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- Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiploPublication . Costa, Liliana Raquel Cunha da; Alves,José MatiasNo atual contexto sociocultural verificamos alterações significativas nos paradigmas de educação e de formação, onde a emergência da globalização e da sociedade de conhecimento exige outras respostas por parte de toda a comunidade educativa. Neste sentido, consideramos que a formação oferecida por grande parte das instituições formativas não permite a preparação dos jovens nos diferentes âmbitos da sua vida, tanto do ponto de vista pessoal e socila, como do ponto de vista vocacional. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente da investigação na temática do desenvolvimento positivo dos jovens, com vista ao seu crescimento integral. Têm, assim, sido desenvolvidas formações de desenvolvimento pessoal, na quais os jovens são encarados como dotados de potencialidades que podem ser desenvolvidas e potenciadas. O presente estudo pretende avaliar a eficácia da formação de desenvolvimento pessoal “Zoom Talentos” para o desenvolvimento positivo dos jovens, verificando o seu impacto ao nivel da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação, bem como o impacto causado nos professores participantes, quer ao nivel pessoal, quer ao nível profissional. Outro objetivo diz respeito à análise da avaliação qualitativa efetuada pelos jovens que participaram na formação. A formação foi realizada com jovens do 10º ano de escolaridade, em cinco escolas diferentes (N=92). Os resultados demonstraram um aumento nos indices da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação. Relativamente à avaliação qualitativa realizada pelos jovens acerca da formação, podemos verificar uma avaliação positiva, uma vez que que estes mostraram ter realizado aprendizagens importantes com o mesmo.
- Atresmedia Corporación de Medios de Comunicación, S.A. : equity valuationPublication . Fernandes, Francisco Barbosa Varandas; Martins, José Carlos TudelaIt is essential that we align theory and practice in order to provide a robust and relevant equity valuation. By discussing the relevant methodologies in valuation literature we select the Adjusted Present Value and multiples approaches to value Atresmedia Corporación de Medios de Comunicación, S.A., a leading Spanish media group. Both methodologies lead us to conclude that Atresmedia is currently overvalued at €14,01 per share, which directs our recommendation to a Sell. Our target price is €11,45, which is based on our probability weighted average of three scenarios, which are built based on regulatory uncertainties and average cycle EBITDA margins. BESi’s equity research is presented as a basis for comparison, where they use another approach to value the company, a WACC-based DCF.
- Equity valuation Swatch Group AGPublication . Diégues, Afonso Grijó; Martins, José Carlos TudelaComplex understanding of the entire amplitude of market movements and how they are correlated is an important tool to succeed when investing, nonetheless, the foundation of the latter lies on fundamentals analysis, i.e. Equity Valuation. In order to invest successfully, the ultimate knowledge is based on understanding the intrinsic value of a company and how it reflects versus markets’ pricing. The objective of this dissertation is to provide an in-depth breakdown of the relevant literature in the valuation fields, followed by a customized methodology that evaluates the Swatch Group’s fair value within the current industry context. For comparison purposes this valuation is then analyzed versus a J.P. Morgan Investment Bank coverage note. The target price for the bearer shares is valued at 495,00 CHF, 17% above the current market consensus, considering it to be significantly underestimated.
- A importância do investimento direto estrangeiro na economia irlandesa : o papel da Industrial Developmental AuthorityPublication . Prata, Mariana Lima Doria de Sousa; Oliveira, Francisca Rodrigues Sarmento Guedes deA economia irlandesa tem sido alvo de várias crises económicas nos últimos 70 anos. A mais recente teve início em 2008, e actualmente os resultados de melhoria e crescimento do país são visíveis. O governo da Irlanda apesar destas crises teve sempre um pilar que o ajudou a manter a estabilidade económica, durante esses períodos, o Investimento Directo Estrangeiro. A aposta desde a década de 50 no IDE de forma sustentada, controlada, adaptável ao mercado externo e com políticas de atractividade diferentes, especialmente pela sua taxa de IRC – actualmente de 12,5% – do resto dos países, tornou a Irlanda como porta de entrada das empresas fora da Europa, especialmente dos Estados Unidos da América, no mercado Europeu. A Industrial Development Authority, IDA, é a principal responsável pelo controlo e atractividade do IDE na Irlanda. Esta entidade tem poder para criar programas de apoio às empresas estrangeiras e nacionais, desde que estes cumpram com os seus requisitos mas também através dos seus programas de objectivos a atingir como o “Horizon 2002”. Tem mostrado capacidade de se adaptar às mudanças do mercado e de conseguir prever quais os sectores e empresas que irão revolucionar o mercado, exemplo disso é a aposta desde os anos 50’s nas empresas de TIC e ciências – em contraste com a maioria dos outros países que apostavam no sector primário e industrial – que actualmente são uns dos sectores com maior crescimento. Assim é devido à IDA que o Investimento Directo Estrangeiro tem tido um papel muito importante na economia irlandesa – quase 90% da totalidade das exportações são de empresas estrangeiras, tem capacidade para criar constantemente novos empregos, impulsionar a educação do país e criar pólos de investimento. Existem casos de sucesso de empresas estrangeiras que conseguem atingir os objectivos propostos pela IDA mas também de empresas que mesmo nenhuma ligação com a entidade têm conseguido emergir no mercado. Exemplo disso é a empresa portuguesa da Mota-Engil, Lda, que apesar de ainda estar nos primeiros anos da sua implementação, tem conseguido crescer na Irlanda, já contanto com a criação de três empresas irlandesas. Mais recentemente conseguiu ganhar três projectos públicos, o que vai de encontro às expectativas dos directores das empresas – a verificar-se a melhoria económica irlandesa, prevê-se que o concurso de projectos públicos aumente também.
