensino/aprendizagem”. Como conclusão da análise das entrevistas, de certa forma existe um consenso por parte do CT, dos AO e da M/EE ao nível do desconhecimento da legislação em vigor. È consensual ao CT, AO, e M/EE, no tocante às dificuldades de aprendizagem do aluno, no entanto, a família (M/EE) desculpabiliza os baixos resultados escolares com a falta de motivação para a escola, com a imaturidade do seu educando, com a excessiva carga horária. Denota-se uma passividade da familia face ao problema do aluno. De realçar a importância das respostas da comunidade no apoio à transição para a vida ativa e da pertinência dos conteúdos académicos desenvolvidos.