- Dinamização da plataforma Moodle num agrupamento de escolasPublication . Alves, Ângela Fernanda Pereira; Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral daO presente relatório de trabalho de projeto surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Administração e Organização Escolar, no ano letivo 2013/2014 e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre nesta área científica. Hoje, quando já não se questiona a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico e se esta é, efetivamente, uma realidade. Com este projeto pretendeu-se dinamizar a plataforma moodle num agrupamento de escolas da região norte do país, distrito do Porto, composto por 11 estabelecimentos (9 Jardins de Infância e 1º ciclo, 1 Escola com 2º e 3º ciclo e 1 Escola com 3º ciclo e secundário), procurando criar uma cultura digital para a comunicação e integração dos diversos docentes/alunos do agrupamento. No decorrer deste projeto de intervenção foi incentivado o trabalho colaborativo entre docentes para o aperfeiçoamento das suas práticas letivas, para a utilização de novas ferramentas tecnológicas e, consequentemente, para a criação de momentos pedagógicos que possam ser mais atrativos e motivadores para os alunos. Com base na análise das contribuições dos professores ao longo do projeto de intervenção, destaca-se que as novas tecnologias são por estes entendidas como potenciadoras da comunicação, interação, colaboração e socialização, e como promotoras de uma aprendizagem em contexto, recorrendo à diversidade de recursos disponíveis na web, que permitem a construção do conhecimento. No final deste projeto foi possível concluir que apesar de já haver um bom caminho percorrido por alguns elementos da comunidade e se mostrarem empenhados na utilização desta plataforma, ainda falta um longo caminho a percorrer, sendo necessário continuar a investir na área da formação de professores e as tecnologias e na sua aplicabilidade dentro e fora da sala de aula.
- Matching social and financial logics in ethical investing : the case of Etica SGRPublication . Cellini, Alberto; Ramus, TommasoNowadays some financial operators are challenging the boundaries between the social and business sectors, developing financial instruments that enable investors to pursue social issues along with financial returns. This sector developed in Europe at different speeds and followed different paths. While in some European countries numbers related to the ethical investment sector are starting to be remarkable, in Italy this approach is still in an early development stage. The objectives of this research are to provide a framework of ethical investing and suggest financial operators a possible strategy to overcome organizational problems that result from matching social and financial logics. I will address the first providing clear definition of ethical investment and, following an approach of building blocks, I will explain how it is implemented over Europe. I will be able to show the role that institutional investors represent in this context and the barriers that in Italy still brake the development of the sector. Then, using the modern literature on institutional logics I will study the case of Etica SGR, a company leader of ethical investing in the Italian market. I observed that the strategy that it implemented in order to manage multiple institutional logics is particularly suitable for growing companies, a stage of business cycle still not addressed by the literature.
- Revisão das instruções gerais Nestlé : gestão de peso líquidoPublication . Simão, Catarina Alexandra Saraiva; Ferreira, NunoO estágio curricular de Mestrado em Engenharia Alimentar foi realizado na Multinacional Nestlé, mais precisamente no Departamento de Qualidade da Fábrica do Porto da Nestlé. O controlo de qualidade na fábrica envolve o controlo de vários parâmetros antes da saída dos produtos para o mercado, entre os quais o peso líquido do produto. Para além do decreto-Lei Nº310/91 relativo aos princípios legislativos para a comercialização de produtos pré-embalados no que diz respeito à uniformização das quantidades e capacidades nominais e da Portaria nº1198/91 de 18 de Dezembro que diz respeito ao regulamento do controlo metrológico das quantidades dos produtos pré-embalados, a Nestlé tem ainda normas internas mais restritas para que seja sempre mantida a boa imagem da marca, bem como o cumprimento de garantia de qualidade. Neste contexto, tendo a Nestlé a necessidade de revisão das Instruções Gerais Nestlé no que diz respeito ao peso líquido, foi então proposto como tema de estágio a sua revisão. As Instruções Gerais Nestlé revistas incluíram cinco volumes, designadamente: Introdução ao tema; legislação e especificação do peso líquido; monitorização e controlo do peso líquido; liberação do produto final e cálculos auxiliares. A análise estatística dos principais resultados obtidos permitiu concluir que em produtos em que a mediana de desvios padrão apresentava um valor mais elevado, a variabilidade de pesos entre os lotes de pesagem era mais irregular, traduzindo a capacidade do processo como pobre ou muito pobre. Na origem desta variabilidade entre pesos entre lotes podem estar razões como dosagem das cabeças de enchimento ser diferente de cabeça para cabeça, a velocidade com que o grão cai, ou irregularidades no tapete da linha de enchimento, entre outras. A monitorização da tara resultou numa proposta de ação de correção designadamente, a alteração do número de vezes e momentos para realização da monitorização e o número de embalagens usadas no cálculo da tara. Foi elaborada uma proposta de alteração da instrução técnica em que foi proposto a monitorização da tara passar de uma vez por turno, para duas vezes por turno, no início e no fim e a verificação no arranque de 6 embalagens seguidas que passam na controladora e são verificadas na balança analítica, depois de 30 em 30 minutos verificação de uma embalagem, e no final do turno novamente 6 embalagens seguidas. No global, foram criados modelos de verificação para as controladoras e para as balanças Analíticas.
- Equity valuation : Amazon.comPublication . Carvalho, Pedro José Simões; Martins, José Carlos TudelaThis dissertation is performed towards the final goal of achieving a value for Amazon.com. For this, all the relevant methods were explored and described, in order to check/choose which ones were the most appropriate. For this evaluation it was chosen the APV method and multiple valuations. After the valuation a VAR analysis was performed and a comparison with the reports released from investment banks was done. The target price achieved was 376.78 euros giving a BUY/ HOLD recommendation for investors, since at the time of the evaluation it surpassed the market price.